ÚLTIMOS 50 COMENTÁRIOS DE TODO O BLOG ()

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Conheci o blog quando pesquisei no google matrix reloaded e foram muitos anos de leitura.

Samuel

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Parabéns Acid!!!

adi

ANÁLISE DAS RELIGIÕES

Caro troll,

"trata-se fundamentalmente de uma atitude de bom senso caro neutrino.”

Sem dúvida.

“Concordo com você que é necessário algo mais (maior) do que o "eu" ou o "nós". Tal se chama uma utopia que não tem necessariamente de provir de Deus.”

Necessariamente, caro, porque a certeza do “eu” e do “nós” concretos é incomparavelmente mais forte do que a incerteza de uma abstração qualquer, e permanecem como parâmetros referenciais. Mas, uma vez que a razão ou a Fé (não como mera crença, mas no sentido da referida virtude teologal, que atua onde a razão de cada um não alcança) aponta para algo superior, e este algo só pode ser Deus, então o parâmetro pode mudar de posição.

“Eu creio que essa noção vêm da intuição que é uma forma superior de inteligência...”

Isto que chamas intuição é natural ou sobrenatural (a Fé). A natural é uma inclinação que temos para algo superior. Mas reitero: fornece-nos apenas uma abstração qualquer, que não tem força para concorrer com o que é tangível.

“a questão da anterioridade..., esta uma questão que pode ser resolvida entendendo que o tempo é criado com o big bang.”

Trata-se aqui de anterioridade ontológica, caro, não temporal (que, para a questão, é irrelevante).

“São uns biliões de humanos pensando mal...”

Sim.

“parece-me estatisticamente pouco plausível :)”

Mas não é. Veja:

“Contraria inclusive o princípio da ‘wisdom crowd’ que como sabe está por detrás da ideia de Democracia - um homem um voto.”

A sabedoria popular existe para certos casos, e é uma prova, inclusive, do caráter inato das leis naturais no homem; mas, para uma infinidade de outros, não, uma vez que só se cultiva sabedoria daquilo que se conhece; e somente se conhece (quando não há inerência) aquilo que se experimenta ou que é transmitido oral e/ou simbolicamente (nas várias modalidades), ou seja, em um processo de absorção de informação exterior ao indivíduo, o qual, vale ressaltar, será sempre compatível com a predisposição dele. Uma boa formação torna mais viável a apreensão da boa informação, ao contrário de uma má formação, que tende, quando muito, a gerar confusão. E quando as leis naturais são superadas por outras leis, como a do mais forte, como vínhamos tratando, ou seja, quando uma civilização está a decair, a formação consequentemente está comprometida. De um ângulo mais prático, basta olharmos para a educação e para a mídia, que são os principais meios de formação e de informação para as massas, e que estão nas mãos de sujeitos que não querem o bem delas. O resto deduz-se com facilidade.

“mesmo a razão (lógica matemática) deverá ter seus limites como bem apontou Pascal”

Há limites para a razão sob determinados aspectos; mas, sob outros, não, e não fosse assim não teríamos acesso a provas cabais em tantos âmbitos.

“e numa perspetiva mais técnica Godell com os teoremas da incompletude. Muitos conceitos tidos como absolutos revelaram falhas/paradoxos e tiveram que ser reestruturados.”

Sim. Mas note que isto não induz ao pleno subjetivismo. Muitos dados mal interpretados por limitações contextuais têm sido descartados, mas muitos outros, mais bem interpretados, mais objetivos, perenes, conclusivos, não.

“Pode um cão por nome no dono?”

Não. Mas veja que pelo simples fato de não ter intelecto. :)

“Concordo. Não temos como decidir. E por isso é tão perigoso decidir em tais assuntos.”

Em qualquer campo do conhecimento, e isso inclui o metafísico e o teológico, há questões perante as quais é prudente não insistir em conclusões, mas há aquelas que podem ser decididas, das quais se pode obter provas cabais.

“A história ‘mainstream’ conduz a outras conclusões... Algo a investigar.”

Porque a grande maioria dos professores de história atuais segue o lema “a história é contada pelos vencedores”, mas justo pelas razões que tratei no início deste comentário não o aplicam, por exemplo, quando se trata da história medieval, e preferem analisá-la segundo a óptica iluminista e protestante, e não com base nas fontes primárias (quadro que já está começando a mudar, felizmente, como se vê em algumas poucas universidades federais do país). A história da segunda grande guerra também é outro bom exemplo.

“...temos mais a ganhar observando isso de uma perspectiva macro com raízes na geopolítica - é um assunto muito complexo...”

Que por sua vez requer um entendimento satisfatório do contexto macroeconômico, geoestratégico, etc. Sim, bastante.

“Existem forças poderosas moldando a história e que, especulando um pouco, podem derivar de leis naturais desconhecidas...”

As leis que menciono são conhecidas. Outras leis consideradas naturais de outras perspectivas podem de fato estar envolvidas, mas eu penso que a solução principal é de cunho sobrenatural.

“Já viu tanto prêmio Nobel se enganando nos assuntos econômicos -porque será? Estamos lidando com um sistema que tornamos tão complexo”

É muito mais grave, caro. Tentam hoje desqualificar os Prtc. dos Sbs. de S. com várias hipóteses (nenhuma convincente), mas, para quem vai mais a fundo, a resposta está ali, bem como em outros documentos similares.

