A França se transformou no primeiro país do mundo a publicar oficialmente na Internet os seus arquivos sobre OVNIs. Os 1,6 mil casos analisados pelo Grupo de Estudo e de Informação sobre Fenômenos Aeroespaciais Não-Identificados (GEPAN, na sigla em francês, hoje GEIPAN) serão publicados na rede e poderão ser consultados por qualquer um.
Embora o grupo não existisse até a década de 70, o primeiro testemunho do tipo foi recolhido na França em 1937. Como aperitivo, os interessados e especialistas poderão ter acesso a 400 casos na página do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), do qual depende o GEIPAN. O restante dos dados, incluindo 6 mil testemunhos e 3 mil interrogatórios, serão publicado com o tempo.
No total, cerca de 100 mil páginas estarão à disposição do público. Ali podem ser encontradas as investigações, os dados e as provas dos casos estudados pelo grupo de cientistas que, em muitas ocasiões, teve de concluir que se tratava de fenômenos inexplicáveis.
No menu: as transcrições verbais da polícia, fotos, vídeos e os resultados dos processos. Promete deixar dúvidas no ar: 9% dos casos são perfeitamente explicáveis, 33% são provavelmente, mas 28% são inexplicáveis. No total, mais de 100.000 paginas de documentos serão colocados on-line. O primeiro lote, que representam 25% dos arquivos, estará disponível nesta quinta-feira (hoje). Os casos mais antigos (alguns são de 1937) serão acrescidos progressivamente. O Le Figaro mostra os primeiros casos (em francês), já conhecidos por alguns apaixonados pelo assunto:
O Cilindro de Royan
1985. Dois fazendeiros vêem um objeto caindo no campo. Eles correm para encontrar um cilindro estranho.
O GEPAN aborda o assunto. As testemunhas são ouvidas, as bases aéreas de Rochefort, Cognac e Cazaux são contatadas para verificar os planos de vôo. Mas o cilindro permanece um mistério: não corresponde a nenhuma parte de nenhum míssil francês ou estrangeiro.
Os investigadores então olham para o espaço. A North American Defense (NORAD), dos Estados Unidos e Canadá, informa que a data do evento de Royan corresponde à entrada na atmosfera do propelente de um satélite Cosmos. Mas análises adicionais vêm aniquilar essa hipótese: o cilindro ficou por muito tempo em um ambiente úmido. E, surpresa, ele carrega algumas marcas características dos motores usados pelo exército alemão durante o Terceiro Reich.
Os especialistas em armas de época identificaram então o cilindro. É uma parte de um sistema terra-a-terra denominado “lançador de névoa”. Os movimentos da Werhmacht também são reconstituídos. Durante sua retirada no final da Segunda Guerra Mundial, o exército alemão preferiu afogar sua munição em pântanos próximos ao invés de abandoná-los ao inimigo. A trajetória observada pelas duas testemunhas é então reconstituída: seu ponto de partida está localizado a 3.500 metros do campo… no meio do pântano. A investigação finalmente foi concluída como uma ignição espontânea do canhão. No total, foram necessários 5 anos para elucidar o mistério do cilindro de Royan.
O estranho “RR3” de Cussac
1967. Um menino de 13 anos e sua irmã de 9 estão guardando o rebanho da família perto da aldeia de Cussac, quando aparecem, a 80 metros deles, quatro pequenos seres negros de cerca de 1,20m acompanhados por uma esfera pousada sobre o campo. Com a boca aberta, as crianças observam os seres voarem alto e entrar de cabeça na esfera, que decola em grandes espirais enquanto assobia. A nave emite uma luz ofuscante e um cheiro de enxofre. As crianças choram na aldeia. No local, a polícia percebeu o cheiro de enxofre e o ressecamento da grama onde a esfera estava pousada. Da mesma forma, um policial rural afirma ter ouvido o apito misterioso.
Somente em 1978, com o nascimento do GEPAN, uma investigação mais aprofundada foi realizada. Em 11 anos, os depoimentos dos protagonistas não mudaram nem um pouco. As crianças e o guarda dão o mesmo tempo para o apito, e os três identificam o mesmo cheiro, no meio de uma grande amostra de odores.
“Até à data, não foi dada qualquer explicação racional para este encontro excepcional entre crianças e seres inusitados cujo comportamento inteligente é impossível negar e que parecem possuir uma tecnologia que nos é desconhecida”, conclui o GEPAN. No jargão dos caçadores de ET, é de fato um RR3: rencontre rapprochée du 3ème type (Contato Imediato do 3ª grau).
O disco de Trans-en-Provence
1983. Um homem está trabalhando em seu terraço quando um som de assobio chama sua atenção para uma máquina voadora que desce em direção ao solo. Este disco de 2,5 metros de diâmetro com cúpula, que não emite chama nem fumaça, faz um ruído ensurdecedor. A testemunha fez um esboço dele.
