Continuação da primeira parte
“Na noite de 31 de março de 1964, eu percebi que a classe operária estava isolada. E ia ser derrotada da forma mais desmoralizante possível: sem luta. E percebi que quem assumisse a responsabilidade de levar a classe operária à luta cometeria um crime. Os generais queriam fazer no Brasil o mesmo que foi feito na Indonésia no ano seguinte: um banho de sangue.”
Luís Carlos Prestes
A GUERRILHA
Com o Golpe Militar consolidado, restou aos oposicionistas duas linhas de combate: uma política (o PCB, que em 1966 constrói uma frente de “direita à esquerda” para a derrubada pacífica da ditadura militar com o seguinte pensamento: “fomos derrotados politicamente, portanto, podemos derrotá-los politicamente”) e outra militar (liderada pelo PCdoB, que sempre foi radical). A segunda via foi a que mais atraiu os jovens, e foi a responsável por tudo o que se seguiu de ruim. Centenas de militantes com alguma ligação com o PTB de Leonel Brizola e João Goulart partiram pra o Uruguai para organizar uma resistência armada. Sob a liderança de Brizola, estes estavam interessados em fazer retornar Jango ao poder. Mas Brizola pediu ajuda a Fidel Castro, em Cuba, através de Herbert de Souza, o “Betinho”. E aí então Cuba e a União Soviética assumiram os esforços de guerrilha, com objetivos menos nobres. Se por um lado tínhamos a CIA ajudando os militares brasileiros, por outro tínhamos a KGB (animada com o sucesso da Revolução Cubana) e Cuba injetando dinheiro nos partidos comunistas brasileiros.
A atuação cubana em relação ao Brasil em termos militares – treinamento de brasileiros e concepção de luta guerrilheira – tiveram dois momentos distintos: na primeira fase, a coordenação de Fidel e Che na ajuda e treinamento dos militantes das Ligas Camponesas com o apoio direto e discreto da China (1962). A partir do golpe militar e com a destruição dos planos de Julião e Brizola, Fidel tomaria as rédeas desse processo e se tornaria, especialmente em relação ao Brasil, seu principal formulador.
Luis Mir; A Revolução Impossível (uma história da luta armada da esquerda no Brasil)
Muitos estudantes partiram pra Cuba, como José Dirceu (Ex-Ministro da Casa Civil do governo Lula), para aprender táticas de revolução e guerrilha. Outros foram à União Soviética, como o jornalista Ancelmo Gois, para receber doutrinamento político direto com a KGB. Todos os que saíram receberam treinamento em guerrilha urbana, doutrinação, contra-informação, forma de governo, etc; portanto é muito difícil acreditar quando alguma dessas pessoas dizem que “estavam lutando pela democracia” (deve ser parte do treinamento).
O artigo 1º do estatuto do VAR-Palmares (grupo guerrilheiro formado pela união de dois outros grupos, o VPR e o COLINA, do qual fazia parte Dilma Rousseff) deixava bem claro: “A VAR-Palmares é uma organização político-militar de caráter partidário, marxista-leninista, que se propõe a cumprir todas as tarefas da guerra revolucionária e da construção do Partido da Classe Operária, com o objetivo de tomar o poder e construir o socialismo“.
Ao longo do processo de radicalização iniciado em 1961, o projeto das organizações de esquerda que defendiam a luta armada era revolucionário, ofensivo e ditatorial. Pretendia-se implantar uma ditadura revolucionária. Não existe um só documento dessas organizações em que elas se apresentassem como instrumento da resistência democrática.
Daniel Aarão Reis; ex-militante do MR-8, professor de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense e autor de “Ditadura Militar, Esquerda e Sociedade“, em declaração ao jornalista Elio Gaspari
Carlos Marighela, em seu Mini-Manual do Guerrilheiro Urbano, explicava como deveria ser a luta armada visando a implantação do comunismo no Brasil:
- A exterminação física dos chefes e assistentes das forças armadas e da polícia.
- A expropriação dos recursos do governo e daqueles que pertencem aos grandes capitalistas, latifundiários e imperialistas, com pequenas expropriações usadas para o mantimento do guerrilheiro urbano individual e grandes expropriações para o sustento da mesma revolução. É necessário que todo guerrilheiro urbano tenha em mente que somente poderá sobreviver se está disposto a matar os policiais e todos aqueles dedicados à repressão…
Em outras palavras: a cultura do roubo e do assassinato. É como se eu decidisse que meus objetivos são mais importantes que a vida e as posses de uma parcela de pessoas que tratamos como inimigos. Vou juntando pessoas ao meu grupo e, com o tempo, a lista de inimigos vai aumentando e até mesmo antigos aliados passam a ser meus inimigos, e em pouco tempo me será permitido roubar, matar e punir TODOS os que eu achar que são contra nossos objetivos. Vimos isso acontecer na Revolução Russa, na Chinesa e também no Nazismo. Ou seja, estamos diante de uma perfeita “DEMOCRACIA COMUNISTA/NAZISTA”.
…não há país onde, depois de instaurado um regime comunista, não tenha sido imposto um sistema de terror. Podem variar os mecanismos do exercício do terror, a quantidade e a qualidade das vítimas, mas está em todo o lugar, temos que repetir com força, em todo o lugar, a idêntica ferocidade, a arbitrariedade e a enormidade no uso da violência para a manutenção do poder.
Norberto Bobbio, filósofo italiano, inspirador da “nova esquerda”, em entrevista ao jornal italiano L’Unitá
Em dezembro de 1967, a Ação Libertadora Nacional (ALN) – liderada por Carlos Marighela – começou assaltos com a finalidade de “expropriação” de fundos. Até julho de 1969 foram atacadas mais de 31 agências bancárias e um carro pagador. O que se devia não só à ALN, mas também a outras organizações clandestinas. Uma das mais importantes ações de “expropriação” foi executada pelo grupo VAR-Palmares, o roubo de um cofre da residência de Ana Capriglione, amante do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros. Retirado da mansão e levado para um esconderijo, o pesado cofre revelou que a operação valera 2,5 milhões de dólares. Um resultado e tanto, pois a VAR-Palmares não mais precisaria arriscar-se em assaltos a bancos. O grupo emitiu o seguinte comunicado à agência France Press:
“Depois de uma longa investigação, localizamos uma parte da famosa ‘caixinha’ do Adhemar de Barros, enriquecido por anos e anos de corrupção. Conseguimos US$ 2,5 milhões. Esse dinheiro, roubado do povo, a ele será devolvido.”
VAR-Palmares
Não só não foi devolvido como, aparentemente, a turma continua “expropriando” por aí, em outras áreas.
BOMBAS DE TODOS OS LADOS
De 1964 a 1968, diversos atentados terroristas com bombas eclodiram por todo o país. Dois deles contra o jornal “Estado de São Paulo”, curiosamente. Em 1 de julho de 1968, membros do COLINA assassinaram a tiros um oficial no bairro da Gávea, acreditando ser o oficial boliviano que havia matado Che Guevara, quando na verdade tratava-se de um major do exército alemão, Edward Ernest von Westernhagen. Diante do equívoco, o COLINA não assumiu a autoria do atentado.
Em 26 de junho de 1968, três membros de um grupo de onze militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) lançaram um carro-bomba, sem motorista, contra o Quartel General do II Exército, no bairro de Ibirapuera, em São Paulo. A guarda disparou contra o veículo, que bateu na parede externa do Quartel General. O soldado Mário Kozel Filho, de 18 anos, que estava de sentinela neste dia, foi em direção ao carro pensando tratar-se de um acidente. A carga com vinte quilos de dinamite explodiu em seguida, atingindo uma área de raio de 300 metros e estraçalhando o corpo de Kozel. Outros 6 militares ficaram gravemente feridos.
No dia 4 de setembro de 1969 os militantes da ALN e do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) capturaram o embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, com o intuito de trocá-lo por presos políticos (entre eles José Dirceu). Dessa ação participaram o hoje ex-Deputado Federal Fernando Gabeira e o ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins. Ao contrário de seus colegas, Gabeira admite que não lutava pela “democracia”, e sim por uma ditadura do proletariado. Assim também o fez Eduardo Jorge, candidato a presidente em 2014.
Em 5 de fevereiro de 1972, militantes da ALN, VAR-Palmares e do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) assassinaram a tiros o marinheiro inglês David Cuthberg, que se encontrava no país para as comemorações dos 150 anos de independência do Brasil. Após o atentado, foram encontrados panfletos que informavam que o ato teria sido decisão de um “tribunal”, como forma de solidariedade à luta do Exército Republicano Irlandês contra o domínio inglês (!). Ou seja, um completo inocente morto ao acaso para provar um ponto ideológico que não faria nenhuma diferença na luta pelo poder. E tudo isso decidido por um “Tribunal” com poder de vida e morte. Já imaginou como seriam nossas vidas nesse paraíso socialista?
