SINCRONICIDADE DA GOTA!

Uma vez perdida na vida ocorre um alinhamento de eventos que possibilita que fatos aparentemente ao acaso se combinem numa magistral coincidência, ou organização (a depender de como você vê o mundo). Carl Jung apelidou isso de “Sincronicidade“. Comigo já ocorreram pequenas sincronicidades, uma envolvendo um sonho e outra uma música. Mas essa semana aconteceu comigo uma que pode fazer até os mais céticos pararem pra pensar se a entropia do universo é mesmo uma tendência ou se apenas não entendemos por completo o sistema:

Tenho o costume de ouvir podcasts sobre cinema enquanto me desloco pela cidade. Enquanto estava no metrô descobri no celular um Podcast do Cinecast Cult que estava como “tocado” mas eu não sabia se tinha ou não ouvido: era sobre o filme Amélie Poulain. Resolvi colocar no meio pra ver se lembrava de ter ouvido. Não lembrei, e por algum motivo continuei ouvindo de onde tinha colocado, em vez de começar do começo.

Sincronicidade da gota! Dominique Pinon em Belleville
Dominique Pinon e eu!

Desço do metrô em Belleville, uma parada antes da minha, e decido ir ao banco no fim da rua, e enquanto ando vejo um baixinho invocado arrastando uma mala que era metade do seu tamanho. Mal acreditei: era ele, o cara chato do bar do filme Amélie Poulain! Dominique Pinon é o nome dele.

Pra não passar vergonha, perguntei antes se ele era o ator do filme, ele confirmou, falei que era uma honra encontrá-lo, pedi pra tirar uma foto, depois ele perguntou de onde eu era, falei que no Brasil o filme era muito popular, e era um dos motivos de eu estar hoje em Paris. Falei inclusive que estava ouvindo NAQUELA HORA um podcast sobre o filme! Ele foi muito gentil e atencioso. Depois que nos despedimos botei meu fones de ouvido de volta e percebi que, na empolgação, não tinha parado o podcast pra falar com ele. Voltei alguns minutos, e – como se já não fosse coincidência suficiente – a parte que eu perdi enquanto estava falando com ele era exatamente a parte em que os comentaristas falam do PERSONAGEM DELE, algo que eles não tinham feito até então!

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Chris Vanelli
Chris Vanelli
10 maio de 2021 2:59 pm

Olá! Adoro o tema de sincronicidades! Comigo acontece muito, mas já foi bem mais forte antes, sempre me vi com um certo “poder”paranormal totalmente inútil, desde criança, as vezes me vem uma cena de um filme na cabeça, ou uma fala de um filme, no outro dia eu sempre presencio esse filme, pode estar passando na minha casa, na casa de alguém que eu vá eventualmente, ou até em lojas nas televisões, independente de como vai aparecer, mas aparece, e justamente o trecho que eu “previ”um dia antes, como disse, é um poder totalmente inutil, kkkk gostaria de saber como… Read more »

Jorge Anderson Mello
Jorge Anderson Mello
30 julho de 2014 1:01 pm

Muito boa essa sincro Acid, gostaria de postá-la no meu no grupo no face sobre o assunto, se vc não se importar. Quanto à hipótese chamada viés da confirmação, eu penso que por um lado faz sentido quando pensamos que no campo das probabilidades tudo é possível ainda que raro. Mas o conceito de sincronicidade fala sobre a experiência ser significativa para o experimentador e isso é que conta. No seu caso foram vários acontecimentos síncronos, estar no lugar e momento do ator, ouvindo sobre o filme e o trecho do personagem. Quando esses eventos ocorrem várias vezes o viés… Read more »

su.
su.
2 agosto de 2014 2:32 am

C’est magnifique!

Eli
Eli
28 novembro de 2014 12:53 pm

Já que é pra falar de sincronicidade que eu chamo de coincidências, mas que NADA é por acaso…..
Por um erro de digitação, caí no seu site, que nunca tinha se quer ouvido falar, dando uma fuçada, chamou minha atenção, quando vi que assistiu gattaca, pena que não escreveu sua resenha…
Enfim, não achei a seção de livros recomendados, mas segue um pra vc, a “profecia celestina”, dá uma olhada e me fala depois o que achou.

Ricardo de Almeida
Ricardo de Almeida
30 novembro de 2014 9:01 am

Já tive alguns episódios parecidos, mas o que diabos isso quer dizer? Isso prova que Deus existe? Existe vida depois da morte por causa disso? E o que isso muda na minha vida? Provavelmente nada.

Parece-me mais um caso de “I want to believe”.