Abraço

outro neutrino

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

E claro, esqueci do principal! Parabéns por essa data! 15 anos não é pouca coisa não!!!

Gabriel

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Deve ter no máximo um ano que sigo esse blog, e nesse tempo, posso falar que muitos textos que li aqui mudaram minha percepção, aumentaram minha curiosidade por diversos temas e me trouxeram muitos e muitos ensinamentos. Ao começar pelos incríveis textos cercardos de informações e detalhes minuciosos de qualquer assunto tratado, até os comentários dos textos que sempre tem boas conversas e boas análises! Em pensar que conheci o blog quando estava procurando por resenhas sobre filmes... "Santa" busca do Google!! hehe

Gabriel

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Ahhhh garoto, muito bem!
Muito orgulhoso de Vc e do monstrinho que virou o saindo da matrix.
Parabéns e um abraço


SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Parabéns !!

tininha

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Parabéns acid! 15 anos? tempus fugit!

O meu agradecimento! Esse site tem sido uma ilha nesse mar de irrelevância que caracteriza os tempos atuais...

troll

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Parabéns, Destemido Acid. E eu que agradeço.

Ikki & Os penetras, do âmago da festa de debutantes.

JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

- Mamãe, no céu tem pão?
- Pior que tem, meu filho.
E morreu.

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/astronautas-poderao-assar-pao-em-estacao-espacial-21467109

Ikki & Os penetras, do âmago da festa de debutantes.

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Parabéns!!! Obrigado por todo conteúdo ao longo desses anos. Tenho certeza que esse espaço trouxe grandes contribuições positivas para muita gente!

Emerson

ANÁLISE DAS RELIGIÕES


Caro neutrino,

"Gesto demasiado bem-vindo. Discordar com honestidade deveria ser no mínimo um costume."
----------
Questões de educação e respeito à parte, trata-se fundamentalmente uma atitude de bom senso caro neutrino. A experiência nos mostra, todos os dias, que aprendemos mais quando descobrimos nossas falhas.


´Sem Deus se adota imediatamente dois parâmetros: “eu” e/ou “a coletividade”.'
----------------
Concordo com você que é necessário algo mais(maior) do que o "eu" ou o "nós". Tal se chama uma utopia que não tem necessariamente de provir de Deus. Aqui entramos numa questão de fé.
Eu creio que essa noção vêm da intuição que é uma forma superior de inteligência...

"O problema com esse deus é que ele exige sempre uma anterioridade,
à qual você teria então de chamar de “deus”, deixando o deus anterior de ser deus,
e assim, se for o caso, sucessivamente até você chegar ao Deus de fato, que é puro ato,
razão pela qual não se mistura em essência à contingência."
---------------------------------

Compreendo a questão da anterioridade relativamente a este exercício "construtivista" de uma "vaga ideia" de Deus.
Todavia, esta uma questão que pode se resolvida entendendo que o tempo é criado com o big bang.
Por conseguinte a questão do "antes" poderá ser simplesmente uma não questão ou
"ill posed question"... no
mesmo sentido de que a questão "O que fica a Norte do Polo Norte?" o é.

Esta conjetura depende da hipótese do tempo ter sido criado tal como tudo o resto no
momento do bigbang. Steven Hawking, um Ateu reconhecido, já defendeu esta ideia mas
a abandonou passados muitos anos devo reconhecer... Eu não sei ao certo se o Steven Hawking versão 1.0 ou 2.0 está certo

Decidir que foi Deus que originou o bigbang é mais uma vez não decidível. Porque se decidimos que foi Deus estamos a usar a palavra para justificar nossa ignorância...
Mais uma vez é uma questão de fé.


"Muita gente não concorda por outras tantas questões que não a do reto uso da razão, infelizmente."
-----------------

São uns biliões de humanos pensando mal... parece-me estatisticamente pouco plausível :)
Contraria inclusive o princípio da "wisdom crowd" que como sabe está por detrás da ideia de Democracia - um homem um voto.


"Mas, crença à parte, se me permite fazê-lo, decide. Não só decide segundo algo, como ela mesma parte de tal existência, uma vez que é exercida imaterialmente (o que tem feito tantos neurocientistas atuais arrancarem os cabelos)."
--------------

Com você imagina mesmo a razão (lógica matemática) deverá ter seus limites como bem apontou Pascal
"O coração tem razões que a razão desconhece"
e numa perspetiva mais técnica Godell com os teoremas da incompletude. Muitos conceitos tidos como absolutos revelaram falhas/paradoxos e tiveram que ser reestruturados.

Pode um cão por nome no dono?

"Mas pense que poderiam ser as duas coisas. Normalmente não há como sabermos"
----------------

Concordo. Não temos como decidir.
E por isso é tão perigoso decidir em tais assuntos.

"Essa mentalidade nunca escravizou os bons pensadores, razão pela qual justo no medievo floresceram as Universidade e a boa ciência."
-----------------
A história "maintream" conduz a outras conclusões...
Algo a investigar.

Esta teoria da conspiração dos interesses econômicos etc e tal é demasiado redutora - temos mais a ganhar observando isso de uma perspectiva macro com raízes na geopolítica - é um assunto muito complexo. Existem forças poderosas moldando a história e que, especulando um pouco, podem derivar de leis naturais desconhecidas...

