O TEMPLO DA PAZ

Durante a história, o povo judeu sempre teve problemas em se fixar à terra. Na prática, isso impossibilitou que eles tivessem um único ponto focal para suas atividades religiosas por mais de mil anos. Desde que a Arca da Aliança foi construída ela ficou alojada numa tenda, em trânsito, e uma vez por ano era levantada uma “super tenda” (tabernáculo) para receber a “glória do Senhor“.

Por volta de 1050 a.C o Rei Davi, da tribo de Judá, desejou construir uma casa de cedro para Yaveh (YHWH), onde a Arca da Aliança pudesse ficar definitivamente guardada. Mas Yaveh mandou uma mensagem (psicofonia?) através de Natã dizendo pra Davi não fazer isso (não é dito claramente, mas subentende-se que este desejo lhe foi negado em virtude de David ainda ter muitas guerras a travar). Mas, na mesma comunicação, Yaveh esclarece que isso seria permitido tempos depois ao filho de Davi, Salomão, nome cuja raiz remete a “Paz” (SLM). Isto parece enfatizar a vontade divina de que a Casa de Deus seja edificada em tempos de paz, por um homem íntegro. E assim aconteceu.

Existe uma lenda, contada no livro The legend of the Jews (de Louis Ginzberg), de como Salomão escolheu o local físico para o primeiro Templo:

“Por muito tempo, Salomão ficou em dúvida quanto ao local onde construir o templo. Uma voz celestial o indicou que fosse ao Monte Sion à noite, a um campo de propriedade de dois irmãos. Um dos irmãos era um solteirão pobre; o outro fora abençoado com fortuna e uma grande família com muitas crianças. Era tempo de colheita. Na calada da noite, o irmão pobre adicionava grãos à pilha do irmão, por considerar que ele precisava de mais, devido à família numerosa. O irmão rico, da mesma maneira clandestina, contribuía com os estoques do irmão pobre, considerando que, apesar de ter família para sustentar, o outro não tinha meios de subsistência. Salomão, que havia trazido à tona esta manifestação tão notável de amor fraternal, concluiu que este campo era o melhor local para o Templo e o comprou.”

Louis Ginzberg; The legend of the Jews

Assim, o Templo de Salomão (Beit Hamikdash, ou Casa divina) foi o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século X a.C. Foi derrubado pelos babilônios em 586 a.C., e um segundo Templo foi construído no mesmo local. Voltou a ser destruído, desta vez pelos romanos, no ano 70 da nossa era, durante a Grande Revolta Judaica. Só uma parte do muro exterior ficou em pé, segundo a lenda para que os judeus tivessem a amarga lembrança de que Roma os vencera na Judéia (daí o nome de Muro das Lamentações). Os judeus, porém, atribuem isso a uma promessa feita por Deus, segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do Templo, como símbolo da sua aliança perpétua com o povo judeu. Para os judeus este é o lugar acessível mais sagrado da Terra, já que não podem perambular por onde era o interior do Templo (onde hoje está a Esplanada das Mesquitas, lugar sagrado para os muçulmanos) pelo risco de pisar sem querer no local considerado “o mais santo dos santos”, onde apenas o sumo-sacerdote podia entrar uma vez ao ano.

A reconstrução do templo faz parte das orações diárias dos judeus. Enquanto os tradicionalistas tomam isso ao pé da letra (acabar com tudo o que tem no lugar, inclusive as Mesquitas), os místicos interpretam como uma manifestação do plano da consciência de Deus (assim como a volta do Messias). Para eles, a Torah e a lenda de Salomão fornecem uma pista importante: a de que a COEXISTÊNCIA foi um princípio sobre o qual o Templo foi fundado, e que foi preciso PAZ para sua realização; assim sendo, essas são condições básicas para a sua reconstrução. Judeus e árabes habitam o mesmo “campo”, e são irmãos, tanto bíblica quanto cientificamente. Abandonados à própria sorte pela comunidade árabe, os palestinos são o irmão pobre. Os israelenses são o irmão rico, cuja família recebe “parentes” de todo o mundo. Que algum dia aflore o entendimento e a caridade entre esses irmãos – com ajuda mútua, como na lenda, onde cada um pense mais no próximo do que em si mesmo – para que possa ser possível erguer um TEMPLO DE PAZ neste campo, onde DEUS possa verdadeiramente habitar.

Assistam também:

Documentário da BBC: O nascimento de Israel (The Birth of Israel) em 7 partes

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Paula
Paula
15 fevereiro de 2009 6:56 am

Bom ler esse post agora…
O templo da PAZ sobre o nascimento de Israel!

Beijos.

Carlos A
Carlos A
16 fevereiro de 2009 5:48 pm

Amigos, a bem da verdade, nem Roma com todo seu poderio, conseguiria derrubar as pedras da base do Templo, havendo inclusive, entre elas, um monolito de enormes proporções, que não se sabe, como foi colocado ali!

Rose*
Rose*
16 fevereiro de 2009 1:44 pm

Jesus sempre disse que haverão muitas guerras entre eles. Isto é como a poluição global, como as desigualdades sociais, como o desrespeito das crianças – é preciso UNIdade, UNIforça, UNI-vontade de mudar. Todos juntos. Mas isso desde sempre se soube… o pior é que ninguém REALMENTE entende! Deixem-me partilhar o que eu encontrei por acaso, no google ao proucurar a palavra Althea. Decore, Não se pode prever. Sucede sempre quando menos o esperas. Pode acontecer que vás pela rua, depressa, porque se faz tarde para pôr uma carta no correio, ou que te encontres em casa de noite, a ler… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 fevereiro de 2009 9:40 am

Olá caro “escolhido”

Muito bom… Adoro o seu trabalho e admiro a sua preocupação.

