MERKABAH

Merkabah (Merkavah) é o veículo de luz que Ezequiel menciona em 1:4-8 e 1:26, e que Enoque relata em 1 Enoque Capítulo 14. A palavra em hebraico Kabôd ou Hôd (em hebreu: substância, corpo, massa) é usada pra definir a forma que Deus toma na Terra, o como ele se manifesta, que não é nada além disso: carruagem, veículo ou “Trono de Deus”.

Com isso se vê que Merkabah no seu sentido original não tem a ver conosco, nosso corpo, e sim com um “corpo glorioso”, um veículo até o Divino ou do Divino até nós. Místicos da Cabalá usam estados alterados da consciência e relatam suas experiências como sendo fruto de uma ascensão aos céus pela Merkabah (João, em Apocalipse, e Paulo de Tarso em 2Co 12:2 usaram uma forma figurada diferente, ao dizer que foram “arrebatados em espírito”).

Todo o resto é invencionice.

Há uma tendência da “nova era” de pegar coisas cabalísticas, teosóficas e orientais e deturpá-las aos seus propósitos messiânicos. Fariam melhor se dessem nomes novos a coisas novas. Bem que dizia Jesus pra não pôr vinho novo em odre velho…

Referência:
Definição de Markabah;
The Biblical Vision of the Chariot (Maaseh Merkavah);
Jewish Encyclopedia – Merkabah;
Wikipedia – Merkabah mysticism;
Viagens celestiais: da Apocalíptica à literatura Hekhalot

4 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.