Já viu tanto prêmio Nobel se enganando nos assuntos econômicos -porque será? Estamos lidando com um sistema que tornamos tão complexo que há bons motivos para supor que terá uma forma de inteligência que infelizmente nos transcende...

"A teologia prova que não. Mas também trata-se aqui de algo que exigiria uma resposta um tanto complexa. :)"
-------------------------
Imagino que sim o que diz bastante sobre a questão.


Abs

troll

JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

Ola Dohko. Tem uma passagem de Jesus que diz que ele não veio para os justos, mas para os pecadores. Da mesma forma que Buda diz que ele é o médico e, como Bodhisatva, vêm à terra para recomendar o remédio aos doentes: "Eu ensino a Lei como o médico que reconhece a doença e recomenda um remédio. O fato de o doente tomar ou deixar de tomar o remédio já não depende do médico."

Você disse: "Esses ladrões podiam até estar fisicamente próximos de Jesus, mas não o seguiam de verdade." Sim, essa é a base do texto. Tanto que Jesus diz:
"Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair." No final, com as palavras duras de Jesus, o pessoal que só queria pão percebeu que estava fisicamente ali, mas que não era mesmo parte dos que o seguiam.

Acid

SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Parabéns!!

Nisia

EFEITOS DA ESPIRITUALIDADE NO ORGA

New Study Finds Yoga, Tai Chi, and Meditation Affect the Way DNA Responds to Stress

https://www.buddhistdoor.net/news/new-study-finds-yoga-tai-chi-and-meditation-affect-the-way-dna-responds-to-stress


JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

Sempre falando asneiras....não mudou nada hem Dohko?


SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

parabéns SDM feliz aniversário!!


SAINDO DA MATRIX 15 ANOS

Parabénsss caraaa , aprendi muito com a sua filha, minha consciência expandiu com seus posts.brigadãooo

Guilherme

BLADE RUNNER: SIMBOLOGIA (Parte 2)

Valeu mesmo, Milton :)

Acid

BLADE RUNNER: SIMBOLOGIA (Parte 2)

Um filme que marcou meus 19 anos. Nunca esqueci. A interpretação que Vc dá às cenas e aos textos, quebrando os símbolos e nos dando a oportunidade de fazer outra leitura é, para mim, brilhante e agradeço muito por isso.

Sua voz está bacana, a dicção e o tom da sua fala, minha opinião, se adéqua perfeitamente, nada é irritante aqui, pelo contrário, é um deleite.

Obrigado, mesmo!...

Milton

ANÁLISE DAS RELIGIÕES

Caro troll,

“Permita-me discordar nesse ponto.”

Gesto demasiado bem-vindo. Discordar com honestidade deveria ser no mínimo um costume. Mas infelizmente, nos tempos atuais...

“A observância das leis pró-civilizacionais não depende da existência de um Deus. Depende apenas da inteligência que nos vai restando :). O homicídio simplesmente não funciona...”

Sem Deus se adota imediatamente dois parâmetros: “eu” e/ou “a coletividade”.
Em seu comentário, o “eu” somente está descartado”. Mas note que nem um nem outro configura razão pétrea, o que está manifesto na própria possibilidade de escolha entre um e outro, inclusive porque esta exigiria também um parâmetro unificante, que, no caso, inexiste. O que ocorre é que a lei do mais forte passa a prevalecer. Eis porque nunca se viu nem nunca se verá o florescimento de uma civilização ateia.

“Mas tudo isso se explica numa perspectiva puramente racional.”

Então creio que aqui fica claro porque sim, de fato as leis naturais são objetivas, de eficácia racionalmente verificável, mas as razões pelas quais devem ser obedecidas precisam de um fundamento sobrenatural no qual fixem suas raízes, ou, sobretudo mediante nossa natureza, são gradualmente suprimidas.

"Possivelmente, na minha perspetiva Deus será o universo mais muito mais ainda, segundo uma qualquer lei de amplificação e transcendência de efeitos.”

O problema com esse deus é que ele exige sempre uma anterioridade, à qual você teria então de chamar de “deus”, deixando o deus anterior de ser deus, e assim, se for o caso, sucessivamente até você chegar ao Deus de fato, que é puro ato, razão pela qual não se mistura em essência à contingência.

“Nas dinâmicas humanas simples então o resultado é avassalador!”

O tema é interessantíssimo, sem dúvida.

“Com agnóstico ainda tenho muitas dúvidas em termos abstratos. Creio inclusive que a questão da existência de Deus é não decidível pela razão.”

Mas, crença à parte, se me permite fazê-lo, decide. Não só decide segundo algo, como ela mesma parte de tal existência, uma vez que é exercida imaterialmente (o que tem feito tantos neurocientistas atuais arrancarem os cabelos).

“Está muito para além disso - razão porque nem toda a gente concorda”

Muita gente não concorda por outras tantas questões que não a do reto uso da razão, infelizmente.

“(Nem Buda se bem me lembro...) nem irá concordar.”

A causalidade é tratada em certas escolas do budismo, e uma ou outra chega a um deus panenteísta, mas de fato isso tem pouca relevância em razão da natureza da essência do sistema da doutrina.

