O COITADINHO

Extraído do Jornal Espírita de Setembro de 2007

Nascido em Ituiutaba (MG), a vida do médium Jerônimo Mendonça (1939-1989) foi um exemplo de superação de limites. Totalmente paralítico há mais de trinta anos, sem mover nem o pescoço, cego há mais de vinte anos, com artrite reumatóide que lhe dava dores terríveis no peito e em todo o corpo, Jerônimo era levado por mãos amigas pelo Brasil afora para proferir palestras. Foi tão grande o seu exemplo que foi apelidado “O Gigante Deitado” pelos amigos e pela Imprensa.

Jerônimo

Houve uma época, em meados de 1960, quando ainda enxergava, que Jerônimo quase desencarnou. Uma hemorragia acentuada, das vias urinárias, o acometeu. Estava internado num hospital de Ituiutaba quando o médico, amigo, chamou seus companheiros espíritas que ali estavam e lhes disse que o caso não tinha solução. A hemorragia não cedia e ele ia desencarnar.

– Doutor, será que podemos pelo menos levá-lo até Uberaba, para despedir-se de Chico Xavier? Eles são muitos amigos.
– Só se for de avião. De carro ele morre no meio do caminho.

Um de seus amigos tinha avião. Levaram-no para Uberaba. O lençol que o cobria era branco. Quando chegaram a Uberaba, o lençol estava vermelho, tinto de sangue. Chegaram à Comunhão Espírita, onde o Chico trabalhava. Naquela hora ele não estava, participava de trabalho de peregrinação, visita fraterna, levando o pão e o evangelho aos pobres e doentes.

Ao chegar, vendo o amigo vermelho de sangue, disse Chico:
– Olha só quem está nos visitando! O Jerônimo! Está parecendo uma rosa vermelha! Vamos todos dar uma beijo nessa rosa, mas com muito cuidado para ela não “despetalar”.

Um a um os companheiros passavam e lhe davam um suave beijo no rosto. Ele sentia a vibração da energia fluídica que recebia em cada beijo. Finalmente, Chico deu-lhe um beijo, colocando a mão no seu abdome, permanecendo assim por alguns minutos. Era a sensação de um choque de alta voltagem saindo da mão de Chico, o que Jerônimo percebeu. A hemorragia parou.

Ele que, fraco, havia ido ali se despedir, para desencarnar, acabou fazendo a explanação evangélica, a pedido de Chico, e em seguida veio a explicação:
– Você sabe o porquê desta hemorragia, Jerônimo?
– Não, Chico.
– Foi porque você aceitou o “coitadinho”. Coitadinho do Jerônimo, coitadinho… Você desenvolveu a autopiedade. Começou a ter dó de você mesmo. Isso gerou um processo destrutivo. O seu pensamento negativo fluidicamente interferiu no seu corpo físico, gerando a lesão. Doravante, Jerônimo, vença o coitadinho. Tenha bom ânimo, alegre-se, cante, brinque, para que os outros não sintam piedade de você.

Ele seguiu o conselho. A partir de então, após as palestras, ele cantava e contava histórias hilariantes sobre as suas dificuldades. A maioria das pessoas esquecia, nestes momentos, que ele era cego e paralítico. Tornava-se igual aos sadios.

Sobreviveu quase trinta anos após a hemorragia “fatal”. Venceu o “coitadinho”.

Que essa história nos seja um exemplo, para que nos momentos difíceis tenhamos bom ânimo, vencendo a nossa tendência natural de autopiedade e esmorecimento.

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
16 outubro de 2017 11:16 am

Que essa história nos seja um exemplo, para que nos momentos difíceis tenhamos bom ânimo, vencendo a nossa tendência natural de autopiedade e esmorecimento.

