HOMEM CEGO ATRAVESSA LABIRINTO

O estudo sugere a existência de recursos subconsciente que podem ajudar as pessoas. Cientistas descobriram que uma pessoa cega é capaz de se orientar em um labirinto sem ajuda usando apenas o poder de um “sexto sentido”.

Em um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e publicado na revista especializada Current Biology, os cientistas observaram um homem cego que conseguiu passar por um labirinto com obstáculos sem a ajuda de uma bengala ou de qualquer pessoa. O homem, identificado apenas como TN, usou sua intuição para andar em um corredor com cadeiras e caixas, sem esbarrar em nenhuma delas, usando mecanismos “escondidos” do cérebro. O estudo sugere a existência de recursos subconscientes no cérebro que podem ajudar na realização de tarefas que acreditamos não ser possíveis.

TN ficou cego por causa de lesões sofridas no córtex visual nos dois hemisférios do cérebro, após uma série de derrames. Seus olhos são normais, mas seu cérebro não consegue processar a informação enviada por eles, tornando-o cego. O paciente, no entanto, já era conhecido por ter o que é chamado de “visão cega” – a habilidade de detectar coisas em um ambiente mesmo sem estar ciente de que consegue vê-las. Ele responde, por exemplo, às expressões faciais de outras pessoas, mas anda com a ajuda de uma bengala para identificar obstáculos e pede ajuda a outras pessoas quando está dentro de edifícios.

Uma gravação em vídeo mostra TN completando o “circuito de obstáculos” montado pelos cientistas “sem cometer falhas”, e sem a ajuda de uma bengala ou de outra pessoa. A pesquisadora-chefe do estudo, Beatrice de Gelder, da Tilburg University, na Holanda, e da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, disse que TN “não estava ciente de que estava fazendo nada excepcional” e acreditava que tinha apenas andado em linha reta por um longo corredor. Essa é uma mensagem importante particularmente para aqueles com lesões no cérebro, disse ela. “Você pode perder toda a sua visão cortical, mas ainda manter alguma capacidade de se mover dentro e fora sem se prejudicar”, disse ela à BBC. “Isso mostra a importância desses antigos caminhos visuais que evoluíram. Eles contribuem mais do que pensamos para que a gente funcione no mundo real.”

A pesquisa foi realizada em parceria com pesquisadores da Grã-Bretanha, Suíça e Itália.

Fonte: MSN Notícias

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
billy shears
billy shears
1 janeiro de 2009 5:50 pm

off topic:

Feliz ano novo para todos!!!

lex
lex
4 janeiro de 2009 1:48 pm

Putz… kiabo.

kiabo azul
kiabo azul
4 janeiro de 2009 10:29 am

semana passada eu fui numa padaria e perguntei pra atendente:
-Tem pão ai!?
Ai ela:
-Tem não!
Ai eu:
-Então tchau!
No outro dia eu voltei pra padaria e perguntei denovo:
-Tem pão ai!?
Ai ela:
-Tem não!
Ai eu:
-Então tchau!
Dai no outro dia eu perguntei denovo:
-Tem pão ai!?
Ai ela:
-Tem não!
Ai eu:
-Então tchau!
Dai no outro dia eu perguntei:
-Tem pães ai!?
Ai ela:
-Tem nães
Ai eu:
-Então tchães
PS: isso é uma piada q eu achei q contando em 1° pessoa ficava melhor
rssr

O CiberAtivist@
O CiberAtivist@
5 janeiro de 2009 10:33 am

poxa…isso que o edney falou é um dado importante…as vezes ele nao tem consciencia, mas a informação esta sendo captada…como acontece com qualquer um, recebemos milhoes de informações, mas só parte delas tomamos consciencia sendo o resto “descartado”

Gabi
Gabi
5 janeiro de 2009 12:06 pm

Olha, totalmente nada a ver com o post, só uma sugestão:
Você já pensou em fazer um post sobre o filme A Viagem de Chihiro?
Não sei se você já assistiu, ou se gostou, mas pelo pouquissimo que eu sei, pude observar algumas referências muito interessantes lá, e seria legal saber qual a visão de alguem com mais conhecimento…
Abs!