“Por outro lado acho a ideia de usar em vão "Deus" para justificar a nossa ignorância relativamente a fenómenos físicos criminosa intelectualmente.”

Aqui estamos de pleno acordo.

“Quando ocorreu o terramoto de Lisboa muitos afirmaram que era a vontade de Deus... quando, na realidade, tudo se explicou à luz da ciência.”

Mas pense que poderiam ser as duas coisas. Normalmente não há como sabermos. Diferente, por exemplo, do caso do “Monte Pelée” na Martinica.

“Mais ainda, não nos tivéssemos libertado dessa mentalidade hoje não haveria sismógrafos que nos podem dar algum tempo...”

Essa mentalidade nunca escravizou os bons pensadores, razão pela qual justo no medievo floresceram as Universidade e a boa ciência. No entanto, o meio científico e tecnológico ancorava-se nas leis naturais, razão pela qual vou em outra direção e digo que se ainda estivéssemos nesse âmbito, a ciência hoje estaria muito mais avançada, pois não estaria sendo controlada pela gente que atualmente a controla, seja para fins escusos financeiros, ideológicos, etc.

“Admitindo que é verdade quem me garante que esses contactos não foram realizados com Deuses Menores?”

A teologia atrelada à metafísica, o que infelizmente exigiria uma resposta complexa a partir de pelo menos um exemplo, algo não apropriado para o momento.

“A questão do Deus vingador do velho testamento (sodoma e gomorra, etc. e tal) pode estar associada a tais entes superiores mas imperfeitos como nós... Quem sabe?!”

A teologia prova que não. Mas também trata-se aqui de algo que exigiria uma resposta um tanto complexa. :)

“Sds, e obrigado por suas respostas.”

É sempre um prazer.

Abs.

outro neutrino

JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

Fala Acid, que bom que não morreu! Bom, o que me incomoda em Jesus é o fato de andar com gente da pior espécie. E julgo "melhor e pior" pelo caráter. Isso contraria inclusive o que é dito em Provérbios 13:20, que pode ser uma adaptação livre de "Diga-me com quem andas, que eu te direi quem és".
E não vale a desculpa que é porque eles queriam "melhorar", pois eu entendo que "seguir Jesus" é fazer as coisas direito na sua vida, ou "seguir o caminho da perfeição", para não correr o risco de levar uma tatuagem escrito "sou ladrão e vacilão" na testa.
Eu entendo Deus como a perfeição, em que você pode sempre se aproximar, mas jamais alcançará, como uma curva assintótica em um gráfico. Esses ladrões podiam até estar fisicamente próximos de Jesus, mas não o seguiam de verdade. Bom, pelo menos é essa a minha interpretação de ateu para o fato.
E nem venha com essa de "não julgueis para não ser julgado", pois fazemos isso praticamente o tempo todo, mesmo sem querer, como é dito no livro "Rápido e Devagar", de Daniel Kahneman.
Então é isso, não vejo outro motivo para Jesus andar com a escória moral da sociedade, senão lançar algum tipo de "Bolsa-Esmola", e se candidatar a alguma coisa.
Talvez se Jesus vivesse hoje em dia, a Lava-Jato estaria na sua cola.

Dohko de Libra

JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

\O/

Pandimah

JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

Acid, amei esse estilo século XXI de revisitar trechos da Bíblia tão antigos e conhecidos... voltou com tudo hein??

Espuma Flutuante... será a que eu estou pensando que é??

Skywalker

JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

Ótima reflexão! Welcome back!

Espuma Flutuante

ASTRONAUTA CONFIRMA OVNIS

Um usuário do YouTube publicou um vídeo em que apresenta uma suposta captura de tela do site oficial da NASA com uma imagem de Marte que atraiu sua atenção.

A NASA, supostamente, terá eliminado rapidamente a imagem misteriosa de uma nave alienígena, que estava previamente disponível no portal oficial da agência espacial.

https://br.sputniknews.com/mundo_insolito/201706188674029-nasa-secreto-ovnis-extraterresres/


JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

Olha que voltou das cinzas... Bem no seu estilo... Dos velhos tempos.. muito bom...

Salu

JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

Valeu, Acid...
Vou ler com calma.
Tomara que esteja tudo ótimo com vocês...
Nem só de pão vive o homem... Pior, se for com mortadela... :)
Saludos! :)

Olim

SAINDO DA MATRIX

Nibbana e O Discurso do Fogo

Nibbana - Ajaan Thanissaro

Este breve ensaio delineia o uso da imagem do fogo no Budismo antigo para descrever Nibbana, o objetivo da prática Budista.

http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/nibbana.php


Adittapariyaya Sutta - O Discurso do Fogo

Alguns meses após o seu Despertar o Buda proferiu este sermão para um grupo de 1.000 ascetas adoradores do fogo. No seu típico brilhante estilo de ensino o Buda usa um símile que rapidamente penetra nos corações dos ouvintes – neste caso, um símile com o fogo. Após ouvirem este sermão, todos os presentes alcançaram a Iluminação (arahant)

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXXXV.28.php


ANÁLISE DAS RELIGIÕES

"Eis, aliás, aqui, um dos grandes problemas do ateísmo: negando-se a divindade, não se encontra qualquer razão pétrea para que se mantenha a fidelidade a leis pró-civilizacionais."
-----------

Permita-me discordar nesse ponto. A observância das leis pró-civilizacionais não depende da existência de um Deus. Depende apenas da inteligência que nos vai restando :). O homicídio simplesmente não funciona - é um desperdício de recursos. O roubo também não funciona e por isso temos a justiça e a polícia. Mas tudo isso se explica numa perspectiva puramente racional.