Em um editorial publicado no dia 17 de fevereiro de 2009, o jornal Folha de São Paulo utilizou a expressão “ditabranda” para se referir à ditadura que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Na opinião do jornal, que apoiou o golpe militar, a ditadura brasileira teria sido “mais branda” e “menos violenta” que em outros regimes similares na América Latina. É como certos fanáticos de um partido que, pra justificar os roubos (e rombos) nas contas públicas dizem que “os do partido tal faziam pior”. Não se justifica violência dizendo que se está sendo menos violento que outros monstros. É sempre bom lembrar que a guilhotina foi inventada como uma forma “mais humana” de se executar um prisioneiro, porque as técnicas antigas eram mais violentas. O que não tornou a Revolução Francesa menos desumana.
O regime militar brasileiro também planejou atentados no intuito de incriminar a Esquerda: o mais conhecido desses foi o Atentado ao Gasômetro. A idéia era criar um clima de terror para encobrir um futuro sequestro e assassinato de quarenta figurões da política brasileira, entre eles Carlos Lacerda, Jânio Quadros e Juscelino Kubitschek (mas não foi pra frente). Mesmo no fim da ditadura (quando o próprio governo militar já ensaiava uma abertura política) alguns militares mais radicais não desistiram de fazer atentados em nome da esquerda (numa tentativa desesperada de se manterem “úteis” no poder): O atentado ao RioCentro – onde dois militares que tentavam plantar uma bomba dentro de um edifício e acabaram detonando ela dentro de um carro – foi o exemplo mais claro disso.
Há quem ache que as coisas só começaram a ficar pesadas depois de 68, mas mesmo antes já havia mortes por tortura pelos militares: O corpo de Manoel Raimundo Soares, sargento do Exército com idéias nacionalistas e militância na organização dos suboficiais, foi encontrado boiando, com mãos e pés atados, nas águas do rio Jacuí no dia 24 de agosto de 1966. O episódio ficou conhecido como o “Caso das Mãos Amarradas“. Foi um dos primeiros casos de tortura e morte por parte dos órgãos de repressão sobre o qual se teve notícia na época.
Documentos inéditos, guardados há meio século nos arquivos do Superior Tribunal Militar e revelados somente em 2019 mostram que no final de 1967 até agosto do ano seguinte vários desses atentados foram perpetrados por um grupo paramilitar de extrema direita, e que teve como estratégia aquecer o ambiente como preparação do “golpe dentro do golpe”, o que daria ao regime uma longevidade de mais 17 anos através do AI-5.
O AI-5
Com a escalada de violência de ambas as partes, decretou-se no dia 13 de dezembro de 1968 o famigerado Ato Institucional nº 5 (AI-5), que definiu o momento mais duro do Ditadura Militar: Uma Lei dando poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime (ou como tal considerados). Isso também ocorreu pois os militares viam com preocupação os movimentos nacionais se associando contra o regime. No decorrer de 1968, a Igreja Católica começava a ter uma ação mais expressiva na defesa dos Direitos Humanos (com Dom Hélder Câmara no Recife e Paulo Evaristo Arns em São Paulo), e lideranças políticas cassadas buscavam se unir visando a um retorno à política nacional. A marginalização política que o golpe impusera a antigos rivais – Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek e João Goulart – tivera o efeito de associá-los, ainda em 1967, na Frente Ampla, cujas atividades foram então suspensas por decreto do Ministro da Justiça, em abril de 1968. Uma greve dos metalúrgicos em Osasco, em meados do ano (a primeira greve operária desde o início do regime militar), também sinalizava para a “linha dura” que medidas mais enérgicas deveriam ser tomadas para controlar as manifestações de descontentamento de qualquer ordem. A gota d’água para a promulgação do AI-5 foi o pronunciamento do deputado Márcio Moreira Alves, do MDB, na Câmara, lançando um apelo para que o povo não participasse dos desfiles militares do 7 de Setembro e para que as moças, “ardentes de liberdade”, se recusassem a sair com oficiais.
O AI-5 autorizava o presidente da República, em caráter excepcional e, portanto, sem apreciação judicial, a: decretar o recesso do Congresso Nacional; intervir nos estados e municípios; cassar mandatos parlamentares; suspender, por 10 anos, os direitos políticos de qualquer cidadão; decretar o confisco de bens considerados ilícitos e suspender a garantia do habeas-corpus. No preâmbulo do ato dizia-se ser essa uma necessidade para atingir os objetivos da revolução, “com vistas a encontrar os meios indispensáveis para a obra de reconstrução econômica, financeira e moral do país”. Ironicamente não é muito diferente das propostas da “democracia comunista/nazista” que listei mais acima. Faltou só dizer formalmente que eles poderiam matar qualquer um que se interpusesse entre eles e o “futuro do país”. Mas isso eles faziam informalmente.
Quantos jovens idealistas foram ceifados no auge de sua vida por terem sido cooptados por um dos dois regimes autoritários que mascaravavam sua vilania em nome da liberdade?
De um lado os Militares, controlando com mão-de-ferro o país com a desculpa de evitar uma ditadura comunista.
De outro, os comunistas, desejando o poder à todo custo, enquanto diziam lutar pela liberdade.
E o que vivemos foram trevas. E essas trevas, como um Dementador, sugaram toda a alegria de viver do brasileiro.
A CENSURA
E todos se calavam. A grande escuridão do Brasil. Assim são as ditaduras. Hoje ouvimos falar dos horrores praticados na Coreia do Norte. Aqui não foi muito diferente. O medo era igual. O obscurantismo igual. As torturas iguais. A hipocrisia idêntica. A aceitação da sobrevivência. Ame-me ou deixe-me. O dedurismo. Tudo igual. Em número menor de indivíduos massacrados, mas a mesma consistência de terror, a mesma impotência.
Hildegard Angel
Falam na corrupção dos dias de hoje. Esquecem-se de falar nas de ontem. Quando cochichavam sobre “as malas do Golbery” ou “as comissões das turbinas”, “as compras de armamento”. Falavam, falavam, mas nada se apurava, nada se publicava, nada se confirmava, pois não havia CPI, não havia um Congresso de verdade, uma imprensa de verdade, uma Justiça de verdade, um país de verdade.
E qualquer empresa, grande, média ou mínima, para conseguir se manter, precisava obrigatoriamente ter na diretoria um militar. De qualquer patente. Para impor respeito, abrir portas, estar imune a perseguições. Se isso não é um tipo de aparelhamento, o que é, então? Um Brasil de mentirinha, ao som da trilha sonora ufanista de Miguel Gustavo.
O futebol foi usado como válvula de escape. Nem a seleção brasileira escapou do controle militar. Na copa de 70, quando o presidente/general Emílio Garrastazu Médici disse que Dadá Maravilha precisava ser convocado, o treinador João Saldanha respondeu: “nem eu escalo o ministério, nem o presidente escala o time”. Pouco tempo depois foi demitido e substituído pelo Zagallo. A imprensa também foi completamente controlada:
O exercício do jornalismo não é confortável sob ditaduras, embora se saiba que veículos de comunicação influentes apoiaram o arbítrio e até se enriqueceram com ele. Com o AI-5, a autocensura virou censura aberta, explícita. Há um episódio que me traz uma afetuosa recordação: Eu trabalhava no Jornal da Tarde, em São Paulo, naquele nefando 13 de dezembro de 1968. A redação ouviu, consternada, a leitura do AI-5 pelo rádio. Fomos avisados que um censor passaria a ler o jornal antes de sair às bancas. Teria um lugar para ele nas cercanias de nossas mesas. Naquela noite, quando o censor chegou, a redação em peso saiu. Fomos para a calçada (os mais famintos aproveitaram para se saciar com aquele magnífico sanduíche de pernil do Bar Estadão). Depois, voltamos ao trabalho.
Nirlando Beirão
Em 1975, o então diretor de jornalismo da TV Cultura, Vladimir Herzog, foi chamado pelos militares para “prestar esclarecimentos” sobre suas “ligações e atividades criminosas” (ele era militante do Partido Comunista Brasileiro). Ele e mais dois jornalistas foram voluntariamente ao DOI-CODI, um órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão, onde os prisioneiros eram interrogados (na verdade torturados). Lá ele foi “suicidado”, oficialmente se enforcando com o próprio cinto amarrado a uma grade. Acontece que os presos tinham cintos e cadarços retirados por praxe, e o próprio laudo exibia fotos que mostravam os pés do prisioneiro tocando o chão, com os joelhos dobrados – posição em que o enforcamento era impossível. Foi também constatada a existência de duas marcas no pescoço, típicas de estrangulamento.
Toda forma de expressão cultural era controlada e censurada. O grande desafio (ou diversão) dos artistas era conseguir driblar a censura e criticar (de forma velada) a situação. O músico Tom Zé conseguiu colocar um c* na capa de um disco, só pela zoação. Secos & Molhados, de Ney Matogrosso, conseguia esconder melhor que ninguém sua rebeldia e suas críticas por trás de muita bizarrice. Mas o mestre da metáfora era mesmo Chico Buarque, que, com suas letras precisas conseguia traduzir o espírito daquela época até mesmo para os dias de hoje, para as novas gerações que – felizmente – nunca a viveram, mas ironicamente pedem seu retorno.