Sentinela
Sentinela
23 maio de 2009 9:19 pm

Quanto mais gritamos contra a escuridão mais ela parece maior,
Somente no silêncio conseguiremos ver as estrelas ou quando não houver nuvens,
“A fim de animar minha tímida lâmpada a vasta noite acende todas as suas estrelas”
Rabindranath Tagore

Klann
Klann
23 maio de 2009 7:16 pm

esse filme é baseado em fatos reais (nada de ficçao), procurem ver esse filme q é muito bom!
(naum me lembro o nome dele)

Klann
Klann
23 maio de 2009 7:13 pm

vi um filme uma vez de deficientes que jogavam futebol americano de cadera de rodas, e eles diziam q naum precisavam de ajuda e naum gostavam quando as pessoa sentiam pena deles (por exemplo quando eles iam no mercado, as pessoa sentiam pena e ajudavam eles a colocar as coisas deles no carro, e eles rejeitavam porque diziam q naum precisavam de ajuda)
Esses caras definitivamente nao sao coitadinhos!

Devendra
Devendra
22 maio de 2009 5:36 pm

“Bem vinda (o?)”

Bem vindo. 😛

virgul
virgul
22 maio de 2009 5:35 pm

:o) LOL

Yuri
Yuri
22 maio de 2009 3:55 pm

Belo exemplo de como viver melhor.
Parabéns.

kiabo azul
kiabo azul
22 maio de 2009 3:45 pm

kkkkkkkkkkkkkkk Eu escrevi brincando rpz. A frase é de duplo sentido.kkkk

Mahalakshmi
Mahalakshmi
22 maio de 2009 3:22 pm

havia lido o texto semana passada, até encaminhei para amigos; hoje aconteceu um fato que me arrasou, caí no choro e na raiva contra mim mesma por ter negligenciado detalhes, caí na autopiedade, no “pobre de mim, que injustiça!”. enquanto vagava chorando abri o site esperando outro texto, qualquer coisa; mas ele, o do coitadinho ainda estava lá, talvez me esperando? de toda forma, se fraco ou forte, o que agora importa é que me levantou, parei e espanei toda a raiva pra fora e botei ela pra correr em busca do que me faz e fará feliz. Não foi… Read more »

virgul
virgul
22 maio de 2009 2:15 pm

kiabo,

Adoro estas expressões simples e profundas do povo. Obrigado.

Mateus,

É sempre um prazer ajudar um colega de dúvida 🙂

kiabo azul
kiabo azul
22 maio de 2009 12:42 pm

virgul escreveu:”Coita é a palavra que designa sofrimento, dor, angustia…”


É por isso q mineiro fala: coita a carne, sô!


É o msm q sentir a dor na pele.

B.
B.
22 maio de 2009 10:33 am

“Tenha bom ânimo, alegre-se, cante, brinque, para que os outros não sintam piedade de você.” Achei o texto bem interessante pois pode ajudar quando nos afundamos nesse tipo de auto-piedade extremamente negativa. Por outro lado, pensando em termos de transcendencia do ego, “meta” que é visada por praticamente todos os tipos de meditação e práticas espirituais, ficar feliz para que os outros não sintam piedade de vc ainda não seria uma atitude BEM egocentrica? “oh…o que os outros vão pensar de mim? Devo estar sempre bem e feliz para deixar uma boa impressão aos outros e assim, receber deles coisas… Read more »

Mateus
Mateus
22 maio de 2009 9:46 am

Grande Virgul,
valeu pela dica, não conhecia a palavra coita.
Mas que quem sofre o coito é coitado, ahhh, isso é! hehe

UI
UI
23 maio de 2009 9:57 pm

Aê mano Acid, Desculpe a ignorância minha, é que eu so matuto e desligado do mundo, só sei o que é necessário pra viver e pra não me sentir um alienado total!! SO… can you tell me what is : “Cego meu, seja banani comigo”? por favor…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 maio de 2009 11:40 pm

Ui, leia atentamente o “Evangelho segundo o Briba” que você vai entender.
http://www.youtube.com/watch?v=e8MWUW5yd-Y

Anônimo
Anônimo
16 outubro de 2017 11:23 am

Palestra “A Alegria de Viver” com Jeronimo Mendonça

https://www.youtube.com/watch?v=tP4H6f32wkQ

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
6 julho de 2016 1:08 pm

‘Realização de um sonho’, diz baiano com cabeça para trás ao lançar livro

Lançamento de autobiografia na BA
ocorreu nesta terça (5), em Salvador.