– Ultimamente ando lendo sobre Sintologia, mesmo estudo em que o diretor do filme “matrix” se inspirou para faze-lo e usou de suas metáforas para explicar o que aconteçe com o universo. Veja.. vc ira gostar.

Continue postando…

Fique aqui minha singelas saudações.

Dom Costa
Dom Costa
17 fevereiro de 2009 9:41 am

Olá caro “escolhido”

Muito bom… Adoro o seu trabalho e admiro a sua preocupação.

– Ultimamente ando lendo sobre Sintologia, mesmo estudo em que o diretor do filme “matrix” se inspirou para faze-lo e usou de suas metáforas para explicar o que aconteçe com o universo. Veja.. vc ira gostar.

Continue postando…

Fique aqui minha singelas saudações.

Olim
Olim
17 fevereiro de 2009 9:59 am

“…para que possa ser possível erguer um TEMPLO DE PAZ neste campo, onde DEUS possa verdadeiramente habitar…”

Deve tratar-=se de um Deus sem-teto, sem-terra, descamisado, excluído… Coitado dele, imginem nós, reles mortais…

Putz, Deus precisa de templo para habitar e assim tornar pacífico algo ou alguém?

Deve haver alguma inversão nesta história toda…

917
917
17 fevereiro de 2009 11:11 am

Ah! O espaço é seu. Não se preocupe com os comentários negativos que os outros dizem. Escreva sobre você, escreva sobre etês, escreva sobre a morte, sobre a vida, a religião, espiritualidade… o que quiser. A forma como você pensa e como “vê” a Vida, interessa.
Porque material, há muito por aí em qualquer lugar, mas a forma como é reunido, o tratamento, a tal “visão” é que transforma. Você sabe, cara meio bacana do SaindodaMatrix!

Às vezes duvido das minhas capacidades telepáticas, por isso, resolvi escrever isto.

Alexandre Silverfox
Alexandre Silverfox
17 fevereiro de 2009 11:45 am

Dom Costa,

Vc teria algum link para indicar sobre “Sintologia”?

eu nunca houvi falar, mas fiquei curioso…

Anônimo
Anônimo
17 fevereiro de 2009 11:25 am

Aperte o botão publicar apenas uma vez e relaxe, que ele demora, mas publica.

Anuar
Anuar
16 fevereiro de 2009 12:25 pm

Blz, entendi!

Alexandre Silverfox
Alexandre Silverfox
16 fevereiro de 2009 12:01 pm

OK… no meu caso o “fechou em comprou” respondeu…
tks

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 fevereiro de 2009 11:47 am

Não entendi o negócio das aspas… se for a verdona que se abriu no texto da lenda de Salomão, ela se fechou em “comprou”. A indicação fica por conta da identação do texto, que está mais deslocado pra direita. Se eu colocasse outra aspa gigante no final ia ficar feio e fora de formatação em navegadores diferentes…

fremen
fremen
15 fevereiro de 2009 7:47 am

Ke bom um tema novo!

Alguns posts do tema passado me lembraram o passarinho e o seu territórizinho.

“A ignorância é atrevida”

Rafael R
Rafael R
15 fevereiro de 2009 10:26 am

CAra como vc consegue lembrar de uma cena de um jogo de super nintendo q tem a ver com a mensagem q vc quer passar no texto e botar ai?
Caramba! q nostalgia! *.*
vc deveria ou deve ser bem viciado em games :X
e ainda dizem q os video games sao tudo igual e nao servem pra nada ¬¬
Abraço!

Artemcacos
Artemcacos
15 fevereiro de 2009 10:37 am

O último parágrafo é a síntese da questão. Haja Paz

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
15 fevereiro de 2009 10:39 am

Que jogo do SNes era esse??

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2009 11:04 am

Já fui, Rafael, já fui. Vivi a era de ouro dos videogames (16-bit) intensamente. Foi natural, quando terminava o último parágrafo, imaginar a nuvenzinha de Actraiser chegando em Israel. 🙂

Gourmet: Actraiser 2.

Fernanda Vendeiro Vilar
Fernanda Vendeiro Vilar
15 fevereiro de 2009 9:45 pm

Muito interessante seu último texto.Importante lembrar que Deus possa habitar em nós pelo olhar ao próximo.
Beijo

Anuar
Anuar
16 fevereiro de 2009 9:34 am

SDM, vc poderia por gentileza me esclarecer onde fecham as aspas? Aproveito para lhe dizer que me admira sua capacidade de linkar os assuntos e oferecer a sintese ao final do post. Isso é uma rara qualidade, um verdadeiro dom. Benza Deus!

Alexandre Silverfox
Alexandre Silverfox
16 fevereiro de 2009 11:43 am

Hehehe

Acid,
eu tb fiquei com a mesma dúvida do Anuar…

anyway, rara qualidade, de fato

Gabriel Gherman
Gabriel Gherman
26 fevereiro de 2009 11:38 pm

Muito show!!! Acabei de chegar de Israel há umas semanas (passei o Reveillon no único lugar do mundo sem Reveillon =P). E realmente, pelo pouco que conheço da minha religião, a única época em que o Beit Hamikdash (Templo dO Sagrado) se mateve foi na única época em que o povo judeu teve paz, a época do Rei Salomão (Shlomó, no original em hebraico; como dito no post, originado da palavra “Paz” – Shalom). E de acordo com o judaísmo, o Terceiro Templo realmente só existirá numa nova época de paz, que parece estar bem próxima, e que infelizmente talvez… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.