Uma música lançada em 1968 foi a que mais marcou este período: franca, direta, ela serviu de hino para toda uma geração de jovens que lutava pela abertura política: “Caminhando e cantando (Pra não dizer que falei das flores)“. Composta e cantada por Geraldo Vandré, a música foi a sensação do Festival de Música Brasileira da TV Record, e através dela Vandré clamava o público à revolta contra o regime ditatorial e ainda fazia fortes provocações ao exército, como no trecho: “Há soldados armados / Amados ou não / Quase todos perdidos / De armas na mão / Nos quartéis lhes ensinam / Uma antiga lição: De morrer pela pátria / E viver sem razão“.
OS DESAPARECIDOS
Era comum nessa época pessoas desaparecerem. Stuart Edgar Angel Jones, o Tuti, foi torturado até a morte dentro do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Amarram-no a uma viatura, com a boca colada ao cano de escapamento. Daí deram voltas no pátio. A viatura acelerava e freava. Tuti, com a pele esfolada, tossia forte. Seu corpo nunca foi encontrado. Sua mãe, Zuzu Angel, ficou conhecida no Brasil e no mundo por ter botado a boca no trombone e denunciado o desaparecimento do filho. Sua busca só terminou com sua morte, num controverso acidente de carro.
A Comissão Nacional da Verdade (estabelecida em 2012) em seu relatório final, reconheceu 434 mortes e desaparecimentos políticos entre 1946 e 1985, dos quais a maioria ocorreu no período da ditadura.
Em 2013 morreu de suicídio a vítima mais jovem da Ditadura Militar: Carlos Alexandre era um bebê de 1 ano e 8 meses quando foi torturado. Levou uma bofetada na cara que cortou seus lábios, porque chorava de fome. Foi jogado no chão e bateu a cabeça. Levou choques elétricos. “Para mim, a ditadura não acabou. Até hoje sofro os seus efeitos. Tomo antidepressivo e antipsicótico. Tenho fobia social.” escreveu Carlos, muito tempo depois. Tudo isso aconteceu porque os policiais encontraram na casa dos seus pais um livro intitulado “Educação Moral e Cívica & Escalada Fascista no Brasil” e o consideraram uma injúria às autoridades. A mãe ficou presa por 40 dias. O pai ficou 4 meses, sendo torturado. Eles foram processados – e absolvidos – sob a acusação de tentar difamar o Estado brasileiro.
Nada brando pra quem viveu. Vocês têm alguma dúvida de que eu (ou mesmo vocês) por conta desse blog não seria levado pro DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e torturado? Eu nunca tive.
João Figueiredo, o último presidente do regime militar (1979-1985) acusava Getúlio de ser o verdadeiro pai da ditadura: “No Brasil, quem inventou golpe de Estado, prisão de político, fechamento de Congresso e senador ‘biônico’ não fomos nós, os milicos, e sim a mente maligna do Getúlio Vargas.”
Parece um certo partido de hoje, justificando o injustificável.
Referência:
Fundação Getúlio Vargas: Fatos & Imagens do AI-5







O responsável pelo post e todos vcs estão muito convictos, contra este vel não há argumentos… De fato, fico triste em ver o quão superficial está o conhecimento de vcs sobre os verdadeiros princípios socialistas… Vcs julgao a teoria pela ações de seus praticantes. A verdade é que defendem a matrix, logo são incoerentes com o a máxima “saindo da matrix”.. Se defendem abertamente o capitalismo e a fragilidade da democracia perante a falta ética política, estou a reforçar tuas convicções.
Renan, em realidade nossos discursos vão se resumir a isto: Com ou sem intermediários (Enquanto houver intermediários / ismos da vida – em qualquer nível de nossas vidas) ela será sempre uma miséria… É tão difícil compreender esta lógica? (Texto anterior ao seu post)
OBS: Tal “sistema” não tem nome…
Acid, “Além da coerção e a violência”
a VIOLÊNCIA INVISÍVEL – Monja Coen Roshi: https://www.youtube.com/watch?v=nHWmHmwuhoA
Para esclarecer…
Sou o anônimo do comentário das 10:40 PM e 11:01 PM.
O comentário posterior – 6:29AM (hífen) – não é meu!
Desculpem-me
kkkkkk, by – – dezembro 15, 2014 10:46 AM
Rir pra não chorar:
…
“Eu financiei os dois lados” by Liberais.
WALL STREET AND THE RISE OF HITLER.
http://www.reformed-theology.org/html/books/wall_street/
Wall Street et la Révolution Bolchevique
http://www.amazon.fr/Street-R%C3%A9volution-Bolchevique-Antony-Sutton/dp/2355120447
Ricardo,
a foto [fed], já virou pano de fundo no meu pc, talvez traga sorte…..
abrcs.
Quem sabe vc não ganha algum na MEGA DA VIRADA, rs…
abrcs.
Não aposto na mega…..acho que é um costume.
Mas…pretendo fazer um bom negócio antes do natal, afinal lucrar ainda não é crime por aqui.
abrcs.
Opa, muitas felicidade Serise… desde já…
Hífen, Liberalismo; O pressuposto básico da teoria liberal é a emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma. Sacou? ” As ideias eram claras no liberalismo econômico, defendiam a livre concorrência, a lei da oferta e procura. Sem contar que foram os primeiros a trabalhar economia com ciências, física, biologia, matemática e principalmente o iluminismo, os princípios e ideias vieram de Adam Smith e François Quesnay. O liberalismo econômico é criticado pelo fato de combater o papel regulador do Estado social.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_econ%C3%B3mico ” No liberalismo, o Banco pertence ao Estado, cobra juros negociando com a moeda como mercadoria.… Read more »
Palavras tão lindas, não?
“A grana está nas mãos dos…donos da grana.[capitalistas, investidores, poupadores etc…]
E eles visam lucros.($$$$)”
Dinheiro como divida (resumo) O QUE OS BANCOS NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA!
https://www.youtube.com/watch?v=cIirDs8t0V4
A fraude do dinheiro:
https://www.youtube.com/watch?v=t5uvW2UOudY
Hífen, considerando a sua ausência total de auto-crítica e sua fuga permanente daquilo que você mesmo escreve – mesmo que contra a realidade mais crua, não tenho mais motivação para conversar com você. Um abraço,
Este sistema abaixo que estamos falando: Os governos contemporâneos funcionam em Anarquia, isto é, sem princípios. Os ambiciosos mais astuciosos ou os mais fortes apoderam-se do poder, se necessário servindo-se do sufrágio universal como anteparo, mas desprezando-o quase que abertamente nas discussões secretas das quais depende a sorte da nação. Precisamos de um sistema de estrutura eclética. Precisamos de uma síntese daqueles dois sistemas, expurgando-os de suas parcialidades antagônicas. Precisamos de um sistema que não seja liberal nem libertador, mas profundamente libertário. O liberalismo assenta-se na ficção: povo, o socialismo, ao contrário, admite como fundamento outra ficção: a sociedade. Precisamos… Read more »
Renan, estamos falando de socialismo – não este socialismo Real / comunismo do modelo Soviético (que foi inventado em Wall Street) e que vcs falam – que é apenas uma das facetas do capitalismo – O estado faz o papel do Patrão / Burguesia / Classe social que detém o meios de produção de riqueza). Incluo o PT e o PSDB neste balaio (Capitalista / Comunista). Tanto é que a China é a Fábrica da Inglaterra e EUA / mundo – hj em dia. (O Brasil é apenas um fornecedor de Commodities – Não é à toa todo este escarcel… Read more »
nancy, ” De fato, fico triste em ver o quão superficial está o conhecimento de vcs sobre os verdadeiros princípios socialistas… Vcs julgao a teoria pela ações de seus praticantes.” Eu fico bem triste é de testemunhar o prejuízo que o socialismo está dando nas estatais do país, prejuízo esse que claro será pago pelo POVO, que esse mesmo socialismo bandido diz defender. Eu fico triste é com um pib perto de ZERO, com uma nação tão rica….. Burrice, incapacidade e roubalheira me deixam triste. Teorias lindas que tornam-se pesadelos na prática , realmente me deixam bem triste. São as… Read more »
Cara Nancy: você, como eu, caiu na pegadinha da utopia que nunca chega, que está sempre no futuro. Luciana Genro chega a falar em “Utopia Concreta”. Isto é fatal, pois nos afasta da única coisa certa, que é a própria vida, o hoje, onde está o real e as coisas possíveis. Sim, há o luto e a frustração por nossas limitações como indivíduos e talvez como espécie, mas é a somente a partir da crua realidade que faremos algo íntimo e coletivo que realmente seja pertinente ao real. Quanto a TODOS OS TIPOS DE COLETIVISMOS, minha sugestão é: julgue a… Read more »
O socialismo é inegavelmente bom, os que teimam em apontar para os seus frutos é que nem tanto, não é, Nancy? Provam-nos quão promovedor é o socialismo, dos mais altos valores, os dois milhões de mortos em Camboja; um milhão e quinhentos mil poloneses mortos; um milhão e oitocentos mil outros, na Turquia; um milhão e quinhentos mil paquistaneses; um milhão e setenta mil iugoslavos, sob o jugo de Marechal Tito, que prometera “o socialismo democrático”; and the list goes on. O que Marx diria às vítimas? Creio que: “The classes and the races, too weak to master the new… Read more »
A base de todos os coletivismos (socialismo, comunismo, altruísmo, etc) é a inveja inconfessável daqueles que não criam valores físicos e intelectuais contra quem cria estes valores. É o roubo e a destruição institucionalizada, promovida e comandada pelos atores milenares que dispensam apresentações – coincidentemente, os mesmos que lucram com isto… Duvidam? Então respondam a estas três perguntas: Por que os coletivismos consideram “certo” (Religião) e “necessário” (Política) você servir à felicidade dos outros e não a sua própria? Por que os coletivismos consideram “errado” você produzir um valor e decidir mantê-lo, mas, consideram “certo” e “necessário” você dá-lo para… Read more »
Nan, querida, não fala assim. Como assim desrespeito, superficial, apologia (!?)
xuxu, olha aqui olha:
http://www.averdadesufocada.com/index.php/textos-de-terceiros-site-34/1089-0305-fala-o-homem-que-prendeu-o-genono
Vamos combinar, que alívio em saber, no mínimo, que não machucaram o nosso herói ( eu e v.Exª, ilustríssima Presidente vilma estamos de acordo quanto a essa denominação).
