DUALSHOCK WII

Estou de queixo caído até agora. Sabe quando você pensa numa coisa, e ela se materializa? Foi assim que me senti hoje, ao dar de cara com a notícia de que a Sony está trabalhando num controle DualShock tipo Wii!

Uma coisa que eu gosto de passar o tempo é imaginando como seria administrar um negócio se eu fosse o dono dele. Claro que não é qualquer negócio; um dia pode ser a Nintendo, no outro a Square, ou mesmo a presidência dos Estados Unidos. É um jogo interessante de what if?, e serve pra testar minha visão de que o mundo é uma imenso jogo de xadrez. Pois bem, ontem, exatamente ONTEM, minha mente estava no comando da divisão de games da Sony, divagando sobre o que levou ela, que tinha o mercado de videogames em mãos, a perder uma grande fatia do publico hardcore pro XBox e causar uma rejeição tão grande aos jogos atuais por parte dos consumidores casuais que eles preferiram voltar pro simples Wii.

Pois bem: na minha mente o desafio foi levar o PS3 à vitória, com tudo o que ocorreu DE FATO na época, como escassez de componentes, custos altíssimos dos chips, atrasos, etc. Minha estratégia consistia em manter ao máximo o hype da chegada do PS3, enquanto pudesse. O lançamento é TUDO. Isso se confirmou com o SNES, que teve os melhores jogos de sua vida lançados logo nos primeiros meses do aparelho! Nos games, como na vida, a primeira impressão é a que fica. O PS3 perdeu isso com jogos medíocres, aliás, até hoje ainda não lançou um jogo matador (isso mudará com o lançamento de Metal Gear Solid 4). Voltando ao assunto, eu não apressaria em nada o lançamento do PS3, como fizeram. Me concentraria em desenvolver o hardware pra ele ser mais barato, mais leve e menor. E enquanto isso iria desenvolvendo o kit de produção de jogos, o SDK, NÃO NO JAPÃO, mas nos EUA. Os tempos mudaram, os jogos e o modelo de produção, também. Agora tudo é 3D, e os mestres na arte são os norte-americanos. Contrataria a ID sofware e os produtores da engine Unreal pra fazer o SDK e otimizar ao máximo o código. Procuraria deixar a interface e comandos o mais parecido com o do PS2 e evitaria, no começo, toda a complicação de programar diretamente pra os diversos núcleos do chip Cell (algo que os programadores dizem ser terrível de fazer). A Sony deveria ter aprendido a lição com o Sega Saturn…

Enquanto isso, eu lançaria um PS2 com um novo chip gráfico que fizesse um upscaling pra 1080p, por um preço baixo, pra competir com o XBox360. Ora, é a mesma tecnologia que a Sony estava trabalhando pra o PS3 (retrocompatibilidade), ou seja, não seria um desvio de esforços dos engenheiros e ainda seria um campo de testes pra retrocompatibilidade do PS3, que apresentou tantos problemas (além de encarecer o produto, pois usava um chip extra) que acabou por ser retirada nos modelos mais novos. Tenho certeza de que, se esse PS2 turbinado saísse, iria segurar muitos fãs do PS2 de migrarem pro XBox360, iria fazer depois o PS3 já sair com retrocompatibilidade via software (deixando o modelo mais barato) e com tudo funcionando logo de cara, pois iria ter mais tempo pra emulação ser trabalhada.

Outra coisa pela qual a Sony pagou caro ao lançar o PS3 logo foi a surpresa com o Wii. Ninguém esperava que aquele controle pudesse atrair tantos jogadores. Aí a Sony lançou na carreira o famigerado Dualshock2, um arremedo de controle, que por conta dos sensores ficou sem rumble pack, irritando os fãs. É aí que entra o motivo de escrever este post: minha solução era, como o MEU PS3 só iria ser lançado em meados de 2007, teria tempo suficiente pra elaborar um controle MATADOR, que superasse as limitações do Wii (que não serve pra jogar Street Figher, por exemplo) e mantivesse o premiado design do Dualshock: Um controle que se partisse no meio!!! Isso mesmo, ele seria sem fios, ao contrário do Wii, e por conta dos “manches” embaixo do controle, caberia perfeitamente cada metade nas mãos. Me pareceu uma idéia brilhante, mas aí eu pensei: acho que seria muito complexo e muito caro pra um videogame. Aí pensei: nah, não daria certo… E eis que, hoje, me deparo com minha “criação”:

PS3 Dualshock

A imagem provavelmente é Photoshop, mas é idêntica a que eu imaginei. E o mais intrigante: essa matéria foi publicada no MESMO DIA, e muito provavelmente na MESMA HORA em que eu me entregava a esse “jogo mental”.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
15 junho de 2008 2:46 am

Viva Wii!!! fora PS3 Quero que a Sony vá a falÊncia!!!