Mcnaught
Mcnaught
5 janeiro de 2009 1:03 pm

A matéria feita no fantástico a respeito desse homem cego conclui alguns comentários. A visão depende de algumas partes do cérebro para funcionar corretamente. Quanto ao off topic – A Viagem de Chihiro. É sim, um ótimo desenho. E mereceu os prêmios que conquistou, inclusive um Oscar. Gabi, já que gostou, caso você não tenha o desenho, compre o original que custa no máximo 12 reais. O dvd vem o making off. Mostra como foi criado todo o desenho, as pessoas por detrás da criação e conta sobre a menina a qual o autor se baseou para fazer a personagem… Read more »

Prof. Ludowico
Prof. Ludowico
5 janeiro de 2009 2:49 pm

Nosso maior equívoco tem sido acharmos que somos hardware. Somos software. Mas um software perfeito, daqueles que encontra caminhos quando o hardware falha.

Geninha
Geninha
5 janeiro de 2009 4:19 pm

Já li muito a respeito da visão cega. É muito interessante… E já li em algum lugar relatos de testes em soldados e esportitas… Não me lembro onde.

Lia
Lia
5 janeiro de 2009 8:15 pm

Eu também quero post de A Viagem de Chihiro tio Acid!
Com um pouquinho de background do Hayo também, pode ser? =P

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 janeiro de 2009 9:01 pm

Sou um completo ignorante em Chihiro. Saí do cinema completamente derrotado, sabendo menos sobre o filme do que quando entrei 😛

Lia
Lia
6 janeiro de 2009 12:42 am

Ah pois cate já o DVD. E assista com a dublagem original japonesa. Várias vezes =) Eu e minha mãe também criamos uma certa necessidade de assistir umas 4 ou mais vezes por ano. Vira e mexe dá em (bem pseudo) profundas discussões existenciais, como o funcionamento da ganância no ser humano. Numa análise breve os temas são bem corriqueiros. A gula dos pais, por exemplo, eu achei bem simbólica ao estilo de vida apressado e descompromissado de hoje. Eles chegam, não tem paciência de se informar, só vêem a bonança, se esbaldam sem medir conseqüências e quando finalmente a… Read more »

Ascetic
Ascetic
8 janeiro de 2009 10:40 pm

Ei Acid, já leu Dragões de Éter? Sabe de algo sobre o Eter?

O CiberAtivist@
O CiberAtivist@
4 janeiro de 2009 5:18 pm

realmente nosso corpo esconde funções que realmente desconhecemos, óbvio, e que talvez nao caberiam num manual de instruções…mas esse caso muito se assemelha ao fenomeno chamado “fenomeno casanova”, ou algo assim, na guerra fria, que atraves da psicometria, essa mulher, a casanova (russa), conseguia ler, ver figuras ou cores atravez da pele…fizeram uma pesquisa com algumas cobaias e descobriram que a maioria conseguiam definir tons de cores pela pele…(fonte: discovery) ehehehe

abraçao

joão
joão
4 janeiro de 2009 9:32 pm

Como disse o edney, e segundo o comentado no texto, os olhos do paciente em questão estão em perfeito estado. Gostaria de saber desse mesmo estudo com uma pessoa com os olhos sem atividade funcional se o resultado seria igual.

Elielson
Elielson
5 janeiro de 2009 9:19 am

Bom dia… O passado é o melhor exemplo de visualização desconstrutiva para a visualização construtiva… o despertar no agora é o que possibilita uma reação mais completa perante a posição em que a pessoa se encontra… Estou dizendo isso apenas para dar base ao esclarecimento de que nossas reações estão automatizadas com a ordem de um sistema previsivel de destruição… Por esse motivo existe entulho em nossa via sensitiva… já imaginou se tentassemos eliminar os automatismos instintivos? então… É um lance idolatra que impede o avistamento… que ironia… é cegar-se pela ilusão de valor… que causa o valor… A utilidade… Read more »

Edney
Edney
2 janeiro de 2009 7:46 am

Um detalhe importante é que ele é cego por problemas neurológicos, seus olhos funcionam perfeitamente. O cérebro pode não processar as imagens em seu aspecto consciente, mas quem garante que não o faz como resposta autônoma como em um arco-reflexo? Alguma parte do cerebro deve fazer isso de forma automatica sem a pessoa precisar pensar para fazer. Só vendo mesmo o artigo do estudo para ver a metodologia empregada. Ele estava de olhos abertos? Fechados?

Rick, O Iluminista
Rick, O Iluminista
1 janeiro de 2009 9:44 pm

A ciência falando de intuição, realmente, é um grande avanço. Em breve, os cientistas verão que não somos só um pedaço de carne, que temos alma e que a vida é eterna — bem, talvez demore para isto acontecer, mas vai.