O disco pousa a cerca de cinquenta metros dele, então decola verticalmente alguns segundos depois, deixando apenas um rastro circular no chão, que a polícia fotografa no dia seguinte.
A GEPAN então examina o assunto e confia as amostras a quatro laboratórios separados. Eles demonstram um assentamento significativo do solo, mostrando a presença de um corpo pesado que deixou um leve depósito de ferro, óxido de ferro, fosfatos e zinco. Aquecimento significativo inferior a 600° também é detectado. A alfafa localizada perto do círculo também traz as cicatrizes do evento: “degradações múltiplas” são notadas nas plantas. “Pode-se considerar a hipótese de um campo elétrico intenso”, diz GEPAN. “Não há dúvida de que um fenômeno em grande escala ocorreu naquele dia”, concluem os caçadores de OVNIs.
O disco vermelho do vôo Nice-Londres
28 de janeiro de 1994. Milhares de metros acima de Paris, um A300 voa de Nice a Londres. De repente, o comissário de bordo nota à sua esquerda um disco marrom-avermelhado com bordas borradas, que flutua no céu. Ele alertou imediatamente os pilotos que, como ele, perceberam o fenômeno. Comparando o disco com as nuvens, eles julgam que ele estava a uma altitude de 10.500 metros, e que seu diâmetro se aproxima de um quilômetro. Um minuto depois, o disco vermelho se apaga.
O capitão, porém, ficará calado até 1997, quando a Sepra (herdeira do GEPAN) inicia as investigações. O eco de radar de um objeto voador é encontrado através do Comando Operacional de Defesa Aérea, com base em Taverny. Problema: este objeto deveria ter cruzado a trajetória do A300 ao chegar pela direita.
O GEPAN escreve: “o fenômeno descrito, que continua excepcional, não se explica até hoje e deixa a porta aberta para todas as suposições”. Entre as mencionadas pelos detratores do Unidentified Aerospace Phenomena, a presença no horizonte de uma estranha mas muito racional aeronave Super Guppy, ancestral do A380.
“Não se deve esperar de nossos arquivos revelações, mas esperamos que sirvam aos cientistas, e que o fenômeno dos OVNIs se transforme, finalmente, em um objeto de estudo como qualquer outro”, explicou o atual responsável pelo GEIPAN.
Fonte:
Terra;
Le Figaro – Ovnis: les archives sont ouvertes
Atualizei com uma tradução fiel do que dizia cada artigo do Le Figaro.
Alguém por acaso sabe como posso obter a legenda do filme ‘FASTWALKERS’?

( http://fastwalkers.com/ ) . Agradeço qqer informação.
Um dia eu perguntei…
quem foi que construiu o condominio ” UNIVERSO com mais de 1000 casas e só tem gente morando na quadra A ” TERRA”, quem faria uma coisa dessas??
papai noel não me respondeu.
abraço
Alguém aí mora nas imediações onde fica o Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo??!
Olá. Moro em outro local de SP. Mas, conheço um pouco por lá. Precisa de ajuda com algum endereço ou ficou sabendo de algo por lá? Tipo, o pq de tantos atrasados? Essa semana houve um atraso e, colocaram a culpa numa pomba rs. Abraço
É que andaram vendo uma luz estranha que se posicionava acima da pista de lá de madrugada. mas parece que era mesmo um avião fazendo a calibragem dos equipamentos do aeroporto.
Os problemas dessa semana foram neblina e a tal pomba. O estranho é que, a imprensa esta na cola, pq nunca tivemos tantos atrasos. E mesmo assim, o aparelho que ajuda na neblina estava quebrado ja algum tempo. São tantas desculpas. Só se for a lei de Murphy para acontecer tanta coisa numa sequencia dessas. Falow.
Só para descontrair:
http://www.analuisacid.com/patagonia_argentina.htm
“Os arquivos secretos
dos ETs no mundo:
Pela primeira vez, o governo de um
país revela oficialmente o seu arquivo de relatos de pessoas que
viram supostos óvnis”
http://www.terra.com.br/istoe/

24/04/2007 – 13h22
“Cientistas fazem a primeira descoberta de um planeta habitável fora do sistema solar…”
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/04/24/ult1806u5921.jhtm
Estranha luz na Argentina:
http://videos.tn.com.ar/archives/2007/04/que-es-esa-luz-en-el-cielo.html
Acid,
uma pergunta…
Vc, ou vcs, ainda saem para fazer vigílias?
Há interesse de vcs em realizar uma saída conjunta, na mesma data e hora, porém cada grupo em locais distintos(p.ex.: saímos aqui noSul, outros em Sampa, outros em Recife, etc.)?
Vc conhece alguma “Estrada Nova” em Recife e imediações?
Agora é a vez da Nova Zelândia abrir seus arquivos de OVNIS
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101222/saude/nzelandia_ovni_curiosa
Tem até alienígena com máscara de Faraó! Aconteceu na Nova Zelândia…
oi Taciana eu estou bastante interessada no link .