Obra, primeira escrita pelo autor, foi intitulada ‘O Mundo está ao Contrário’.

g1.globo.com/bahia/noticia/2016/07/realizacao-de-um-sonho-diz-baiano-com-cabeca-para-tras-ao-lancar-livro.html

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
6 julho de 2016 10:52 pm

Jovem que nasceu com a cabeça virada ao contrário lança livro sobre superação, em Salvador

g1.globo.com/bahia/bahia-meio-dia/videos/t/edicoes/v/jovem-que-nasceu-com-a-cabeca-virada-ao-contrario-lanca-livro-sobre-superacao-em-salvador/5145284/

Karam
Karam
4 julho de 2009 11:49 am

Brilhante história… eu agradeço

Waking Onion
Waking Onion
29 maio de 2009 1:32 pm

Bom texto.
Gosto muito da tranquilidade do Chico.

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
25 maio de 2009 10:44 am

SDM neuro controller!

Vai postar algo bacana da sua estirpe? Hoje não é o dia NErD?

Abraços, vida longa e próspera! 😛

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 maio de 2009 9:01 pm

OFF
A revolta das máquinas já começou. Vejam o que pode ser uma reação ao iminente lançamento de Terminator 4
http://gizmodo.com/5264568/sadistic-parking-gate-smashes-car-hulk-style?autoplay=true

Z
Z
24 maio de 2009 7:09 pm

Muito boa a mensagem do chico, e acho q a mensagem dele naum tem a ver com oq as pessoas pensavam do Jeronimo (sentiam pena) mas com o que ele pensava dele mesmo (auto piedade).
“Foi porque você aceitou o “coitadinho”. Coitadinho do Jerônimo, coitadinho… Você desenvolveu a autopiedade. Começou a ter dó de você mesmo. Isso gerou um processo destrutivo. O seu pensamento negativo fluidicamente interferiu no seu corpo físico, gerando a lesão.”
Mas posso ta errado, pois so umano como qualquer otro aki.

UI
UI
24 maio de 2009 12:49 pm

POde crer mano acid! PÕ! Esse banani aê precisa de ajuda! MAs eu não encontrei essa parte na briba! QUe será que ele ia dizendo quando falou que a mulher poderia ter saído da picanha do homem? hehe!” Pô! Sodoma e gomorra tinha muito viado, eu não sabia. E o cara é chegado na carla periz! UI!……… è mesmo! Temos que usar bem a energia quando estamos ao pc! Tem gente morrendo devido o disperdício, né?! Valeu! Banani!

Janio
Janio
24 maio de 2009 10:11 am

Ouso discordar do conselho final de Chico: “Tenha bom ânimo, alegre-se, cante, brinque, para que os outros não sintam piedade de você.” Mesmo atravessando a soleira da dor, vamos manter o bom ânimo (que vem de “alma”, de “Vida”), cantar (se nos apraz, porque oramos 2 vezes, se for o caso), brincar (Como gostamos!!! Afinal, nos mantém jovens! )…agora a FINALIDADE, o PARA QUE…não faria nada disto para que os outros não sentissem piedade de mim. Eu não tenho controle sobre o que os outros possam sentir. O que os outros vierem a pensar ou a sentir em minha presença…é… Read more »

Fellini
Fellini
24 maio de 2009 4:47 am

Saindo da Matrix escreveu:
Ui, leia atentamente o “Evangelho segundo o Briba” que você vai entender.

