MATERIALIZAÇÃO DO BISPO DE SÃO PAULO

O presente relato, compilado por Jorge Rizzini em seu livro “Allan Kardec, Irmãs Fox e Outros”, apresenta a ata de uma das inumeráveis sessões realizadas por Carmílio Mirabelli. Essas sessões mediúnicas, registradas em atas, foram assinadas por personalidades cultas e idôneas, várias delas conhecidas no cenário público nacional e internacional. A fenomenologia ectoplásmica de Mirabelli era, em verdade, no dizer de Rizzini, uma gritante prova da imortalidade da alma e da sua comunicabilidade com o mundo físico, pois os efeitos físicos por ele produzidos ocorriam em plena luz do dia, dispensando a penumbra, sendo observados por mais de quinhentas pessoas de elevado nível cultural, entre elas 72 médicos e 105 estrangeiros.

Ainda segundo Rizzini, que também é pesquisador criterioso e conhecido em nosso movimento e fora dele, foi o médium mais completo em todo o mundo e de todos os tempos. Ele foi telepata; clarividente; médium de precognição; retrocognição; médium musical (em transe tocava piano e violino e cantava com voz de tenor, barítono e baixo, várias árias em vários idiomas); médium pintor (deixou trezentas telas mediúnicas; cinqüenta foram expostas na Holanda pelo pesquisador holandês H. Theunisse); médium psicofônico (em transe falava vinte e seis idiomas!); e foi psicógrafo insuperável (psicografava em vinte e oito línguas, vivas e mortas, entre as quais o russo, grego, chinês, catalão, japonês, latim, aramaico, hieróglifos, caldeu, persa, árabe, etc., e enquanto o fazia conversava, animadamente, em outra língua!). Possuía ainda três outras modalidades mediúnicas, nele, também, poderosas, na área dos fenômenos objetivos: a materialização, a desmaterialização e a levitação; fenômenos raros na bibliografia espírita mundial, metapsíquica e parapsicológica.

Tudo isso são fatos. Detalhe importante é que o próprio médium sempre era o primeiro a se colocar à disposição para toda e qualquer pesquisa científica, tendo até criado várias instituições no Rio de Janeiro e em São Paulo para o exame de sua fenomenologia mediúnica, como a Academia Brasileira de Metapsíquica, o Centro de Estudos Psíquicos César Lombroso e o Instituto Psíquico Brasileiro.

ATA DE UMA SESSÃO DE EFEITOS FÍSICOS OCORRIDA EM SANTOS

(Sessão ocorrida na cidade de Santos, estando presentes médicos e oficiais da Força Pública de São Paulo. Essas sessões foram realizadas às nove horas da manhã e em plena luz, quando o médium acomodava-se em uma poltrona e, à sua volta, sentavam-se os pesquisadores)

O médium, novamente indisposto (registra a ata) declara estar vendo no espaço o corpo do conhecido bispo D. José de Camargo Barros, falecido no naufrágio do vapor “Sírio”, o que faz todos voltarem ao silêncio, sendo tomadas as precauções regulamentares. E vai-se prolongando a expectativa, quando um suavíssimo perfume de rosas se torna sensível em toda a sala. O médium empalidece, e cai na poltrona, sendo logo seguro pelos Srs. Ataliba de O. Aranha e Odassio Sampaio.

Sobre uma poltrona é divisada uma tênue nevoazinha, qual vagas espirais de fumaça, sobre a qual desde então convergem todos os olhares. A névoa a princípio divisada, e sobre a qual pairam todas as atenções, condensa-se, e repentinamente torna-se em espessa e rutilante fumaça amarelo-ouro, brilhante, qual uma auréola dourada, a qual vai-se desfazendo, lentamente, a minutos contados, e dela vai emergindo, sentada, uma figura de prelado, sorridente, com o barrete episcopal, e demais insígnias de sua dignidade, e diz, em voz alta e a todos inteligível, ser o conhecido prelado acima referido, e levanta-se da poltrona. Nem mais vestígios restavam de nebulosidades ou irradiações, e se não fora unânime o testemunho geral, cada qual estaria propenso a crer ter sido vítima de uma ilusão. O ambiente, agora mais aclimatado, nada demonstrava da presença de um ser de origem indefinível; um estranho que entrasse naquele instante, sem prevenção, nada de anormal perceberia.