Você pode informar?
http://www.setileague.org/
[ OFF TOPIC ]
ví hoje na Tv um aparelho HiTec que pelo visto é a evolução da fotografia Kirlian, a pesquisadora russa se chama Alexandra Matveeva é bem interessante o assunto, fica aqui a dica para pesquisa.
abraço!
“Vós tendes escondido em vossos porões todas as soluções que buscais prescrever ao mundo, contra seus males e os sofrimentos que o afligem de norte a sul, de leste a oeste. Por que evitais que vosso gênio criativo possa vir em vosso próprio socorro? Abri vossos segredos, ó nações ricas e nações pobres, a todas as gentes e tirai-as também da ignorância em relação à nossa presença entre vós, e à presença de outros mais que, vindo igualmente de mundos distantes, estão entre vós, sob vossos cuidados, tramando contra vós mesmos, ao lado daqueles que dizem governar de todos o… Read more »
Alguém ja lei o livro Ami – O menino das estrelas? Livro simples mas com uma mensagem incrivel! Vale muito a pena ler! Quem se interessar eu posso passar o link pra baixar! N existe mais ele impresso!Vao republicar agora em março senao me engano!
Coitado do Ellam, vai sofrer as consequências por um bom tempo.
Quem sabe até o fim do mês que vem a gente assista Independence Day ao vivo no quintal de casa e a coisa muda… rsrsrsrs.
Mas respeito o Ellam apesar de tudo, não creio que haja má fé em suas afirmações.
Abraços.
Boa notícia…
A França revolucionando e antecipando-se ao óbvio, como antigamente… Oxalá, que não seja criado outro Diretório…hehehe
Os casos estão aumentando? Será que finalmente eu verei algo para só assim poder acreditar?
Se eles realmente existem, e forem vistos por todos, imaginem só que toda a nossa história vai se complicar. Voltaríamos a estaca zero. Afinal, se existem, eles interferiram o tempo todo na nossa história. Já que todos aqui são fans de matrix. Melhor acreditar que são programas invadindo programas rs. Abraços
:p
Eu acho, Mcnaught, que os avistamentos diminuiram sensivelmente, pelo menos no Brasil.
Só que hoje as pessoas estão mais informadas, atentas e olham mais para o céu(?).
Presenciar um avistamento é que nem a sogra, um dia vc vai ter uma…hehehe
(Brincadeirinha, viu, sogrinhas queridas do SDM e do mundo todo).
Eu acho que vi um quando era criança. Eu estava sentado na porta de casa, olhei pra cima, e vi uma luz. Era exatamente isso, uma luz. Chamei meu pai que estava um pouco atrás na sala, assistindo jornal. Ele deve ter achado que era mais uma idiotice de criança e não quis ver. Até hoje isso me dá certa raiva. Na época eu não achei que fosse um óvni pq a luz balançava muito de um lado para o outro. Fazia um movimento formando um triangulo, mas não muito perfeito. Achava que fosse alguém brincando com uma lanterna. Fiquei… Read more »
Ah Olim… será que vc tem razão? hehe. Eu sei camarada.
Eu me lembro muito bem da sua dica no outro post. E do ótimo
conselho. Dessa vez estou preparando bem a mente e ja tenho
data marcada para outro passeio. Mas, peço mil desculpas por manter
minha posição do só acreditar vendo.
:p
Abraço
O primeiro avistamento que tive foi nuna praia em Fortaleza, de dia, às 10h mais ou menos… Nessa época eu tinha uns 12 anos e era rato de praia profissional e passava o dia todo “pegando jacaré”. Estava com uma turma esperando uma onda boa quando no horizonte apareceu um disco brilhante prateado, fiquei olhando um bom tempo… Depois de algum tempo ele se foi rapidamente oceano adentro, sem barulhos e rapidamente. Outra vez, numa praia um pouco distante de Fortaleza, estávamos acampando e fomos caminhando à noite numa estrada escura até um forró dos bons… Éramos uns cinco amigos…… Read more »
Isso, Mcnaught, faça seu caminho do seu modo, é o mais seguro e original.
Tudo de bom.
🙂
muito doido!
dE MAIS sEM PALAAVRAS , PORQUE SÃO TANTAS QUE NÃO SAI
UMA UNUCA PALAVFRA DE ESPANTO, ESTÃ TUDOO INTUPIDO,BOCA OLHO E OUVIDO , FOI SÓ PRA RImar. quando rimamos estamos dado enfase ao mensagem, usando,assim , a 6ª função da linguagem !!!!!!!!!!!!!
A poetica…bla bla bla bblu blu bblu …Os et podem confirmar qum são, foram, ou serão deste mundo ou de outro, comprovand a viagem no teempo ou no espaço apeena.
Pra mim é perca de tempo!então UI 😯 😛 😆 😆 😆
impeçamos que jan val ellam veja estes arquivos, ele vai achar que é um sinal…
uuuuuuuuuu-iiiiiiiiiííííí-uuuuuu
(musiquinha de filmes de terror trash anos 60)