Questão: dá para enxergar com o períspírito, não dá? Será que é esse caso?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 janeiro de 2009 9:33 pm

E tem uma apresentação do médico Sérgio Felipe de Oliveira falando sobre a glândula pineal e seu provável papel na mediunidade
http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=09741

Helena
Helena
1 janeiro de 2009 9:24 pm

Nossa que legal!!!! Me parece que a Ciência(apesar de ainda não admitir),continua caminhando a largos passos,porém sempre ao lado do Espiritual. Ha mais ou meno um ano, pude ouvir um espírita de Goiás:”Sebastião Camargos”,que me impressionou bastante.Ele fala com lógica,coerência e sequência da evolução das consciências -do atómo primitivo ao arcanjo- de uma forma, que sinto me aproximar um pouco mais, da compreenssão de DEUS.Ao descrever essa trajetória ele explica sobre o potencial de regeneração que temos em todos os níveis, numa escala do macro ao micro.Fica claro que o pensar,sentir,falar e agir(nessa ordem),com coerência da idéia original,tem um poder… Read more »

Elielson
Elielson
2 janeiro de 2009 8:45 am

Oi Não entendo muito de organismo. Mas já consegui extraordinários exercitando a visão… o olho é um orgão que nem darwin explica, e existem também exercicíos de visualização que não necessitam da utilidade comum da visão. Sabe… onde ligam-se imaginação com produção de realidade…? projeção material por assim dizer… Tenho uma teoria comigo de que o consenso é quem visualiza… mas também tive experiências de visualização individual em meio a outras consciências… isso já mistura minha teoria… tipo… com esses efeitos quanticos de vontade preferencial… mas no caso em questão pode ser considerado esquizofrênia mesmo… (se eu tivesse relatado aos… Read more »

Helena
Helena
2 janeiro de 2009 2:33 pm

“Há mais mistérios no céu e na terra,Horácio,do que sonha a tua vã filosofia.”
William Shakespeare.

Não seriam esses mistérios as múltiplas possibilidades que a vida,em seus vários aspectos,(ciências,filosofias e religiões)nos oferece a cada dia,ano,século,era,….infinito???

Mais abraços, Helena.

Fy
Fy
2 janeiro de 2009 12:18 pm

O Coment do Fausto [ incrível este vídeo do menino] me lembrou uma coisa li já faz tempo. Eu vou reescrever, pq achei o livro aqui depois de despencar 2 prateleiras. Não sei se é verdade, apenas me chamou a atenção: Fazem parte de projetos de pesquisa abrangendo Metafísica e temas correlatos, levados a efeito na União Soviética. É um experimento onde mulheres grávidas são colocadas na água juntamente com um golfinho, a cada dia de sua gravidez. Elas permanecem na água durante 15 a 20 minutos, todos os dias. Durante estas visitas, o golfinho “comunica-se com o feto”, através… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
2 janeiro de 2009 9:44 am

elielson
bem interessante isso q vc escreveu. Mais tarde vou refletir melhor…

Fausto
Fausto
2 janeiro de 2009 9:02 am

Ben Underwoodtaught é cego, com 3 anos de idade teve seus olhos retirados devido a um câncer. Mas Ben Underwoodtaught anda de bicicleta, joga basquete, passeia pela sua casa sem se apoiar nem tatear. Anda na rua e evita obstáculos, sem a necessidade de uma bengala, ou de um cão guia. Ele desenvolveu um sonar natural idêntico aos do morcego. O menino Sonar simplesmente emite um breve som em série,e esse som bate no obstáculo e volta para seus ouvidos que são capazes de captar o eco produzido, dizendo a exata localização do objeto, tal qual um morcego, ou um… Read more »

Elielson
Elielson
3 janeiro de 2009 4:09 pm

Tá muito parado aqui… Então vou comentar de novo. Sabe… não digo só sobre as absorções dos olhos, mas de toda a receptividade do nosso corpo. As ameaças ao corpo nos conflitam e dificilmente o corpo não reage… penso que permanecendo imaculado, o nosso corpo ( que é o nosso templo )não só vai ignorar a ameaça da vontade alheia, como também vai abrir-se a maxima captação sensitiva possivel, Talvez isso seja Reino dos céus, talvez seja a falta do medo para com a dor de origem externa que proporcione a abolição das dores internas… ainda nesse aspecto teriamos que… Read more »

Bono
Bono
3 janeiro de 2009 11:42 am

Me lembro de algum lugar falando que agente não vê com os olhos mas através de um ponto entre as sombrancelhas, e que agente não escuta com os ouvidos mas através de um ponto na nuca. Ou uma coisa do tipo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 janeiro de 2009 11:17 pm

Não conheço naum… explica pra gente.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.