Mais alívio ainda em saber que os guerrilheiros do bem também não machucaram ninguém.
mas…nossa! gente, que alívio! sério!
super super, né?!
ufa!
…Gente, que coisa feia ficar criando intriga!…
Bem disse Jesus Nancy,não jogue perolas aos porcos…
A sociedade contemporânea está fadada ao caos,a desordem, a injustiça, ao desequilíbrio em todas as esferas(ambiental, social e espiritual).
Infelizmente Nancy,tudo que é pregado pelo socialismo pertence ao um plano humano, ainda estamos em processo de evolução do plano material para o humano(posteriormente cosmológico).
Durante este processo haverao aqueles que lutaram para defender ideologias de cunho material.
Amenos nossos opostos para que tudo nos torne olhei minha cara.
Para os que defendem a ordem vigente:
http://m.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
O genocídio camuflado da cadeia produtiva capitalista. Estamos sob a ditadura do capital e consumo irresponsável, isto é inegável.
Qualquer movimento que proponha a mudança radical desse sistema deve ser considerado, revisado e aplicado, se opor a isso, é apoiar a destruição de nossos valores e propósito humana de evolução e manutenção do ciclo simbiótico neste planeta.
Convido vc Nancy a fóruns construtivos com uma Alternativa ao capitalismo no projeto Vênus.
Pedro Paulo, existe uma diferença básica entre o comunismo e o capitalismo, que qualquer um com suas faculdades intelectuais em devido funcionamento sabe – o capitalismo não é uma ideologia, é uma consequência social; ele não pode ser um mal em si, são outros aspectos da cultura que ditam a sua qualidade. E mais: o capitalismo é inevitável. O comunismo, ao contrário, é um mal em si mesmo, é estímulo ao genocídio do começo ao fim. Você nos chama de materialistas – se você tem conhecimento REAL do que é o movimento revolucionário, SE, como poderia adjetivá-lo sem perder a… Read more »
E sair combatendo um mal que lhe é desconhecido então… complica.
Seria melhor discernir/diferenciar SISTEMA ECONÔMICO de FORMA DE GOVERNO.
Capitalismo não é forma de governo. É sistema econômico.
Da mesma forma, democracia e comunismo não são sistemas econômicos mas sim, formas de governo.
Digo isto porque uma democracia pode assumir um sistema econômico com características socialistas – no que se refere a distribuição da riqueza – bem como, o próprio comunismo pode adotar o capitalismo como referência econômica – vide a China hoje.
Shalashaska, um pouco de história: A sociedade capitalista foi gestada em meio à dissolução da ordem feudal, particularmente na Inglaterra e o noroeste europeu mais desenvolvido (nos demais países a dissolução do feudalismo deu lugar a estados absolutistas, onde as revoluções burguesas adviriam quase dois séculos depois da inglesa, de 1640-60). O enfraquecimento da relação de servidão e da renda como relação de produção predominante, e a concomitante expansão da produção de mercadorias acabou por quebrar o isolamento dos feudos e levou à formação de um mercado unificado dentro do arcabouço institucional do Estado-nação burguês. Inicialmente as utopias construídas a… Read more »
Onde foi que surgiu esse “Além da coerção e a violência”??
A pessoa começa falando de mil seissentos e alguma coisa depois passa pros dias atuais pra dizer que “Além da coerção e a violência, a sociedade capitalista LANÇA (tempo presente) mão de uma ideologia” bla bla bla
Texo mal-escrito? Falácia? Maldade? Treinamento da KGB? Nunca saberemos.
Shalas, está guarde essa retórica contigo… “Adolescente”, “discursinho”..ser adulto é sinal de sabedoria????#@@%$…
Todo esse menosprezo seu é um indicador do quanto é impossível encher uma TAÇA que já está cheia.
Abraços meu grande mestre….
Acid, por isto é que seus post são tão importantes. Ficamos conversando até agora para somente então perceber que cada um está dando seu próprio significado às palavras. Aí a conversa fica um tanto comprometida.
Por isso, permita-me sugerir um post sobre estes conceitos fundamentais dos quais estamos falando (Capitalismo, Socialismo, Comunismo, Coletivismo, Individualismo, etc) mais ou menos no estilo Enciclopédia mesmo, o que, afinal, é um dos aspectos do SDM. Parabéns por este espaço.
Putz, agora que lí o texto do amigo Hífen: “Além da coerção e a violência, a sociedade capitalista…”. Faz o seguinte Hífen: faça uma lista dos principais países quase-capitalistas (pois estes já estão se tornando coletivistas) e compare com os países símbolo do Socialismo/Comunismo. Depois disto, responda a pergunta que está implícita na sua afirmação acima – responda a sua própria pergunta: em quais grupos de países as pessoas sofreram e sofrem mais “coerção e violência”? Peraí que eu te ajudo. Vamos começar pelos três principais de cada lado. Quase-Capitalismo: EUA, Inglaterra e Alemanha. Socialismo-Comunismo: China, Cuba e Coréia. E… Read more »
Que proeza: conseguir confundir capitalismo com especulação financeira ou com sistemas que geram monopólios de quaisquer tipo, sendo o capitalismo exatamente o contrário de tudo isto.
MEU DEUS!!!!!!!!!!!
Sacou?
Onde está os Juros e a inflação neste capitalismo de vcs?
Mas enfim, que fiquem discutindo o sexo dos anjos (Comunismo, Liberalismo, etc…)
Algoritmos:
http://textosparareflexao.blogspot.com/2014/07/algoritmos.html
“…Estamos em um beco sem saída, daqui para frente (desde a crise de 2008) – Ou teremos um sistema totalitário, guerras ou tomamos consciência/juizo (que tá difícil)…”
É isso aí! Este é o ponto central da questão que precisa ser encarada/discutida.
Dirigir o carro somente olhando pelo espelho retrovisor, não nos dá a necessária percepção do presente.
Ei, o assunto do post não é bem esse.
deixemos as teorias de conspiração financeiras de lado um pouquinho, estamos falando da nossa história recente, alguém aí leu o post do Acid?
Ainda em tempo,
presunçoso é a véia!Se liga cara.
abrcs.
A questão econômica foi o fator que realmente impulsionou a mobilização, a “união”, do povo povão, para o fim da ditadura militar, pois até então a censura e mortes/sumiços não incomodavam muito – era suportável. Então, penso eu e mais alguns, enquanto os brasileiros estivermos confortáveis, dando pra comprar o arroz e feijão (e a pinga), está tudo certo. Tanto faz se é capitalismo, socialismo, comunismo, liberalismo, monarquia, anarquia, feudalismo ou o cacete à quatro. O ser humano é o bicho mais adaptável do que possa se imaginar.
Questões economicas levantam ou afundam qualquer governo. números ruins desmoralizam qualquer liderança. Quando o povão vê o feijão sumir do prato, as coisas ficam ruins….. Sempre foi assim. na verdade, um lider é eleito justamente para por as coisas pra funcionar.Se não funciona, com certeza a situação do sujeito fica bem ruim. No caso dos militares a derrocada do ” milagre economico” foi fatal para a sua imagem. Se esses generais conduzissem a economia com mais cuidado, e gerassem prosperidade, estariam no poder até hoje!! Essa é uma realidade difícil de ser engolida.O povão quer mesmo é vida menos ruim,… Read more »
Uma musiquinha
Acho que 53 milhões ficarão felizes de saber que nosso novo Ministro da Defesa financiou com nosso dinheiro 200 mil reais pra fazer o “Museu da Resistência”, em homenagem ao chefão de extrema esquerda da ALN (Ação Libertadora Nacional) Carlos Marighella (aquele mesmo, do texto do blog, que tinha um manual que pregava assassinato e roubos) Nosso dedicado Ministro da Defesa celebrou em seu Facebook a troca de nome de uma escola de Médici pra Marighella, chamando-o de “herói” da Bahia. Ora, se dos dois lados temos assassinos, então é justo que quem não queria uma ditadura de esquerda (objetivo… Read more »
Como eu já havia dito antes, lá atrás……são as trevas!