Bispo José de Camargo Barros
Bispo José de Camargo Barros

Ainda uma vez o Dr. Ganimedes de Souza se levanta, agora já sem hesitações, dá alguns passos, pára, e encara de frente o misterioso recém-vindo. Este, sempre sorridente, nada diz e também fita aquele investigador, que, depois de alguma hesitação se lhe aproxima, toca-o, palpa-o demoradamente, sente-lhe o hálito, bate-lhe nos dentes, fá-lo abrir a boca, para verificar a existência de saliva, e toca com o dedo no palato, ausculta-lhe o coração e o ritmo respiratório, ajoelha, encosta os ouvidos ao ventre do pretendido prelado, e demoradamente ausculta-lhe os borborismos produzidos pelos intestinos, examina-lhe as unhas e o globo ocular, detendo-se na constatação da rede capilar dos vasos de irrigação sanguínea de sua parte interna, e por fim recua um passo, e novamente o encara, como que mal resignado a uma verdade difícil de aceitar, e então, cabisbaixo e pensativo, volta ao seu lugar. Era bem um homem que ali estava.

Outros seguem o exemplo do Dr. Ganimedes, e a todos o misterioso visitante se presta docilmente, e todos voltam certos de não serem vítimas de um ludíbrio, mas de estarem tratando com um ser humano, anatomicamente perfeito. Depois de estarem todos convictos, um sentimento de espanto infinito, estupefação indescritível se expressou em todas as fisionomias. Falou então o misterioso visitante em português absolutamente correto, e em belo estilo, sobre vários assuntos. Depois de finalizar a sua peroração, acrescenta: “Observai a minha retirada”, e então encaminhou-se para o lado da poltrona em que o médium se achava, sempre seguro e em transe, no que foi acompanhado por todos os presentes que se tinham levantado, para de perto apreciarem e controlarem o ponto principal da experiência: a desmaterialização. Chegado junto do médium, que continuava inconsciente, inclinou-se sobre o mesmo, pousou-lhe as mãos, e ficou algum tempo em silêncio, fitando-o. Os assistentes cercavam-no de todos os lados. Repentinamente o corpo do estranho visitante foi sacudido por alguns estremecimentos violentos, e começou a encolher, a contrair-se, a diminuir. O médium, sempre seguro, começou a suar frio e a estertorar ruidosamente.

A aparição, ou como quiserem chamar-lhe, diminuiu até ter a altura de 30 centímetros, mais ou menos, e de repente, com uma rapidez de que nenhuma palavra pode dar idéia, desapareceu. Novamente o cheiro de rosas, suave e muito sensível, se faz sentir, e o médium desperta, ficando longamente em estado de semi-inconsciência, alheio a tudo.

Conclusão

É imprescindível destacar que o excerto acima foi compilado por Jorge Rizzini do livro Prodígios da Biopsíquica obtidos com o Médium Mirabelli, publicado pelo advogado, escritor e deputado Eurico de Góes (organizador e primeiro diretor da Biblioteca Municipal de São Paulo), cujo valor maior está no fato de reproduzir em suas 471 páginas as atas das sessões do médium, rubricadas por importantes personalidades. A obra resultou de uma pesquisa de mais de vinte anos em torno dos fenômenos medianímicos de Mirabelli.

“Os espíritos se materializam para que os encarnados se desmaterializem, espiritualizando-se”

Padre Zabeu

Mais casos de materialização:
Fenômenos de Materialização;
Uma materialização de Scheilla;
O caso Pindamonhangaba;
O trabalho dos mortos – Registros das sessões de materialização realizadas na residência da família Prado;
Trechos do depoimento da sra. Esther Fígner sobre materializações de sua filha Rachel;
O trabalho dos mortos – Materializações esculpidas em parafina;
Os espíritos se materializam para que os encarnados se desmaterializem, espiritualizando-se

Fonte:
Equipe Consciesp

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
keso
keso
1 fevereiro de 2007 4:31 pm

pior que é…
eles tem tanta fé em algo que nem tem certeza de estar certo, que acabam ficando cego para a verdadeira realidade
ehaehauheuahea
parece realmente matrix…
só faltava o telefone muito louco

Rodrigo
Rodrigo
2 fevereiro de 2007 3:23 pm

P.S. Abraços Cósmicos

Cris
Cris
2 fevereiro de 2007 4:43 pm

Caesar
É verdade, vou estabelecer mais ainda minhas prioridades…
Acid
Também não me obrigo a aprender, e uso bastante a intuição, fico feliz por tu fazer da mesma forma.
Logo depois de colocar o comentário acima, atendi um paciente extremamente deprimido e perdido por excesso de trabalho. Trabalha das 5:30 às 23!! Pobre escravo.. Aí vi q estou bem, que tenho tempo sobrando sim..
Obrigada!!