"Mas isto está muito aquém de Deus, caro. Trata-se comummente de algo meramente natural. A soma nunca é maior que as partes em ato se se exclui as potências."
--------------------
Possivelmente, na minha perspetiva Deus será o universo mais muito mais ainda, segundo uma qualquer lei de amplificação e transcendência de efeitos.

Todavia é certo que um monte de areia ganha um significado/estatuto totalmente diferente de um punhado de areia. Aliás, uma grande questão é saber quando um conjunto de areia ganha o estatuto de monte de areia :)
Já para não falar das dinâmicas que se estabelecem quando a quantidade de areia atinge níveis críticos.
O mesmo acontece quando juntamos muitas nano-partículas - o sistema ganha propriedades que, passo a expressão, os seus componentes individuais "apenas podem sonhar" :)
Nas dinâmicas humanas simples então o resultado é avassalador! Junta 10 homens numa selva com 10 macacos. Os macacos ganham! Junta 1000 homens - cria-se uma cultura, criam-se realidades fictícias e domina-se a natureza. (Harari)

O que nos fornece mais uma demonstração da existência de uma inteligência criadora primeira. :)
-----------------

Com agnóstico ainda tenho muitas dúvidas em termos abstratos. Creio inclusive que a questão da existência de Deus é não decidível pela razão. Está muito para além disso - razão porque nem toda a gente concorda (Nem Buda se bem me lembro...) nem irá concordar.

Por outro lado acho a ideia de usar em vão "Deus" para justificar a nossa ignorância relativamente a fenómenos físicos criminosa intelectualmente. Quando ocorreu o terramoto de Lisboa muitos afirmaram que era a vontade de Deus... quando, na realidade, tudo se explicou à luz da ciência. Mais ainda, não nos tivéssemos libertado dessa mentalidade hoje não haveria sismógrafos que nos podem dar algum tempo...

Em termos concretos não tenho dúvidas de que o que para ai se diz que Deus será ou não será está cheio de erros de interpretação e muito ruído.


"Nas Escrituras e na hagiografia há muitos exemplos de pessoas que falaram com Deus."
------------
Respeito sua fá mas tenho outra opinião sobre esses contactos.

Admitindo que é verdade quem me garante que esses contactos não foram realizados com Deuses Menores? (Seres mais evoluídos de outros planetas cuja relação connosco estão como da minhoca para a águia...) - A questão do Deus vingador do velho testamento (sodoma e gomorra, etc. e tal) pode estar associada a tais entes superiores mas imperfeitos como nós... Quem sabe?!


"Mas este trecho é demasiado interessante, e gera mistérios sondáveis e insondáveis em vida."
-------------
Concordo! É a existência do mistério algo que me dá grande satisfação :)


Sds, e obrigado por suas respostas.

troll

JESUS: NO CÉU TEM PÃO?


QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI. (João 15:12)

Existiu? Não existiu? Existe Deus? não existe? Who cares! É um não assunto.

O que realmente importa é que esse é o ensinamento (verdade) mais importante alguma vez transmitido à humanidade. As soluções para todos os problemas derivam deste princípio tão simples.

Mas caro Jesus, o princípio não é de fácil aplicação...

Só pode dar quem recebeu! E tem muito povo que nada recebeu e, por conseguinte, nada pode dar

Essa é uma triste realidade.A maior fonte de problemas nesse mundo...

Paradoxalmente, parece que apenas o verdadeiro desenvolvimento, educação e reflexão pode criar condições para o entendimento de um conceito tão simples... que estará porventura inscrito no nosso ADN

Poucos conseguem ser bons com a barriga vazia e sem perspectivas de crescimento...

Existe muito trabalho a fazer! SE cada um de nós (que teve a sorte de ter recebido) actuar bem na sua esfera de relacionamentos e se cumprir -
vai mudar o mundo todo! É o efeito borboleta

Não será verdadeiro AMOR, não essa palavra gasta (amor) que usamos sem conteúdo a forma mais sofisticada e transcendente de entendimento conhecida pelo homem?

"Só o entendimento gera a paz", dizia com razão Einstein a Fritz Haber (*) enquanto o tentava convencer a abandonar o seu projeto mortal.

(*) Fritz Haber salvou a europa da fome quando descobriu um método de extrair azoto do ar - fundamental para o desenvolvimento de fertilizantes. E mais tarde, empurrado pela estupidez da 1º guerra mundial desenvolveu as primeiras armas de destruição massiva - o gás mostarda e o gás de cloro.


JESUS: NO CÉU TEM PÃO?

Olha quem voltou das cinzas...

Acid

BLADE RUNNER: SIMBOLOGIA (Parte 2)

Cabô?

Waking Onion

ANÁLISE DAS RELIGIÕES

Caro troll,

“Bem verdade. Embora, o apocalipse e pistas para o mesmo estão presentes na Biblia...”

