OSHO: A MENTE

Você é somente uma testemunha e nada mais

 

A mente é apenas uma procissão de pensamentos passando na sua frente na tela do cérebro. Você é um observador. Mas você começa a ficar identificado com coisas belas – essas são seduções. E uma vez que você fica agarrado nas coisas belas você também fica agarrado nas coisas feias porque a mente não pode existir sem a dualidade.

Basta tentar de vez em quando: Deixe a mente ser o que quer que seja. Lembre-se, você não é a mente. E você terá uma grande surpresa. No dia que você estiver completamente desidentificado da mente, mesmo por um simples momento, há uma revelação: a mente simplesmente morre; ela não está mais presente. E com o desaparecimento da mente desaparece o eu. E tantas coisas desaparecem as quais eram tão importantes para você, coisas tão perturbadoras para você. Você esteve tentando resolvê-las e elas estavam ficando cada vez mais complicadas, tudo era um problema, uma ansiedade, e parecia que não havia nenhuma saída.

O mestre diz ao discípulo para meditar sobre um koan: Um pequeno ganso é colocado dentro de uma garrafa, e depois alimentado e nutrido. O ganso vai ficando cada vez maior e maior, e preenche toda a garrafa. Agora ele está muito grande; ele não pode sair pela boca da garrafa – a boca é muito pequena. E o koan é que você tem que retirar o ganso sem destruir a garrafa, sem matar o ganso.

O que você pode fazer? O ganso é muito grande; você não pode retirá-lo a menos que quebre a garrafa, mas isso não é permitido. Ou você retira matando-o, assim você não se importa se ele sai vivo ou morto. Isso também não é permitido.

Dia após dia, o discípulo medita, não encontra nenhuma maneira, pensa desse jeito e daquele jeito – mas de fato não tem jeito. Cansado, completamente exaurido, uma revelação repentina…Subitamente ele compreende que o mestre não pode estar interessado na garrafa e no ganso; eles devem representar algo mais. A garrafa é a mente, você é o ganso… e com o testemunhar, isso é possível. Sem estar na mente, você pode ficar tão identificado com ela que você começa a sentir que você está nela!

Ele corre para o mestre para dizer que o ganso está fora. E o mestre diz, “Você compreendeu isso. Agora o conserve fora. Ele nunca esteve dentro”. Assim não surge à questão de trazê-lo para fora.

A consciência é o ganso que não está dentro da garrafa da mente. Porém, você está acreditando que ela está dentro da garrafa e perguntando a todo mundo como tirá-la de lá. E existem idiotas que irão lhe ajudar, com técnicas, para retirá-la da garrafa.

Consciência é não-dual e a mente é dual. Então apenas observe. Não lhe ensino algumas soluções. Eu lhe ensino a solução: Basta recuar um pouco e observar. Crie uma distância entre você e sua mente.
Seja isso bom, belo, delicioso, algo que você gostaria de desfrutar intimamente ou que seja feio – permaneça tão longe quanto possível. Veja isso como se você estivesse vendo um filme…

Identificação é a causa raiz da sua miséria. E toda identificação é identificação com a mente. Apenas dê um passo para o lado e deixe a mente passar. E logo você será capaz de ver de que não há nenhum problema – o ganso está fora. Você não precisa quebrar a garrafa, nem precisa matar o ganso.

Osho; Beyond Psychology

Gostou do texto de Osho? Quer conhecer mais sobre ele? O Saindo da Matrix recomenda FORTEMENTE que você assista ao documentário da Netflix “Wild Wild Country” e tire suas próprias conclusões a respeito.

“Absorva o que é útil, descarte o que não é, adicione o que é exclusivamente seu”
(Bruce Lee)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
skyslogd
skyslogd
14 setembro de 2006 10:17 pm

Saindo da Matrix

Você olha os comentários das postagens antigas?

Porque se olha, seria muito bom, estou lendo praticamente o site intero, não de modo contínuo, mas leio, e as vezes me pinta algumas dúvidas, ae so pra saber, se irei ter resposta, como esse aqui

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 setembro de 2006 11:01 pm

Leio, sim. Aliás, todo mundo que acessa o link http://www.saindodamatrix.com.br/comentarios.html lê.
Só não tenho muito saco pra responder… Aliás, o site é feito pra que outras pessoas possam interagir, ajudar, dar suas opiniões, e não só eu ficar respondendo.

Calil
Calil
2 novembro de 2006 6:07 am

putz, bixo…esse site foi praticamente uma benção pra mim!!!
minha mente sem controle tava me matando!!! Vida longa a vc, que através desses textos tenta iluminar pobres seres, como eu!!!

joa
joa
16 abril de 2009 10:23 am

eu posso alimentar o ganso de maneira decrescente até q ele diminua seu tamanho e então ele novamente passará pela garrafa ……… ma s a ´´alimentação“ deve ser incessantemente decrescente até em q chegue ao ponto de seu término e então ……………………..

Martyn
Martyn
7 agosto de 2011 12:29 am

Mante do verbo Mentir :D…

Anônimo
Anônimo
12 janeiro de 2014 10:04 am

Qual a necessidade da mente? —- Satsang com Satyaprem

http://www.youtube.com/watch?v=RovMC2fzW7U

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.