Romero Bueno
Romero Bueno
2 fevereiro de 2007 4:46 pm

De novo essa história de materialização de espíritos? Será que um cara inteligente como você realmente acredita que isso existe? Essas fotos, pra qualquer pessoa que analisar friamente, só atestam ridículas fraudes. Gostaria de entender só uma coisa: Se a materialização realmente é possível, e se já foram feitas até sessões com muitas pessoas acompanhando, jornalistas e etc., então porque até hoje nunca se tirou uma (pelo menos uminha) foto realmente convincente do fenômeno? Tudo que se vê são tentativas grosseiras de enganar os ingênuos, palhaços vestidos com lençóis, isso está mais do que na cara… Tirando sua opção religiosa,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 fevereiro de 2007 4:50 pm

OLá, Romero. Se você puder nos esclarecer como foram feitas essas e outras “farsas” na presença de médicos, juízes, jornalistas, delegados e outros membros da sociedade, eu agradeceria. Em especial a do bispo, que me pareceu bem interessante a forma como ele diminuiu de tamanho e se desmaterializou.

Cris
Cris
2 fevereiro de 2007 5:19 pm

Quais são as opiniões a respeito do filme??:
Ufo.The.Greatest.Story.Ever.Denied

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 fevereiro de 2007 7:11 pm

Eu num vi

Titanico
Titanico
2 fevereiro de 2007 8:13 pm

Fala joao batista… As sessões de materialização ocorreram em épocas que era necessário ainda convencer pela “força”, ou seja, que as pessoas só acreditavam no que viam.. Obviamente que, guardadas as devidas proporções, o Mestre Nazareno utilizou os mesmos recursos (curas e aparições) para poder chamar a atenção para algo maior: a mensagem. É por isso que as mesas girantes tb foram importantes, mas apenas num primeiro momento. Uma outra analogia é a própria manifestação mediúnica. Antes existiam muitos médiuns completamente inconscientes, com mediunidades mais “densas”. Hoje, ao contrário, elas se tornaram mais “fluidicas”, a medida que as pessoas ou… Read more »

fernando
fernando
3 fevereiro de 2007 8:53 am

concordo acid, aliás esse seria o meu ponto. o que importa mais são as consequências morais do estudo dos fenômenos.
o “chato” é quando o estudo perde o sentido sério e se transforma em uma micarê espiritual.
talvez seja bom mesmo que a ciência não tenha “descoberto” o espírito. tudo ao seu tempo.

Q importa meu nome?
Q importa meu nome?
3 fevereiro de 2007 8:54 am

caô purinho…

Cristiano
Cristiano
3 fevereiro de 2007 1:16 pm

Como estranho tentar convencer as pessoas de algo….sera que me convenceram ou eu passei a acreditar sozinho? e essa sensção de que é possivel mesmo que eu nunca tenha visto….rsrsrsrs

Fernando
Fernando
5 fevereiro de 2007 2:56 pm

…olá, obrigado pelo comentário à minha questão, realmente você fez considerações pertinentes. Considerando o seguinte trecho de seu texto: “A ciência teria de reavaliar todos os seus conceitos de vida para alguma coisa ANTES e ALÉM da matéria…” gostaria de colocar a questão. Assim sendo, o homem não mais poderia usar os sentidos (e a inteligência) para pesquisar a verdade e, desse modo, não poderia usar a ciência tal qual a conhecemos hoje. Admitindo que você concorde com o ponto de vista acima, pergunto, qual seria a forma de se buscar o conhecimento ?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 fevereiro de 2007 3:13 pm