Sim, com propósitos perfeitamente (porque divinamente) intentados, como reforçar conhecimento do passado exposto por outros livros das Escrituras, lançando um pouco mais de luz sobre ele, dar-nos uma ideia da transição particular e geral da vida para a outra etapa, de vida ou morte da alma, inclusive para mostrar por que vale a pena mergulhar na senda espiritual, etc.

“A falta dessa ocupação abre caminho ao surgimento de seitas e paganismo muito perigoso...”

Em uma miríade de aspectos, e o que apontas em teu comentário anterior é mais um deles, ainda longe de ser dos piores.

"Essa noção de leis naturais depende do entendimento da ‘vontade de Deus’, coisa que depende muito de interpretações que podem estar erradas.”

Sob certo aspecto, sim, porque, como Deus é a Suma Perfeição e a Suma Bondade, então, uma vez que se compreenda retamente estes dois conceitos, se entende mais retamente o sentido dessas leis (que, aliás, todos os humanos possuem intrinsecamente em hábito) e a necessidade de praticá-las. Mas, sob outro, não necessariamente, porque as análises mais minuciosas no âmbito estritamente natural também conduzem às mesmas conclusões relacionadas à sua eficácia pró-civilizacional, e observe-se que as seitas perigosas surgem exatamente pela infringência dessas leis. Eis, aliás, aqui, um dos grandes problemas do ateísmo: negando-se a divindade, não se encontra qualquer razão pétrea para que se mantenha a fidelidade a leis pró-civilizacionais.

“Na minha óptica conheço apenas a lei dos mais forte ou a lei do mais adaptado -”

Nos reinos monera, protista, fungi e plantae sim, sem dúvida, bem como no reino animalia com a ressalva única do ente intelectivo. Ainda que este de certo modo se submeta a ela, por vários outros a transcende.

“Esta lei é observável.”

As naturais também, e inclusive, como dito acima, são reconhecidas como habitualmente inatas. Onde quer que roubo, assassinato, calúnia, etc. sejam reprovados com veemência, a civilização floresce. A lei do mais forte aí não deixa de estar presente, mas como serva de leis morais objetivas superiores.

“Todavia, a minha experiência de vida tem me mostrado, no longo prazo, a existência de leis morais (do mais forte moralmente), mas infelizmente tal não é quantificável...”

Compreendo perfeitamente, uma vez que atualmente não vivemos em uma civilização florescente, e então não temos um parâmetro neste sentido no âmbito experiencial. Mas o que se dá é isto: se o homem atual vem insistindo em abrir mão das leis naturais, a lei do mais forte deixa seu papel de serva e volta a predominar. O nosso contexto político atual é o maior exemplo, mas isto está em praticamente todos os setores da sociedade atual, que chegou onde chegou pelo exercício da vontade da coletividade em relação à religiosidade.

“Que eu saiba, ainda ninguém falou com Deus... e mesmo ao nível intuitivo saber a vontade de Deus é algo profundamente subjectivo...”

Nas Escrituras e na hagiografia há muitos exemplos de pessoas que falaram com Deus. Vale uma pesquisada. E pode-se corretamente dizer que as próprias Escrituras são Deus falando conosco. Se o ouvimos ali ou não... é como descreve tão perfeitamente a parábola do semeador.

“Todavia, a noção de Deus no sentido de que a soma é incomensuravelmente maior que a soma das partes...”

Mas isto está muito aquém de Deus, caro. Trata-se comumente de algo meramente natural. A soma nunca é maior que as partes em ato se se exclui as potências. No entanto, pode-se dizê-lo só relativamente, de certo modo, se se leva em conta que a soma dos atos e potências de um ente com os atos e potências de outros entes implica a potência particular de ambos mais as potências relativas à união de ambos.

“Na realidade é observável que a natureza procura soluções óptimas pelo processo criativo de tentativa, erro e melhoria.”

O que nos fornece mais uma demonstração da existência de uma inteligência criadora primeira. :)

“E Deus viu que era bom! Isto me sugere numa interpretação imediata que poderá existir aqui um processo experimental...”

O experimento implica desconhecimento prévio, o que não é o caso para um ente que, sendo puro ato, como o demonstra a razão, é onisciente. Trata-se, no caso, de figura de linguagem. Mas este trecho é demasiado interessante, e gera mistérios sondáveis e insondáveis em vida.

Abs.

outro neutrino

SAMSARA (संस

Vendo por si mesmo — Ven. Bhikkhu Thanissaro (Podcast)

https://www.youtube.com/watch?v=Mn6W8yjNKlQ


o mesmo que escreveu esse texto sobre o Samsara!


ANÁLISE DAS RELIGIÕES

Caro Neutrino,

"Ao menos os representantes da única doutrina que se pode chamar propriamente de religião, ou seja, a Católica Apostólica Romana, consideram o precisar de uma data para o fim dos tempos algo herético, ou seja, condenável, e fazem-no com fundamentação bíblica."
---------------
Bem verdade. Embora, o apocalipse e pistas para o mesmo estão presentes na Biblia...

Da minha perspectiva a ICAR e outras religiões bem estruturadas ocupam bem o seu espaço. A falta dessa ocupação dá abre caminho ao surgimento de seitas e paganismo muito perigoso...


