AIVANHOV: ESPÍRITO E MATÉRIA

Graças à alma e ao espírito, o ser humano é de essência divina, e como tal manifesta-se no Alto, nos mundos superiores. Porém, ele deve dar também à sua alma e ao seu espírito a possibilidade de se conhecerem e de se manifestarem embaixo, através da matéria do corpo físico.

ouroboros

Essa coexistência do espírito e da matéria em um mesmo indivíduo e as relações que ocorrem entre si é que tornam a existência humana algo tão complexo e misterioso, simbolizado pela imagem da serpente que morde a própria cauda (Conhecida como Ouroboros). A cabeça representa o Eu do alto, o espírito; a cauda representa o eu de baixo, a matéria. A cabeça engole a cauda: isso significa que o espírito trabalha sobre a matéria para poder se manifestar através dela. O espírito que está no alto, que é onisciente e onipotente, deve poder se olhar embaixo, através da matéria, como em um espelho.

Eis o objetivo da Iniciação: tornar a matéria capaz de reenviar ao espírito a sua própria imagem

Omraam Mikhaël Aïvanhov

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Tiza
Tiza
9 agosto de 2005 2:01 pm

Capciosíssimo esse menino…

eudes
eudes
16 agosto de 2005 2:17 pm

Kekulé também sonhou com uma cobra mordendo o rabo, ates de deduzir a estrutura do benzeno, mas não saiu falando isso por ai antes de comprovar.

Acho que só pode falar do que é exatas, se vc conhece, i .e ,se vc estuda exatas.

David Enoch
David Enoch
15 agosto de 2005 4:23 pm

até que ponto as exatas são exatas?

eudes
eudes
15 agosto de 2005 4:19 pm

proque vcs não vão estudar exatas, assim podem ocupar seu tempo com coisas mais úteis

Anônimo
Anônimo
10 agosto de 2005 12:32 am
Marcus
Marcus
10 agosto de 2005 12:57 pm

Sem consciência, não há nada para você.

Sem percepção, o mundo passa e você não vê.

Espírito sem corpo que vaga pela escuridão.

Luz que procura a encarnação.

Vida que temos que viver.

Antropofagia espiritual do Ser.

Anônimo
Anônimo
10 agosto de 2005 10:51 am
Anônimo
Anônimo
9 agosto de 2005 4:31 pm

essa nao é a alegoria do fogo da serpente? o fogo rosa? a suyshana? parece bastante, li essa analogia em algum lugar, nao me lembro + onde, rs
😐 hê! cabeça-oca!

Anônimo
Anônimo
9 agosto de 2005 4:11 pm

sim, o amor…
@}‑;‑‑‑

Anônimo
Anônimo
9 agosto de 2005 4:08 pm

um ser humano ajuda outro ser humano na medida em que são criaturas imperfeitas, de interface impefeita entre matéria e espírito. A compreensão da própria condição e da condição semelhante de seu próximo: o amor.

Anônimo
Anônimo
9 agosto de 2005 3:58 pm

“A cabeça engole a cauda: isso significa que o espírito trabalha sobre a matéria para poder se manifestar através dela” a inteligencia/razão comanda os impulsos/desejos do corpo. há ai, o nascimento da consciência. “O espírito que está no alto, que é onisciente e onipotente, deve poder se olhar embaixo, através da matéria, como em um espelho” com a depuração do corpo físico através da consciência divina, ocorre a ligação completa de corpo e alma. Nesse sentido, um Ser pode se entregar a outro Ser, sem perder sua individualidade, existindo porém, a unicidade em si. “Eis o objetivo da Iniciação: tornar… Read more »

David Enoch
David Enoch
9 agosto de 2005 2:28 pm

Mas também cabe a interpretação de que a serpente que morde a própria cauda, uma situação não natural, é o símbolo da desarmonia entre matéria e espírito. De novo, temos aí um indício de que a criação do ser humano foi prejudicada.

eudes
eudes
16 agosto de 2005 2:28 pm

concordo com vc, que existe um limite, um dos postulados mais importantas da mecânica quântica diz algo semelhante, isso define uma interface entre o clássico e o quântico.
Só não consigo tirar proveito de “filisófia neutra”, isso é perda de tempo, acho que ta mais que provado por popper que toda essencia deve ser feita de axiomas. é não ficar ai preso em raciocinios cilicos que não tem desenvolvimento.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.