Creio que adicionar o conhecimento da vida antes e depois da vida como o conhecemos na ciência não afetaria a ciência material, que continuaria a lidar com o que pode ver e manipular. Acrescentaria sim um cuidado EXTRA, uma ética metafísica, ou mesmo uma filosofia, a uma ciência que carece desses parâmetros justamente por ser atualmente apenas materialista.
A inteligência NUNCA esteve atrelada aos sentidos… é mais o contrário, pois o homem inteligente vê muito além dos sentidos, como o jogador de xadrez que está sempre à frente de seu momento atual.

dificultosa emanação de neutrinos
dificultosa emanação de neutrinos
27 junho de 2011 5:56 pm
mais uns poucos neutrinos
mais uns poucos neutrinos
27 junho de 2011 5:52 pm

Eu até que já andei pensando na possibilidade, meu caro Pers. Eu resisti bravamente a tantas investidas por aqui e em outros sítios virtuais nestes últimos anos, agressões, xingamentos, ameaças… Mas algo finalmente derribou-me. Não mais suporto a sensação de vergonha alheia, meu calcanhar de Aquiles. E veja de onde recebo o tiro de misericórdia: http://www.youtube.com/watch?v=3vzT2vFd4u8 Portanto, as “Otílias” do futuro que desde já evitem a exposição de seus respectivos equinos às intempéries. No entanto, os “psis” de plantão podem desde já atirar a primeira pedra. Como já diria Nietzsche, “O que não me mata, me fortalece” (com exceção das… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
2 fevereiro de 2007 3:22 pm

Como seria a humanidade de hj ao descobrir que existe algo alem da nossa realidade?(outras dimensoes e civilizacoes) quais seriam as implicaçoes eticas?…As leis mudariam?…E a ciencia?
Será que as guerras, as fronteiras e a ambicao humana continuariam???
Tenho muitas duvidas sobre essa questao…qual seria a reacao de todos nos???

PROCURANDO O ET
PROCURANDO O ET
2 fevereiro de 2007 2:53 pm

Acid, eu tinha certeza que aqueles reptilianos idiotas acabariam te soltando (afinal de contas o DNA do acid deve ser pedreira) hehehehehe.
De qualquer jeito é bom demais ter voce mesmo de volta a comandar o “SAINDO”
HEHEHEHEHEHEHE

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 fevereiro de 2007 2:27 pm

Cris, eu não sou nenhum modelo de organização também. Sigo muito minha intuição. As coisas acabam chegando até mim, ou apenas “sinto” que é uma boa hora pra publicar tal e tal coisa. Em geral eu pesco muita coisa de listas de discussão, como a Espiritismo-br, a Voadores e da Revista UFO. Quando vejo algo interessante eu marco com a estrelinha do gmail e deixo lá. Semanas, meses depois, me vêm a idéia de publicar e eu publico. Eu não passo um minuto sequer me obrigando a estudar pro blog pra escrever alguma coisa interessante, ou pra “me iluminar” e… Read more »

Claudia
Claudia
1 fevereiro de 2007 4:09 pm

Obrigada por compartilhar essa história. Pena que tantos cientistas têm a mente tão fechada… Se eles procurassem ser mais humildes, fenômenos como esse talvez puderiam ser estudados, com benefícios em muitos aspectos. Mas, quem sabe daqui a alguns anos. 😉

Marcia
Marcia
1 fevereiro de 2007 6:00 pm

Oi Acid sei que este comentário não tem nada a ver com este post, mas gostaria que vc fizesse um referente ao “aquecimento global” porque essa semana saiu um relatório prevendo que até 2100 a temperatura média do mundo estará de 2 a 4,5C acima dos níveis pré-industriais, sendo que a estimativa mais provável é de 3C.
Veja:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2007/01/30/ult729u64325.jhtm
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/02/01/ult1809u10498.jhtm
Este assunto tem se tornado tão importante que não sei se vcs reparam que todo domingo no Fantástico tem se falado nisso!
Enfim toda causa tem um efeito.
Paz pra todos!