"As leis naturais propriamente ditas (segundo os antigos, não sob a óptica meramente naturalista [ecológica, etológica, etc.]) são os pilares para qualquer sistema moral efetivo, razão pela qual com base nelas se erigiram as civilizações, e por repudiá-las estas encontraram a ruína (e eis o que se dá atualmente com a nossa)."

-----------

Essa noção de leis naturais depende do entendimento da "vontade de Deus", coisa que depende muito de interpretações que podem estar erradas. (ver o fundamentalismo e outros erros)

Na minha óptica conheço apenas a lei dos mais forte ou a lei do mais adaptado - Esta lei é observável.

Todavia, a minha experiência de vida tem me mostrado, no longo prazo, a existência de leis morais (do mais forte moralmente), mas infelizmente tal não é quantificável..

- Que eu saiba, ainda ninguém falou com Deus... e mesmo ao nível intuitivo saber a vontade de Deus é algo profundamente subjectivo...

Todavia, a noção de Deus no sentido de que a soma é incomensuravelmente maior que a soma das partes poderá dar coerência à existência de uma "vontade de Deus" no sentido de uma solução óptima num horizonte temporal ilimitado

Na realidade é observável que a natureza procura soluções óptimas pelo processo criativo de tentativa, erro e melhoria.

"Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom."
Gênesis 1:21

E Deus viu que era bom!

Isto me sugere numa interpretação imediata que poderá existir aqui um processo experimental...

Sds,

troll

ANÁLISE DAS RELIGIÕES

Caro troll,

"Claro que os artistas da 'religião/mind control'...trataram ao longo dos tempos de tirar vantagem dos incautos..."

Ao menos os representantes da única doutrina que se pode chamar propriamente de religião, ou seja, a Católica Apostólica Romana, consideram o precisar de uma data para o fim dos tempos algo herético, ou seja, condenável, e fazem-no com fundamentação bíblica.

"E é isto que me revolta na natureza! Existe sempre um grupo de 'fortes' tirando vantagem das fraquezas dos 'fracos'..."

É uma triste realidade, para a qual a religião fornece a explicação e com a qual ela ensina a lidar.

"Talvez sejam as leis naturais (arcaicas ?) em ação..."

As leis naturais propriamente ditas (segundo os antigos, não sob a óptica meramente naturalista [ecológica, etológica, etc.]) são os pilares para qualquer sistema moral efetivo, razão pela qual com base nelas se erigiram as civilizações, e por repudiá-las estas encontraram a ruína (e eis o que se dá atualmente com a nossa).

"a humanidade no seu todo não é assim tão má quanto estes "artistas" nos fazem querer..."

A humanidade é decaída, e se um grupo é tão mau assim, depende de sua relação justamente com as leis naturais.

Sds.

um neutrino

EMANAÇÕES

ESTADO VIBRACIONAL BUDISTA

“Então como eu disse, Kalamas: ‘Não se deixem levar pelos relatos, pelas tradições, pelos rumores, por aquilo que está nas escrituras, pela razão, pela inferência, pela analogia, pela competência (ou confiabilidade) de alguém, por respeito por alguém, ou pelo pensamento, “Este contemplativo é o nosso mestre.” Quando vocês souberem por vocês mesmos que, “Essas qualidades são hábeis; essas qualidades são isentas de culpa; essas qualidades são elogiadas pelos sábios; essas qualidades quando postas em prática conduzem ao bem e à felicidade” - então vocês devem entrar e permanecer nelas.’ Assim foi dito. E em referência a isso é que foi dito.

“Agora Kalamas, aquele que é um nobre discípulo - portanto despojado de cobiça, despojado de má vontade, não deludido, com atenção plena e plena consciência – permanece com o coração pleno de amor bondade, permeando o primeiro quadrante com a mente imbuída de amor bondade, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permeia o mundo todo com a mente imbuída de amor bondade, abundante, transcendente, imensurável, sem hostilidade e sem má vontade .

“Ele permanece com o coração pleno de compaixão, permeando o primeiro quadrante com a mente imbuída de compaixão, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permeia o mundo todo com a mente imbuída de compaixão, abundante, transcendente, imensurável, sem hostilidade e sem má vontade.

“Ele permanece com o coração pleno de alegria altruísta, permeando o primeiro quadrante com a mente imbuída de alegria altruísta, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permeia o mundo todo com a mente imbuída de alegria altruísta, abundante, transcendente, imensurável, sem hostilidade e sem má vontade.

“Ele permanece com o coração pleno de equanimidade, permeando o primeiro quadrante com a mente imbuída de equanimidade, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permeia o mundo todo com a mente imbuída de equanimidade, abundante, transcendente, imensurável, sem hostilidade e sem má vontade .

“Agora Kalamas, aquele que é um nobre discípulo - sua mente livre de hostilidades, livre de má vontade, imaculada e pura - obtém quatro garantias no aqui e agora:

“’Se existe um mundo após a morte, se existem conseqüências das boas e más ações, então essa é a base pela qual com a dissolução do corpo, após a morte, renascerei num destino feliz, no paraíso.’ Essa é a primeira garantia que ele obtém.

“’Porém se não existe um mundo após a morte, se não existem conseqüências das boas e más ações, então nesta vida cuidarei de mim mesmo com tranqüilidade - livre de hostilidades, livre de má vontade, livre de dificuldades.” Esta é a segunda garantia que ele obtém.