Resp:
Só informando que o “Evangelho Segundo Briba” é um apócrifo e não faz parte do cânone da Santa Madre Igreja. Deve ser lido apenas como objeto de estudo histórico, arqueológico e psiquiátrico.

Anônimo
Anônimo
24 maio de 2009 1:59 am

Quem sou eu para ser ‘coitadinho’?

http://www.youtube.com/watch?v=NUdSJwa46Ts

Olim
Olim
22 maio de 2009 9:05 am

Então, que seja feita a sua vontade, ó, Messias…hehehe
SDM = Saga Do Messias.

Resumo da saga:
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Complexo_Messias

virgul
virgul
22 maio de 2009 4:55 am

Viva Mateus,
Tive a mesma em tempos.

A expressão coitado deriva da palavra “coita” e não da palavra “coito”.

Coita é a palavra que designa sofrimento, dor, angustia…

amigo
amigo
21 maio de 2009 11:17 am

Obrigado ACID por nos trazer lição de 2 grandes homens!!!!!

Devendra
Devendra
21 maio de 2009 10:45 am

Quem critica vc exigindo ideias talvez nem tenha percebido que voce postou uma historia apenas para ler e refletir.

Otimo texto.

– Meu primeiro post aqui, mas sempre leio seu blog. Tenho uma duvida pq te chamam de Acid? 😛

fcp rumo ao penta :D
fcp rumo ao penta :D
21 maio de 2009 8:34 am

Compreender e apreciar a simplicidade exige muita inteligência…(da boa, mão dessa merda de QI e afins…)

Buaaa!! num gostei! Como vc ousa me servir isso? Vc sabe quem eu sou?

ejheheheheh!! Sorria sr. Matrix

José
José
21 maio de 2009 1:57 am

Gosto muito dos textos do site, mas esse ficou a desejar.

Caras como esses, deficientes e cheios de problemas físicos não cometem suicídio. A doença física é tão visível que as pessoas ao redor do doente se transformam em anjos benevolentes. Já a doença psicológica, bom, essa nos destrói em silêncio.

Vina
Vina
20 maio de 2009 8:48 pm

Engraçado , contaram essa história terça-feira no centro espírita que eu frequento aqui em Santos. Muito bom mesmo..
Abraços , paz e luz !

Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
20 maio de 2009 8:38 pm

Mesmo não postando aqui eu sempre leio todos os textos (até aquele da ironia da gripe suína que ainda tem gente que não entendeu XD). Eu resolvi postar agora porque realmente não conhecia esta história de Chico. Não sei se é mais uma metáfora que séculos depois tornaria-se uma história da vida deste santo (se a Igreja o aceitasse como fez com os outros mitificando parábolas), mas realmente eu não sei explicar se é pura coincidência, ou se a Verdade é algo tão abrangente a ponto de um ensinamento budista está presente na doutrina espírita, mais ainda no Brasil, visto… Read more »

vinicius
vinicius
21 maio de 2009 1:29 am

*crítica( se for útil )
achei o texto meio fraco.
pobre de idéias.

Cris
Cris
20 maio de 2009 11:55 pm

Não conhecia a história dele.

Springles
Springles
20 maio de 2009 8:31 pm

O SER REAL É PLENO DE BEM AVENTURANÇA!

SAT CHIT ANANDA!

VIVER O AGORA COM BOM ANIMO E ALEGRIA! GRANDE ORIENTAÇÃO, MESTRE CHICO XAVIER!