Outsider
Outsider
30 novembro de 2014 6:07 pm

off topic: Isto me assusta pra valer

https://www.youtube.com/watch?v=623Oga9NPvE#t=128

Ricardo de Almeida
Ricardo de Almeida
1 dezembro de 2014 5:13 am

Você está certo, eu não me expressei direito. É que vejo muita gente usando este fenômeno (e muitos outros) pra chegar à conclusão de que “deve existir algo maior do que nós”. E com isso eles estão se referindo a Deus mesmo, ou algo equivalente.

Mais ou menos como aqueles que dizem “o Universo é gigantesco, isso é uma PROVA de que existe vida inteligente fora da Terra”.

Talvez eu deva usar seu argumento na próxima vez em que ouvir tamanha bobagem lol.

Ike
Ike
1 dezembro de 2014 7:28 pm

Super UÔU!… Eu já ando por aí a um bom tempo como um “Constantine”, um “Fox Mulder”… Existem padrões que se repetem ao acaso, mas que são ao mesmo tempo tão particulares, tão íntimos, que acabam mesmo nos surpreendendo (caso estejamos “espertos” pra captar as nuances do dia-a-dia). Intrigante isso. — “A chance de uma coincidência desta acontecer é ínfima realmente, mas é só deixar rolar alguns milhões de eventos aleatórios que ela ocorrerá fatalmente.” Sim… Mas, “anônimo inominado”, nós não somos os jogadores e o croupier numa banca jogando conscientemente os dados aleatoriamente numa aposta cotidiana, somos a bolinha… Read more »

KlaSH
KlaSH
24 julho de 2014 10:06 pm

SENSACIONAL. As minhas pararam de ocorrer há anos 🙁 Se iniciaram em 2002, com auge em 2004, de lá pra cá foram parando, parando… E nunca mais 🙁 Fiz um diário na época que guardo com carinho rs

Paulinha
Paulinha
22 julho de 2014 7:07 pm

Surpreendente, Sidd.

Beijos!!

Tião
Tião
27 junho de 2014 2:03 pm

Acid, olha só o que estão tramando para o Brasil: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/

Uma assembleia nacional constituinte para elaborar uma constituição bolivariana

Nighthawk
Nighthawk
26 junho de 2014 4:38 pm

Valeu. Se tivesse um CURTIR aqui seria clicado nele.

Anônimo
Anônimo
26 junho de 2014 9:37 pm

E o nome do filme ainda é:
“O Fabuloso DESTINO de Amélie Poulain”

:0

Avila
Avila
1 julho de 2014 7:56 am

Ele também fez o filme “Alien Ressurection”!

Dan!
Dan!
2 julho de 2014 1:09 pm

Puts…isso me dá calafrio.
Isso está se intensificando comigo há alguns anos …as vezes me parece um pequeno entretenimento que a “vida” dá para nos agradar, aliviando um pouco nossa carga, enquanto nos lembra da tremenda engenharia que existe nos bastidores. Duplo efeito?!

Matt
Matt
2 julho de 2014 10:57 pm

Isso já aconteceu muitas vezes comigo. Talvez não como o seu episódio mas eu nem mais me assusto com isso.

Anônimo, o inominado
Anônimo, o inominado
3 julho de 2014 2:12 pm

Isso de chama viés de confirmação (ou pinçar o fatos que confirmem uma hipótese preestabelecida). Todas as milhares de vezes que milhões de pessoas ouvem um podcast (ou lêem um livro, vêem filme, etc) sobre um filme francês passeando por Paris todos os anos e nada de coincidente acontece são desprezadas. A chance de uma coincidência desta acontecer é ínfima realmente, mas é só deixar rolar alguns milhões de eventos aleatórios que ela ocorrerá fatalmente. Como pensar em um amigo e ele ligar para você na mesma hora (quantas vezes você – e todo mundo a tomo momento – pensou… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 julho de 2014 10:56 pm

“As ‘coincidências’ são uma janela que se abre para uma das perguntas filosóficas mais importantes que podemos formular: os acontecimentos de nossa vida são, em última análise, objetivos ou subjetivos?”, escreve Jill Neimark na Psychology Today:

“Existe uma ordem mais profunda, uma finalidade mais ampla no universo? Ou somos os acasos felizes da evolução, que vivemos nossas vidas preciosas, porém breves, em um mundo fundamentalmente aleatório que só tem o significado que optamos por atribuir a ele?”

…Eis a questão!

Amanda
Amanda
7 julho de 2014 11:36 pm

🙂

moxed
moxed
19 julho de 2014 9:28 pm

Talvez ele seja sua alma gêmea.

Elvis Araújo (João Pessoa)
Elvis Araújo (João Pessoa)
1 julho de 2014 3:00 pm

Sincronicidade mesmo!
É interessante como eu estava pensando justamente nisso estes dias.
É que de uns 2 anos para cá do nada, e toda vez que penso em um filme, objeto,pessoa, circunstâncias etc. No dia seguinte vivencio algo intensamente relacionado aquilo.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.