Lendo a defesa magnifica que os amigos fizeram do capitalismo militarista, fiquei inspirado. Por isso venho também alertar sobre o risco que corremos com esses Malditos Socialistas. Estão querendo desvirtuar a beleza do sistema com suas ideologias revolucionarias comunistas ditatoriais, vejam só como atuam: Serviço gratuito com dinheiro do estado é refresco. E como fica o empresariado: http://goo.gl/rMyGsb Outro prefeito PT´ista safado querendo SOCIALIZAR os centros urbanos: http://goo.gl/C8DwbT Promoção do Ócio com dinheiro do contribuinte. Péssimo exemplo que demos ao mundo, se com 100 reais estamos criando famílias de vagabundos aqui no Brasil, imagina o que esse pessoal vai virar:… Read more »
Quem vos alerta é um Agente Smith.
Vimos isso acontecer na Revolução Russa e na Chinesa, e também no Nazismo. Ou seja, estamos diante de uma perfeita “DEMOCRACIA COMUNISTA/NAZISTA”. Tu deve ser olavete mesmo, dizendo que Comunismo e Nazismo é a mesma coisa, o tipico “isentão” que acaba sendo empurrado pra extrema-direita aos poucos… Entenda uma coisa simples, mas acho que tu ja sabe, ja que é inteligente: Nazismo e Fascismo = Anti-Comunismo + Nacionalismo levado a niveis Extremos Muitos dizem que os Fascismo era anti-liberal pra depois dizer que o Fascismo é de esquerda e blablabla mas tudo mentira… Ex: Pinochet era amigo do esotérico nazista… Read more »
Promoção do Ócio com dinheiro do contribuinte. Péssimo exemplo que demos ao mundo, se com 100 reais estamos criando famílias de vagabundos aqui no Brasil, imagina o que esse pessoal vai virar: (?????) kkkkkkkkkk Deve ser outro babaca retardado da classe média mesmo, que deve ganhar 5.000 ou 8.000 por mês (exemplo) e fica reclamando de impostos (mais ainda sim tem carro próprio e os filho em colegio particular e não vai a hospital publico) e tem a cara de pau de dizer que 100 reais estimula o ócio e sustenta vagabundo! Fala mal do bolsa-familia mas não aguenta viver… Read more »
Serviço gratuito com dinheiro do estado é refresco. E como fica o empresariado: (???)
(o link é sobre o governo PTista de Maricá, RJ criar uma empresa estatal de onibus gratuito em sua cidade)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A povo gastando uma fortuna de passagem de onibus no Rio pra ir trabalhar e estudar e esse idiota preocupado com empresariado de onibus, vem ver o lixo que é o serviço privado no Rio, paga-se caro por um serviço péssimo. Esses tiozãos viuvas da ditadura precisam de um asilo mesmo.
Acid, tu é um idiota util mesmo, escreve um blog chamado “Saindo da Matrix”,mas se informa por Veja, R. Constantino, Felipe Moura, Folha Politica… parece que tem que ser o primeiro a sair dela…
tu deve ser daqueles que acha q por que uma pagina fala mal do governo quer dizer que está dizendo a verdade sempre.. estudar ocultismo e ainda sim se informar pela imprensa a serviço do mercado é o cumulo da infantilidade mental mesmo …
E não tem nada haver com Políticos ou políticas (Que sempre estarão dentro deste mesmo paradigma apresentado). É uma questão Sistêmica.
Como vc é presunçoso, Serise… Quando falamos de Capitalismo (Estamos falando de hj – ) não de 300 anos atrás… que é o que interessa. Estamos em um beco sem saída, daqui para frente (desde a crise de 2008) – Ou teremos um sistema totalitário, guerras ou tomamos consciência/juizo (que tá difícil)… “Ao longo da História dos EUA houve sempre desacordo acerca de quem deveria controlar o poder da oferta monetária e o direito de emitir (Que tal eu, rs). Os Pais Fundadores dos EUA entenderam que o Parlamento Britânico fora forçado a cobrar impostos injustos às colónias e aos… Read more »
‘In money we trust’
Dinheiro é tão importante para os radicais comunistas anti capitalistas, que eles pegaram em armas para obtê-lo , seja roubando cofres de politicos, ou assaltando bancos e mercados.
Sem grana nada de ” Revolucion”!
E como eles nada produzem, só roubando mesmo, hoje em dia assaltam estatais e empresas de economia mista, o que é bem mais rentável.
Deu para entender ou não?
https://www.youtube.com/watch?v=t5uvW2UOudY
Hífen, Não fale de um assunto que desconhece, fica complicado.Seu ódio aos tubarões capitalistas te deixou cego. Ouça: O dinheiro não pertence aos bancos,está sob os cuidados do banco, que investe onde acha mais rentável e seguro, sempre foi assim. A ùnica coisa que um banco tem é a credibilidade na gestão da minha grana.Sem credibilidade, os clientes somem e o banco some também.[ vide Bamerindus e outros] banqueiros são administradores de grana,só isso. Claro que isso lhes dá poder,muito poder, mas para regular isso é que existem LEIS. A milhares de anos o Rei Hamurabi na mesopotamia já regrava… Read more »
Bom momento para inserir dois alertas: “Serise: …A ùnica coisa que um banco tem é a credibilidade na gestão da minha grana…” A principal garantia quanto a “credibilidade” era uma poderosa lei intitulada “Lei do Infiel Depositário”. Resumidamente falando: Se um banco se recusasse a dar teu dinheiro quando solicitado, era CADEIA NA HORA! Tal qual quando do não pagamento de pensão. Aliás estas eram as únicas situações em que a prisão era imediata! Porém, meio que na calada da noite… 1º alerta) O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é ilegal a prisão do depositário infiel – Ou seja,… Read more »
Bob, Excelente coment. esse movimento precisa ser mesmo bem observado, pois é uma idéia ‘revolucionária’ apoiada pela maioria dos ricos, mas desde já eu vou imaginando uma fuga de capitais das instituições financeiras, o que seria mesmo desastroso. Porém se a mudança for para grandes somas apenas…….mas mesmo assim vai causar desconfiança, e aí….fogem os depositantes. vamos observar bem para onde anda a carruagem……. Mas já falam até da volta do padrão ouro.[Inviável na minha opinião]. —————- Quanto á nossa Corte Suprema, e suas decisões…….melhor nem dizer nada….. mas posso dizer que uma sociedade apática, que não se protege,que não… Read more »
A tática/quadro que torna-se cada vez mais visível, é da calculada implosão dos sistemas políticos-econômicos que não se adequam aos objetivos NEOLIBERAIS! – em qualquer parte do mundo.
Fuga de capital das instituições? Mas pra onde??
Para os bolsos dos donos é lógico!
“Mas já falam até da volta do padrão ouro” Sim, já se fala nisto, Serise. De fato, o que está ocorrendo, notadamente na Europa, é a REPATRIAÇÃO do ouro que, pós segunda guerra, ficou guardado no forte Knox,nos EUA (até a Alemanha já está pedindo o ‘dindin’ dela de volta); bem como a volta do lastreamento de economias em ouro. – como a China, p.ex. E porque esta piração toda? Bem, estima-se que hoje existam o equivalente entre 700 trilhões a 1 quatrilhão de dólares de títulos emitidos – chamados ‘Derivativos’ – sem lastro!! Isto certamente significa a falência do… Read more »
“Para os bolsos dos donos é lógico!”
Tipo guardar o dinheiro embaixo do colchão? Pense bem!
Aqui perto de casa já tem um banco que não aceita pagamento de boletos no caixa. Tem que ser direto no caixa eletrônico. Portanto, só possível para aqueles que tem conta no banco. Cito isto como exemplo – aparentemente bobo – das possíveis ‘estratégias’ que podem estar sendo testadas (ou introduzidas), aos poucos, na sociedade.
Bob,
Acredito que parte desse ouro que os Europeus querem ver de volta…..vai dar trabalho para voltar.[rs,rs]
mas nem vamos nos aprofundar mais porque foge do assunto inicial do post do Acid, embora seja um assunto instigante.
abrcs.
“Acredito que parte desse ouro que os Europeus querem ver de volta…..vai dar trabalho para voltar.”
Já está dando trabalho, Serise! rs
Ok,voltemos ao tema. Mas acho que valeu este papo ‘meio off topic’. Até porque, não acredito em análises ‘locais’ sem consideração ao contexto maior em que estamos inseridos.
Valeu,
Abç
” Cito isto como exemplo – aparentemente bobo – das possíveis ‘estratégias’ que podem estar sendo testadas (ou introduzidas), aos poucos, na sociedade.” Não é um exemplo bobo. ————- Tipo guardar o dinheiro embaixo do colchão? Pense bem! Parece piada não é? Mas é realidade! Se houver riscos aos depósitos, vai ver a corrida para saques e posterior….falência coletiva do sistema bancário. Lembra da famosa crise de 1929? Pois é, pode acontecer novamente. Mudanças nesse sentido precisam ser bem explicadas aos donos da grana, senão…..A turma dos boletos vai ficar sem receber e minhas notas vão para baixo do colchão… Read more »
Não haverá explicação satisfatória. Até porque estes pequenos depositantes (os que podem guardar o dinheiro embaixo do colchão) já não interessam mais aos bancos. Hoje eles trabalham com a economia/finanças mundial. O custo/benefício dos pequenos já não mais compensa.
Vejo por aí a questão.