“’Se conseqüências ruins recaem sobre quem pratica ações más, eu no entanto não penso em agir com maldade, então, como poderão os resultados ruins recaírem sobre mim?” Essa é a terceira garantia que ele obtém.

“’Porém se conseqüências ruins não recaírem sobre quem pratica ações más, então de todas formas estou purificado.” Essa é a quarta garantia que ele obtém.

“Aquele que é um nobre discípulo - sua mente livre de hostilidades, livre de má vontade, imaculada e pura - obtém essas quatro garantias no aqui e agora.”

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/ANIII.65.php


DEPRESSÃO

Instagram é o pior aplicativo para a saúde mental dos jovens, diz estudo

http://www.techtudo.com.br/noticias/2017/05/instagram-e-o-pior-aplicativo-para-a-saude-mental-dos-jovens-diz-estudo.ghtml


PSICOTERAPIA E A PLASTICIDADE DA M

“A base de um cérebro saudável é a bondade, e pode-se treinar isso”

http://tibethouse.org.br/a-base-de-um-cerebro-saudavel-e-a-bondade-e-pode-se-treinar-isso/


PROVAS KÁRMICAS

The very word "secrecy" is repugnant in a free and open society; and we are as a people inherently and historically opposed to secret societies, to secret oaths and to secret proceedings. We decided long ago that the dangers of excessive and unwarranted concealment of pertinent facts far outweighed the dangers which are cited to justify it. Even today, there is little value in opposing the threat of a closed society by imitating its arbitrary restrictions. Even today, there is little value in insuring the survival of our nation if our traditions do not survive with it. And there is very grave danger that an announced need for increased security will be seized upon by those anxious to expand its meaning to the very limits of official censorship and concealment. That I do not intend to permit to the extent that it is in my control. And no official of my Administration, whether his rank is high or low, civilian or military, should interpret my words here tonight as an excuse to censor the news, to stifle dissent, to cover up our mistakes or to withhold from the press and the public the facts they deserve to know.

John F. Kennedy
(100th birthday today)


AOS DE ESQUERDA

Vim do futuro pra dizer que vocês erraram em criticar somente o PT, que a sujeira é generalizada: do Executivo ao Judiciário, do Vereador ao Presidente da República. Vim pra dizer também que o bom moço Aécio é um gangster, narcotraficante e assassino confesso. Durmam em paz cavaleiros da moralidade.

Vinicius

BLADE RUNNER: SIMBOLOGIA (Parte 1)

Ficou legal sim mas... será mesmo que tudo isso foi proposital? Acho um pouco improvável...

?

BLADE RUNNER: SIMBOLOGIA (Parte 2)

5 estrelas

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/5_estrelas/


MANDALAS

tudo uqe faco esta relacionado ao meu objetiv0

Caio Henrique de Sousa Elil

ANÁLISE DAS RELIGIÕES

Cadê o apocalipse?

- Acho que já entendi porque existem tantos fanático do "fim do mundo em cueca"...

Estudos no âmbito da psicologia sujetaram dois grupos de controle a uma experiência dolorosa (valentes cobaias! respect!)

No fim de um período de contagem os sujeitos do grupo A recebiam um choque elétrico doloroso.

Os membros do grupo B recebiam o choque elétrico durante o período de contagem mas não sabiam quando!

Mediram-se os níveis de stress/medo nos sujeitos do grupo A e do grupo B.
Guess what?

Os membros do grupo A apresentaram níveis de stress/medo significativamente inferiores aos do grupo A.

Conclusão. Saber quando vem a dor prepara e conforta!

E assim os malucos do fim do mundo adquirem um pseudo-conforto marcando e acreditando numa dada data do fim do mundo.

Claro que os artistas da "religião/mind control" sabiam bem deste efeto psicológico e trataram ao longo dos tempos tirar vantagem dos incautos...

E é isto que me revolta na natureza! Existe sempre um grupo de "fortes" tirando vantagem das fraquezas dos "fracos"...
Mas enfim... Talvez sejam as leis naturais (arcaicas ?) em ação...

O que me impressiona é a nossa visceral repugnância quando vemos tirar vantagem dos "fracos"... ( e isto não sucede só ao nível dos humanos, alguns animais também reconhecem a injustiça)

Será isto um sinal que estamos aqui para melhorar as leis naturais? Levando-as para o próximo nível - o da moralidade?

Afinal a humanidade no seu todo não é assim tão má quanto estes "artistas" nos fazem querer...

troll

BLADE RUNNER: SIMBOLOGIA (Parte 2)

Acid, sinto falta dos seus textos! Cadê você? 😢

Gabriel Reboredo

A HISTÓRIA DE BUDA

Feliz Vesak!!!

São Lourenço recebeu a visita de monges tailandeses que escolheram um terreno nos arredores da cidade para construir o primeiro Monastério Budista Tailandês no Brasil!

https://www.facebook.com/VisiteSaoLourenco/videos/1401232426588932/


ANÁLISE DAS RELIGIÕES

Grandes Mestres

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/18753-grandes-mestres/


NIVER DE KRISHNA

Hare Ram Hare Krishna by Krishna Das

https://www.youtube.com/watch?v=-LdNrXaoT24




Ver os últimos 200 comentários do blog