Ailton Bruno
Ailton Bruno
15 agosto de 2008 10:41 pm

Caro,

Não se preocupe. Essa transmissão de pensamento que lhe ocorreu é absolutamente normal. E se eu lhe disse-se que eu inventei God of War, Resident Evil 4 e Devil May Cry? estranho não? Mas eu tenho certeza que já pensava em jogos iguaizinhos muito tempo antes deles terem sido criados. Cara, gostei muito do seu blog. Tá de parabéns! Você é estudante ou já é formado em jornalismo? Se não é nenhum dos dois, deveria ser. Eu sou. Vou acompanhar seu blog de agora em diante.

Namaste.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 julho de 2008 1:47 pm

Discordo nos dois casos: Se fosse só preço, era melhor ficar com o PS2, que tem tanta capacidade grafica quanto o Wii e uma biblioteca de jogos imbatível. O fato é que o controle foi tão surpreendente que conseguiu propaganda gratuita em todos os jornais e revista, criando um hype (algo como o Iphone). Não fosse o controle, ele seria outro fracasso como o Gamecube (o hardware é quase o mesmo, por sinal). A Sony, pelo visto, também concorda que ter um controle “esperto” atrai gamers casuais (a nova onda do mercado). E o Nintendo DS é óbvio que vingou… Read more »

Renato
Renato
14 julho de 2008 4:23 am

Sem querer ser chato, não foi o controle do Wii que atraiu os jogadores, foi o preço… A única explicação para o sucesso do Wii está nos dólares. Os EUA estão em recessão e ninguém – ninguém mesmo – quer torrar montes de grana em um reles console de videogame. US$ 600,00 por um PS3? Nem a pau… o povo boicotou mesmo. Já US$ 250,00 é bem mais acessível; o Wii tem meia-dúzia de jogos bons, mas o PS3 não tem nem isso, e apesar do XBoxta360 ter montes de jogos legais, o preço também era bem maior que o… Read more »

Matt
Matt
2 julho de 2008 5:02 am

Gostei muito da parte q vc fala sobre manter os fas do play2 caso viesse um upgrade do mesmo…mas tenho um X360 e tenho q dizer q ‘e demais!comprei por 350 dolares aqui na Australia enquanto o ps3 tava saindo com basicamente titulos bem mais fracos comparado com os q tavam saindo pra x360…e nao me arrependo! hehe…mas tipo ainda fiquei com aquela duvida na cabeca sobre comprar um ps3 mais pra frente…pq enfim sou fa alucinado de gran turismo e metal gear…e claro as chances deles sairem pro x360 sao nulas…talvez o metal gear…quem sabe mas entao a sony… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 junho de 2008 2:12 pm

Eu teria lido se fosse postado lá mesmo. Acompanho os comentários por aqui:
http://www.saindodamatrix.com.br/mob/comentarios.html

Sim, vou publicar todos, mas dei uma parada justamente porque ainda não assisti o 13 em diante. Enquanto assisto, vou corrigindo e adaptando as legendas, pra ficar perfeito, aí sim publico. Mas tenho todos, e aos poucos vou publicando.

Adriano Freitas
Adriano Freitas
19 junho de 2008 1:26 pm

Ola… desculpe o comentário fora de lugar…. é só para perguntar sobre os uploads de World at War… Vc pretende colocar todos os capítulos? Grato…

Acid
Acid
15 junho de 2008 11:33 pm

Inconsciente coletivo, talvez…

sílvia
sílvia
15 junho de 2008 11:33 pm

Bem impressionante. Teria rolado uma transmissão de pensamento?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 agosto de 2008 11:41 am

Cara, eu não duvido não! Porque ontem mesmo eu estava vendo um video de Street Fighter 4 e pensei: caraca, era exatamente o que eu pretendia pra série, e isso eu ficava imaginando em todos os detalhes em 1996, por aí. Ainda não tinha polígonos com textura, muito menos cell shader, mas eu imaginava uma máquina poderosa pra fazer sprites 2D com MUITOS frames, pra ficar fluido daquele jeito.

PS: Faço design

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.