Abç
Faltou o Nick
“A turma dos boletos vai ficar sem receber…”
Viu como será difícil guardar dinheiro embaixo do colchão? rss
Uma questão fundamental… Nas três últimas décadas, diz o filósofo Michael Sandel (professor de filosofia política de Harvard), os Estados Unidos migraram de uma ECONOMIA DE MERCADO para uma SOCIEDADE DE MERCADO; pode-se dizer que a experiência americana de uma vida cívica compartilhada depende da quantidade de dinheiro que se tem. (Três exemplos fundamentais: acesso à educação, acesso à justiça, influência política). Em uma palestra e discussão com a platéia, Sandel nos pede para pensar honestamente sobre esta questão: Na nossa democracia atual, não há coisas demais à venda? (Vídeo com legendas em pt) Michael Sandel – Por que não… Read more »
Alguém chama o Stephen Hawkin pra ver isso! Os looping temporais existem, e alguém pode ficar preso nele! Como é a sensação de estar sempre em 2013, Richard?
Esta vai de brinde, para aqueles que estão esperando o Salvador Alienígena que será abençoado pelo Papa – conforme o próprio Francis adiantou:
https://www.youtube.com/watch?v=8Uo-V0tOM3A
Quantidade de cocaína flagrada com militar brasileiro vale R$ 5,8 milhões na Espanha
Segundo-sargento da Aeronáutica foi flagrado com 39 quilos de cocaína em uma mala de mão
https://oglobo.globo.com/brasil/quantidade-de-cocaina-flagrada-com-militar-brasileiro-vale-58-milhoes-na-espanha-23765814
“[…]também vi que você foi buscar informações de fontes de forças opostas rsrs (carta capital e veja) (PT x PSDB) e isso é importantíssimo quando estamos em busca da verdade – coisa cada vez mais difícil de se ver” Dan, dizer que uma imprensa chapa branca de extrema esquerda como a Carta Capital e uma outra que é apenas um tanto imparcial como a Veja (que dá enorme espaço pra matérias, pautas internacionais e colunistas de esquerda e um tanto ATUALMENTE pra bloguistas independentes de direita) são “fontes de forças opostas”, é um equívoco. Com PT e PSDB é a… Read more »
Acid,
” De um lado os Militares, controlando com mão-de-ferro o país com a desculpa de evitar uma ditadura comunista.
De outro, os comunistas, desejando o poder à todo custo, enquanto diziam lutar pela liberdade.
E o que vivemos foram trevas. E essas trevas, como um Dementador, sugaram toda a alegria de viver do brasileiro.”
Perfeito! nada mais a acrescentar.
Criatório de cobras parte 1-
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/11/21/casamento-de-empreiteiras-com-poder-comecou-com-jk-e-teve-lua-de-mel-na-ditadura.htm
http://textosparareflexao.blogspot.fr/2014/12/malala-uma-menina-entre-muitas.html
criatório de cobras parte 2-
http://blog.jornalpequeno.com.br/johncutrim/2014/03/31/regime-militar-sempre-teve-apoio-e-aplausos-de-sarney/
Ike, “Se era comum nessa época pessoas desaparecerem (o que dá a entender que eram MUITAS pessoas o tempo todo sumindo), então por que só a Zuzu Angel (e mais uma meia dúzia de mães e parentes de outras vítimas) botaram a boca no trombone?? Os outros desaparecidos (que eram MUITOS) nasceram de chocadeira, é?” Quando alguma pessoa desaparecia seus familiares não eram informados sobre nada, muitas vezes os próprios familiares nem se manifestavam com medo(!) da repressão. Isso faz com que a contagem dos desaparecidos políticos seja muito dificultada. O termo “desaparecido político” passou a ser utilizado para identificar… Read more »
bom texto e não fez média com nenhum dos lados. acreditava no socialismo ai li Trotsky A moral deles e a nossa e Hannah Arendt, depois disso dei uns passinhos pra tras para poder ver melhor.
Que é Pensar? – As Idéias e a Ação – O Desafio Matéria – O Começo do Pensamento Passemos agora a examinar a questão do pensar – o que é pensar – a significação desse pensamento que deve ser exercido com cuidado, lógica e equilíbrio (em nossas atividades diárias), e a significação do pensamento que nenhuma importância tem. A menos que conheçamos essas duas qualidades (de pensamento) não teremos possibilidade de compreender uma coisa muito mais profunda, que o pensamento não pode atingir. Tratemos, pois, de compreender toda a complexa estrutura que constitui o pensar, a memória – como o… Read more »
Anubis,está meio fora do assunto.
errou de blog?
Ideais, fora de assunto?
O blog está certo, só o tema que está errado.
Antagônico o texto… em suma, existe uma apologia a ditadura militar e ao neoliberalismo pelo criador deste texto.
A verdade é quem em toda a história da civilização, os sistemas tendem para injustiça sociais, para benefício das elites…
Em suma, o capitalismo é o sistema de maior genocídios passivos cometidos desde seu surgimento. Este é um fato.
Este antagonismo entre o ego e o coletivo, sempre irá existir, é uma escolha de cada um definir qual o teu lado..
“E o que vivemos foram trevas. E essas trevas, como um Dementador, sugaram toda a alegria de viver do brasileiro.” Mas que trevas, Serise?? Só pra quem foi pego, aprisionado, morto ou sofreu tortura no regime, isto é, uma INFINITESIMAL minoria política do país. E ninguém ainda provou que os abusos cometidos nas prisões tinham o aval do comando do governo militar (e É CLARO que eu não estou justificando violência nenhuma cometida pelos subalternos e nem aliviando a responsabilidade dos líderes do regime. Não tenho orgulho dos crimes cometidos na dita “direita”, como tem até hoje a turma que… Read more »
Nancy Ribeiro,
“Em suma, o capitalismo é o sistema de maior genocídios passivos cometidos desde seu surgimento. Este é um fato.”
E sobre os ‘genocídios ativos’ cometidos pelos regimes anti-capitalistas (e, estranhamente, TODOS anti-democráticos)?? É um fato muito nebuloso e absurdo pra ser exposto por aqui ou não?
Anônimo “dezembro 10, 2014 8:32 PM”, Não sei se percebeu, eu estava sendo irônico. |¬) === “Quando alguma pessoa desaparecia seus familiares não eram informados sobre nada, muitas vezes os próprios familiares nem se manifestavam com medo(!) da repressão.” O que era MAIS UM MOTIVO pra vc ficar desconfiado e BOTAR A BOCA NO TROMBONE, anônimo. Ou o medo que vc tinha pelo regime (“DE TREVAS!”…BÚÚÚ…) superava o amor e a preocupação com um ente querido desaparecido?? Vc, tz sem perceber, mede o seu cagaço atual pelo regime militar pela régua da mitologia ensinada pelo MEC, pela televisão e pela… Read more »
Serise, só digo uma coisa: pare de confiar no Uol. Mude um pouco suas fontes, que o mico jornalístico desse site só aumenta a cada dia. ;¬)
Quem avisa…
Por que tb não buscar fontes independentes tb? O que tem de gente por aí que foi presa pelo regime e saiu de lá numa boa e que até aceitaram essa condição já que tinham consciência do que estavam fazendo, não tá no gibi do MEC. Esses depoimentos, estranhamente, são sempre desprezados, só porque não sai na Carta Capital, na Veja, Estadão, e nem no JN; só em sites e blogs reaças conspiracionistas de extrema direita homofóbica e racista.
Ah, então tá. :¬\
Ok, Acid… A Ditadura Militar foi uma merda pra quem era de extrema esquerda e coisa e tal. Os Direitos Humanos foram violados, pessoas foram torturadas (mas vcs queriam o que? Não estávamos num regime de exceção??? E essa história do bebê espancado não me convenceu… Se fossem fanáticos jihadistas ou aquele pessoal do Pol Pot, do Mao, Fidel, vá lá) e os milicos, muito malandramente, acabaram esticando a estadia no poder total por cansativos 20 anos, ainda acumulando uma dívida pública monstro (apesar que nenhum dos presidentes militares ficou milionário como os seus sucessores da Nova Era democrática-republicana) e… Read more »
Ops, sobrou crase na parada!
:p
Socialismo dura enquanto dura o dinheiro DOS OUTROS. Você, no caso. E quanto àqueles sedentos pela Justiça do Deus Estado na Terra Prometida dos Jesuítas, estes podem se rejubilar: está decretado oficialmente a Unasul, a besta latino-americana. Então, preparem-se para ajoelhar permanentemente perante os Deuses Coletivismo (Estado) e Altruísmo (Religião). Mas sejam rápidos em demonstrar suas frouxidões, enquanto não vem o quarto cavaleiro da Revelação para dizimar a quarta parte do mundo, lar daqueles que são desagradáveis a Deus e inúteis ao Diabo.
O Comunismo é uma forma de Monarquia Totalitária onde uma oligarquia se apodera dos bens públicos, roubam os bens particulares, e distribuem ao povo a Miséria.
Necessariamente esta oligarquia deve unir os Políticos do Estado, os Políticos da Religiões e os Empresários Monopolistas.
Parabéns pelo texto, Acid! 🙂
Grande abraço!
O que seria o comunismo se não o nosso adorável e respeitável sistema “democrático” / Neoliberal atual?