Bruno H.
Bruno H.
1 fevereiro de 2007 6:31 pm

Eu não deixaria que mortos me usassem para showzinhos não.
Os caras já estão comendo capim pela raiz, não tem porquê de ficar (se) aparecendo.
Ainda mais pois que, todo mundo vai morrer e ver com os próprios olhos o que há e não há, do ‘lado de lá’.

joao batista
joao batista
1 fevereiro de 2007 10:15 pm

Interessante é que atualmente não se tem mais noticias de sessões de materialização. Isso era muito comum na metade do século XX. Em Belem do Pará houve um espírito materizalido que pôs a mão em recipiente com cera quente, depois retirava a mão ficando ali a forma da mão, sem quebrá-la.Quando falo em materialização, falo de materialização de corpos, como o do bispo. Por que isso não acontece mais?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 fevereiro de 2007 10:25 pm

Boa pergunta… acho que tem a ver com ordens “lá de cima”, e com o que Emmanuel disse na sua última aparição materializado:
“Amigos, a materialização é fenômeno que pode deslumbrar alguns companheiros e até beneficiá-los com a cura física. Mas o livro é chuva que fertiliza lavouras imensas, alcançando milhões de almas. Rogo aos amigos a suspensão destas reuniões a partir desse momento.”

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/07/materializacao.html

Renato
Renato
2 fevereiro de 2007 8:09 am

Talvez as materializações estão ficando menos frequentes, para que nós “encarnados” não nos vislumbremos somente com a impressão que ela possa nos causar, estudando suas causas, efeitos e nos esquecendo de amadurecer e evoluir.

Fernando
Fernando
2 fevereiro de 2007 8:36 am

O que, efetivamente, mudará na vida das pessoas, constatando-se que esses fenômenos são verdadeiros ?

Ed
Ed
2 fevereiro de 2007 10:04 am

kd as propagandas?

Michel
Michel
2 fevereiro de 2007 10:52 am

Oh! Grande Sri, 😆
Bacana essa matéria. Nunca havia ouvido falar deste Medium Mirabelli.
Vou pesquisar mais sobre ele.
Obrigado e um abraço.

DAN
DAN
2 fevereiro de 2007 10:57 am

Oie… desculpa a ignorancia… mas alguem poderia me explicar mais ou menos como eh que ocorrem essas materializações?

fernando
fernando
2 fevereiro de 2007 11:53 am

Sinceramente eu acho isso a parte mais chata da doutrina espírita, como um cara falou ali em cima, constatar isso nao vai mudar muita coisa pra mim. eu pego um “livro dos médiuns” e acho sem graça, mo didático, no máximo pra satisfazer curiosidade. melhor ainda, chegar numa mesa de bar e tirar uma onda pq tenho conhecimento acerca dessas “coisas” hehe

Cris
Cris
2 fevereiro de 2007 1:20 pm

Tenho cá minhas dúvidas: quantas horas tem o teu dia, porque o meu é gasto a maior parte trabalhando e em função com tanta coisa, q não cobra muito tempo para a minha “iluminação”. Pergunto isso porque leio teus posts, e fico imaginando como tu faz para escolher o q vai postar.. lê muitos textos, seleciona um, e então posta? Se for assim, então minha iluminação está cada vez mais atrasada, porque mal sobra tempo para eu ler o q tu escreve, tanto menos tempo sobra para ler tudo o q eu gostaria de ler. E não sou desorganizada, nem… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2007 2:11 pm

Cris,
Fiz esta mesma argumentação a um ¨cara¨ com muito conhecimento (teórico e prático), a resposta foi curta e grossa: O que voce faz da meia-noite às seis?
É claro q. não gostei da resposta, mas depois concluí que é tudo uma questão de prioridade.
Sempre tenho duas perguntas em mente: Quais as prioridades em minha vida? Qual é o meu grau de autocorrupção? (justificativas).

Caesar 🙄

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 fevereiro de 2007 2:21 pm

Fernando, as implicações da vida após a morte, tratada como fato científico (e não mais religioso) acarretaria uma reavaliação em TODAS as religiões. A primeira pergunta que surgiria é: “o que há do lado de lá?” 2- “Por que não há casos registrados em MINHA religião sobre aparições e comunicações com os mortos? (há casos, sim, como na Igreja Católica, mas ela esconde. POR QUE ela esconde?) Os casos de suicídio iriam diminuir e MUITO, pois o suicida na maioria das vezes só quer “sumir” ou parar de pensar nos problemas, coisa que não acontece ao morrer. A ciência teria… Read more »

Pers
Pers
26 junho de 2011 3:03 pm

Será que o Solius vai se materializar algum dia ? 😛

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.