Todos sistemas que conhecemos hj em dia são totalitários e de caráter racista:
– liberalismo; – comunismo, e – nacionalismo (fascismo)
Temos o racismo biológico dos nazistas, o racismo de classe de Marx (progressismo e evolucionismo universais) e o racismo colonial e cultural-civilizacional dos liberais (que era explícito até meados do século XXI e se tornou subliminar depois – ver “A Concepção Eurocêntrica da Política Mundial” de John Hobson).
Em qual mentira vou acreditar?
Sabe, Acid, para quem viveu, naquela época, a adolescência/juventude com todo aquele radicalismo e extremismo por todos os lados, não foi fácil. Por isso esta música não me sai da memória (e me arrepia!). Um tempo de um sufocante CALE-SE!
Faltou meu nick na postagem anterior (3:15PM)
Abraços
“Em qual mentira vou acreditar?”
Boa pergunta, Marcos!
Abç
Bem que você avisou no post anterior que a parte II era nojenta…
“Aquele que governa os homens vive na confusão/ Aquele que é governado pelos homens vive na tristeza.”
Chuang Tzu
Otimo texto cara, sempre bom entender a historia de algo que nao conhecia…
Ah, parabéns pelo post!
Deve ter dado um trabalhão danado…
também vi que você foi buscar informações de fontes de forças opostas rsrs (carta capital e veja) (PT x PSDB) e isso é importantíssimo quando estamos em busca da verdade – coisa cada vez mais difícil de se ver
Foi o post mais difícil que já fiz aqui no blog. Não pela dificuldade de obter as informações, mas pelo conteúdo repulsivo e ainda tão vivo nesse país. Só continuei a fazer por respeito aos leitores.
Aproveitei o domingo e fiquei das 23h às 5 da manhã direto lendo e compilando tudo o que encontrava pra terminar esse post, porque se eu parasse outra vez não teria coragem de voltar a esse “mundo sombrio”.
Os governos contemporâneos funcionam em Anarquia, isto é, sem princípios. Os ambiciosos mais astuciosos ou os mais fortes apoderam-se do poder, se necessário servindo-se do sufrágio universal como anteparo, mas desprezando-o quase que abertamente nas discussões secretas das quais depende a sorte da nação. Precisamos de um sistema de estrutura eclética. Precisamos de uma síntese daqueles dois sistemas, expurgando-os de suas parcialidades antagônicas. Precisamos de um sistema que não seja liberal nem libertador, mas profundamente libertário. O liberalismo assenta-se na ficção: povo, o socialismo, ao contrário, admite como fundamento outra ficção: a sociedade. Precisamos ver o que há de positivo… Read more »
Eu sempre quis saber qual é, ou qual era, o nome desse cidadão barbado que está à frente dos militares. Parece-me que há uma sequencia de fotos e nas posteriores ele já está caído ao solo. Alguém poderia me ajudar?
Longe das reais intenções dos fatos daquela época…
Longe da verdade…
Fala mais, Olím!
Como vc analisa àquela época?
Abc
Meu caro ‘coronel’ Ike! Quem foi que disse que estamos vivendo no paraíso? Eu? [rs,rs,rs] caro ike, as trevas no Brasil inciaram-se em janeiro de 1961 com a posse de Janios da Silva Quadros. A partir daí iniciou-se uma era de molecagem politica sem precedentes! Foi ficando escuro, escuro, mais escuro ainda,e foi escurecendo. Estamos colhendo o incrível plantio semeado a partir dessa época. mas….quanto a segurança pública….Sim era mais seguro sem dúvida.porém…..com menos da metade da população atual, e a maioria do povo morando no campo, as cidades eram paraísos, e eu me lembro bem disso. O povo aumentou… Read more »
contra as trevas
https://www.youtube.com/watch?v=S6_HrkMP5yk
Focado em somente um lado da história, extremamente superficial e tendencioso esse post…generalizando todos os de esquerda como genocidas ditatoriais…
Renan, ok, sob seu prisma, serei sempre fraco… sob o meu, estamos todos no mesmo nível, almejando entender o mundo fora da caverna.
Sem mais.
Pedro Paulo, você leu errado meu comentário. Lamento que você somente aproveite as coisas escritas que concordam com sua opinião. E isto não é o caminho para o entendimento real, muito menos para alguma conciliação possível.
Guia prático de destruição do capitalismo: 1- Compremos sempre à vista 2- Saque o seu dinheiro do Banco 3- Pague todas as suas contas Se quizermos fazer um guia prático de destruição do capitalismo as estratégias necessariamente devem passar por esses conceitos. Em outras palavras, assim como o terrorismo compreendeu bem cedo que toda ação política deve se voltar para o campo da circulação e do consumo através de práticas de impacto midiático e de criação de pânico em redes de comunicação, da mesma forma as táticas de destruição do capitalismo devem abandonar o campo da produção seja política ou… Read more »
Isso ai, agora é cada um no seu quadrado… Quem não suporta mais o capitalismo agora tem uma opção, quem gosta que continue…
ECOPOLOS:
https://www.youtube.com/watch?v=t4mRXn_pjW0&list=UUx544r_nqRWLhNPWpKS5EIg
cara já tão destruindo o capitalismo?
incrível!
Não é necessário destruir o capitalismo, mesmo porque não há nada ainda que o substitua com vantagens,basta impor regras aos capitalistas e tudo vai correr bem.
onde a lei é ficção reina a confusão.
A antiga tradição……..
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/fab-anuncia-suspensao-de-contratos-com-empresa-norte-americana-dallas.html
“Meu caro ‘coronel’ Ike!” Fala, Serise, meu sublevado pé-vermêio da roça setentrional! E vai logo pagando 50 flexões, que minha patente é de general de brigada. ===== “Quem foi que disse que estamos vivendo no paraíso? Eu? [rs,rs,rs]” Não, eu não disse isso. Não embaralhe as cartas debaixo da mesa. ;¬)… Só afirmei categoricamente que usar o termo ‘TREVAS’ era uma “forçação de barra” pra qualificar os 20 anos de ditadura militar. ===== “[…]caro ike, as trevas no Brasil inciaram-se em janeiro de 1961 com a posse de Janios da Silva Quadros.” Podemos até concordar com isso, apesar que se… Read more »
Anônimo “dezembro 12, 2014 7:09 AM”
Vc leu meus coments??
“Tá, me conta outra – O Exército estava com medo de Meia Dúzia de Guerrilheiros ? que caiam como uma luva para o regime… PERFECT…”
Não era por causa somente de meia dúzia de guerrilheiros, na maioria civis e de classe média e alta da burguesia ‘zona-sul-papai-sou-revolucionário’; era por causa de grupos comunistas que se criaram DENTRO dos quarteis, que praticaram MOTIM contra o comando, que ameaçava criar REALMENTE uma crise institucional no país (já que esses estavam portando armas de grosso calibre e sabiam combater numa guerra).
Nada como seguir o rastro do dinheiro para bem compreender a história! ********* Vinte anos de ditadura política e militar, de 1964 a 1984, e trinta anos de ditadura econômica, de 1984 a 2014! …50 anos de subordinação aos interesses internacionais! “Bem que Millor Fernandes, em resposta aos que achavam que Deus privilegiara o Brasil pelos seus imensos recursos naturais, em comparação aos outros, dizia o que o próprio Deus, segundo ele, formulou: “Esperem, seus apressados, para ver os políticos que vou colocar lá, para gerir esse grande patrimônio!” O patriotismo, último refúgio dos canalhas (Millor, de novo), acabou… Read more »
E é isso aí…
A ingenuidade ainda é a marca desta nação que não saiu de sua infância!
“Nada como seguir o rastro do dinheiro para bem compreender a história!” Sábias palavras. —————– A “ingenuidade ainda é a marca desta nação que não saiu de sua infância!” ‘Ingenuidade’ não é a palavra mais adequada na minha modesta opinião, mas…..podemos deixar assim para não polemizar mais. ———— Ike, Nesses trinta anos de ditadura econômica (1985-2014), exercida pelos credores, o Brasil subordinou-se ao câmbio sobrevalorizado. Essa seria a arma para segurar, mal e porcamente, a inflação, enquanto, paulatinamente, a indústria nacional seria destruída, sucateada. Como eu já disse várias vezes, e repito: Quem tem algo valioso e não cuida….fica sem!!… Read more »
Independente dos interesses ideologicos envolvidos, ache desreispeitoso o conteúdo deste post, para com as vítimas da ditadura militar… Não temos o direito de julgar aquelas vidas, que viveram e morreram por suas causas…
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada,
não existirão resultados.
Concordo em partes, contigo Nancy.
Explodir aeroportos, assaltar bancos,guerrilha no matagal, foi uma escolha triste dos esquerdistas.
A reação da sociedade Brasileira foi brutal, desproporcional. Nada de ficar crucificando os militares agora, na época a sociedade nacional apoiou tudo isso, e ainda apoia até hoje, de certa forma, se fazendo de cega para a matança atual.
Não acreditem na teoria de que meia dúzia de generais malvados sequestrou uma nação inteira por vinte anos.
No caso da alemanha nazista; também a culpa é toda do Hitler, todinha dele e seus asseclas diretos,ninguém mais teve culpa alguma, não é mesmo?
Responsabilidade ainda é palavrão………
nancy, ” Não temos o direito de julgar aquelas vidas, que viveram e morreram por suas causas…” Causa politica nenhuma pode justificar assaltos a supermercados bancos, e carros fortes.gente comum trabalha ali e não merece violencia de um grupo de loucos que queria implantar a ditadura do proletariado á força.Aberrações como MR8 não trazem nada de bom a ninguém. terrorismo deve ser julgado sim, e execrado sempre. claro que não justifica tortura, e brutalidade oficial, que merece ser jugada também e execrada, sempre. Nesse caso da luta armada uma sociedade violenta[ a nossa] reagiu ao que considerou uma ameaça. A… Read more »
Segundo o seu comentário, Nancy, como lidamos então com os russos que ceifaram trinta milhões de seus compatriotas – como poderemos tratar dos chineses que se superaram com sessenta milhões de mortos? Ignoramos os seus crimes em massa, as vítimas, a carnifica promovida pelos revolucionários, incomparável na história humana, porque havia uma causa? Um homem morto não exige o silêncio, Nancy, nem o respeito; o silêncio é imposto pelos vivos e o respeito se tem por quem fez por merecê-lo. Que as verdadeiras vítimas da ditadura sejam acolhidas por Cristo, mas não coloquemos como mártires revolucionários que teriam pintado a… Read more »
Fica a dica:
1) https://www.youtube.com/watch?v=dkHGUmH_sBg
2) https://www.youtube.com/watch?v=gaA_nlho6Kw
3) https://www.youtube.com/watch?v=vxbgm9oHMJM
O único problema de leitura que possuo é que tenho a estranha mania de tentar encontrar nos fatos do dia-a-dia alguma essência que me conduza a me conhecer mais aprofundadamente, compreendendo o ódio, a maldade, a ganância, a ilusão das coisas/fatos/pessoas que tentam nos envolver em gastos de energias que mais complicam o entendimento do Todo… Entendi muito bem o que foi dito e continuo compartindo de que sua pretensa idéia de “ir à luta armada”,contra quem quer que seja, nunca será uma solução, nem para você, para sua família, para o mundo que queremos… É uma idéia retrógrada e… Read more »
Esqueçam Direita e Esquerda, o nosso problema ÚNICO e EXCLUSIVO é este, o resto é BALELA e MIMIMIMI…
A fraude do dinheiro
https://www.youtube.com/watch?v=t5uvW2UOudY
” Diga a verdade e saia correndo”
(proverbio iugoslavo.)
Você tem razão, Serise. Há uma ” carga cultural”, uma herança que ainda não foi resolvida. Curiosamente, este assunto foi matéria na BBC de ontem! BBC Brasil – Qual foi a participação da sociedade brasileira nesse silêncio com relação ao passado? González – Há uma desconexão no Brasil entre o presente e o passado. A sociedade brasileira tem essa noção de que os problemas do presente não se relacionam com o passado, quando muitos dos problemas atuais, como abusos contra camponeses, violência contra indígenas, tortura em presídios e abusos da polícia, são coisas que aconteceram nos anos 1960 e 1970,… Read more »
Fábrica do Medo – Golpe comunista em 1964 é “fábula” sem base real: Não havia chance de um golpe comunista em 1964. A principal força de esquerda então, o Partido Comunista, tinha assumido compromisso com a via eleitoral. É justamente por isso que, quando o golpe foi dado pelos militares, com apoio da direita civil, não houve reação organizada da esquerda, muito menos articulada com João Goulart. O presidente era, então, severamente criticado inclusive por setores da esquerda. Quem diz é Milton Pinheiro, professor de Ciência Política da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ele é organizador e autor de… Read more »
.O “Golpe militar” como crime lesa-pátria ( GOLPE DE CLASSE )
http://leonardoboff.wordpress.com/2012/05/22/1964-golpe-militar-a-servico-de-um-golpe-de-classe/
Esse penultimo artigo está mascarando os fatos. Antes do Golpe Militar havia só um partido comunista. Havia uma divisão entre eles sobre como agir, e isso acabou dividindo o partido em PCB e PCdoB. Mas antes dessa divisão o partido tinha entre os seus os mesmos radicais que depois formaram o PCdoB. Por isso é bom saber história, pra não cair nessas conversinhas de “ah, eu lutei pela liberdade” ou “ah, eu não fiz nada e a ditadura me pegou”.
Tá, me conta outra – O Exército estava com medo de Meia Dúzia de Guerrilheiros ? que caiam como uma luva para o regime… PERFECT…
Leonardo Boff: por favor…!!! Fico triste – supreso, nem tanto- em ver boa parte de comentários fundamentados no disse-que-me-disse, totalmente alheios dos fatos e das circunstâncias daquele momento… Como ainda existe gente alienada sobre este tema, mas é aceitável uma vez que a(s) verdade(s) foram deturpadas com o passar dos tempos… Estudem ambos os lados, pesquisem, entrevistem, tentem achar a alma da trama, suas intenções, suas perdas, o legado… Isso é uma atribuição de cada um, que se ache curioso a respeito. Quanto ao capitalismo, acho que foi umas das mais belas invenções do homem, após o escambo… O problema… Read more »
Ah, vá… Basta olhar os apoiadores do Golpe hj (Que são os nossos Oligopólios)
Estes caras queriam e DINHEIRO, só isto…
Como, sempre ele (Acid), é o dono da razão… “ah, eu lutei pela liberdade” ou “ah, eu não fiz nada e a ditadura me pegou”. “Conversinhas”, não, pontos de vista e direito a opinião… o fato é que o ditadura militar criou todo este clima de ameaça comunista, apenas com o propósito de vetar as reformas de base do governo Goulart, bem como o crescimento da bancada do PCB no congresso, a luta armada foi uma saída a paralisia perene de todas as camadas e classe sociais do Brasil naquele período. Post’s como esse trazem a tona opiniões divergentes, proporcionando… Read more »
Nos dias de hoje, ir à luta armada???
Não se aprende mesmo!
Eita, gente prá gostar de apanhar para que aprenda algo!
Os fatos passados servem de base para orientar passos futuros quando nos deparamos cm situações semelhantes(?), mas tem gente de gosta de caminhar nas marcas dos passos na trilha do passado, em direção oposta à realidade…
Tudo bem, não deixa de ser uma decisão, embora insensata e preguiçosa…
Todos, no íntimo, agora, sabemos o que cada um deve fazer, mas insistimos na inércia do passado…
O socialismo, o comunismo, e outros coletivismos são muito bons enquanto são feitos com o dinheiro dos outros. O dia em que você sentir claramente a mão do Estado Coletivista no seu bolso lhe roubando legalmente com o álibi divino de em nome de Todos (inclusive de Deus) estar fazendo isso para criar a “justiça social na Terra” (se unindo à Grande Religão Planetária que esta sendo criada), neste dia vocês se lembrarão deste Post, e de como as suas ilusões de eximir o sentimento íntimo e inconfessável de culpa por meio da aluguel de suas almas a ideologias do… Read more »
Olim, você teve ter algum problema de leitura, faz uma leitura rápida e sem atenção para tirar conclusões precipitadas,e fim, “Nos dias de hoje, ir à luta armada???”, caso estivesse no poder os militares, sim, é uma escolha, ser sujeito ativo e engajado ou não fazer nada.
Vivemos em uma democracia atualmente, a resistência deve ser realizada por vias democráticas(apesar de estarmos vivendo uma perpetuação no poder de um pseudo partido de esquerda).
Renan e seu maravilhoso mundo de PAPAI NOEL:
https://www.youtube.com/watch?v=t5uvW2UOudY
Mecânica moderna do dinheiro:
https://www.youtube.com/watch?v=DuQ0xcgK3To
A maior fraude da história:
http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/fraudegananciaeusura.html
Renan,existe exemplos de governos no mundo que souberam conciliar investimentos sociais e economia capitalista de mercado, vide Áustria, Alemanha, Suécia, Dinamarca e etc…
Hoje existem correntes de esquerda conciliadoras com cenário atual da economia mundial, ou socialismo real.
A convergência de propostas(esquerda e direita) forma bons exemplos de governos, com excelentes indicadores na execução da gestão pública e abertura do mercado, sem ferir, lesar o propósito essencial do governo, servir.
Concluindo, a palavra chave e convergência, unificar a excelência e o essencial, aperfeiçoando o divergente para conciliar.
Pedro Paulo, o seu desejo de conciliação a todo custo é um fetiche e um engodo que vai lhe colocar em parceria com o que há de pior no mundo. Lembra quando a gente era criança e descobriu que alguns amiguinhos não eram legais para brincar mesmo que a gente brincasse legal e direitinho??… Pois é. – : fraco, muito fraco. Mesmo que minha opinião esteja errada, sua opinião mostra que você se posiciona contra coisas que nem procurou compreender, e parece que não vai entende-las por muito tempo. O problema para você é que as coisas que eu disse… Read more »
Cai o pano, e as máscaras também:
https://www.youtube.com/watch?v=8VtXhnxWHC0
https://www.youtube.com/watch?v=sm8ZgRMg_HA
https://www.youtube.com/watch?v=UhPzl2zE6LA