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
20 maio de 2009 8:20 pm

SDM –> “Code Inside” Momentuum! ———- “Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem (Provérbio Oriental)” ——— Esse texto foi retirado do Marabahata devanagari.. essa discussão espiritual sempre rolou nas histórias todas da humanidade.. claro! Você vê isso na bíblia como um livro de histórias e você vê isso em outro livro de romance ou ficção.. tanto faz! É um ir e vir de se resolver o que deixou pra trás na esperança de rever o momento perfeito em toda sua continuidade! Fato de estar vivo já é bacana, mal sabemos essa imagina entender… Read more »

Álisson da Hora
Álisson da Hora
20 maio de 2009 8:07 pm

Eu já tinha ouvido falar, pela alcunha, do Jerônimo. E imaginava talvez o que o Chico afirmou: “Coitadinho”. Ora, sem maiores impiedades, não somos coitadinhos coisa alguma;se formos ver nossa ficha corrida cumprirá a nós nos alegrarmos por termos a chance de ter vindo aqui, estarmos saudáveis, conscientes das nossas potencialidades e mais: conhecedores de algumas das verdades espirituais que a alguns ainda demorará a compreensão. Cantemos, vivamos, lutemos pelo próximo, sejamos joviais e humanos, pensando nas dificuldades sempre como um obstáculo a ser superado, lições a serem vividas.

Grande matéria!

Olim
Olim
20 maio de 2009 4:25 pm

Cara, taí, não conhecia a história deste Jerônimo Mendonça…

Fantástica!

Belo e radiante exemplo, tanto da parte dele como do sempre Chico Xavier(como me arrependo de não tê-lo conhecido pessoalmente, estando bem próximo).

Valeu!

Wesley
Wesley
21 maio de 2009 11:33 am

Se for verdade mesmo, gostei da história. Não sei porque, lembrei de um outro exemplo de superação: Joseph Climmer!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 maio de 2009 11:40 am

Bem-vinda(o?), Devendra. Me chamam assim por costume, já que há mais de 5 anos eu usava o nick Acid, e o Saindo da Matrix se chamava Acidblogger. Assim, como aquela história dos macacos que se acostumaram a não pegar a banana pra não levar choque, o nome foi passando de geração em geração, por falta de outro melhor (mas estou considerando a possibilidade de me chamarem de “Messias”)
http://innomics.wordpress.com/2008/05/13/macaquices-e-a-aversao-a-inequalidade/

Mateus
Mateus
21 maio de 2009 11:01 pm

Valeu “MESSIAS”, espero que vc não morra na cruz, como aquele famoso…acho que tem uma galera que já tá montando a sua! hehe
Mas falando sério, valeu o post, sempre bacana conhecer essas histórias…
outra coisa, vcs sabem de onde vem o termo “coitado”? vem de Coito, ou seja, o coitado foi alguem que “sofreu” o coito! hehe
abraços e boa noite

Fellini
Fellini
21 maio de 2009 6:18 pm

Bom, depois de orar e cantar, voltemos a realidade e a programação normal.

Infelizmente o Sr. Osho não entende nada de leões, pois leões não movem-se sozinhos. Alias, o leões são os únicos felinos de hábitos gregários.

Como todos os felinos, têm excelente aceleração, mas pouco vigor. Por isso, usam tácticas de emboscada e de ação em grupo para capturar suas presas. Muitos leões desencadeiam o ataque a 30 metros de distância da presa.

Portanto, em seu ensinamento metafórico, ele poderia ter utilizado qualquer outro felino, menos o leão. 🙂

Fellini, o felino ferino.
Fellini, o felino ferino.
21 maio de 2009 5:32 pm

Jwgn escreveu: Aproveitando a corona, gostaria de divulgar o meu novo blog http://www.randomicoteca.blogspot.com/ entrem e sejam bem vindos =B Resp: Ola, Jwgn Aceitei o seu convite e fui dar uma olhada em seu blog. Achei o jogo de cartas do Osho, dei uma clicada e saiu esta carta: 15. Conditioning A menos que você deixe cair sua personalidade você não será capaz de encontrar a sua individualidade. Individualidade é dada pela existência; personalidade é imposta pela sociedade. Personalidade é conveniência social. A sociedade não pode tolerar a individualidade, porque a individualidade não vai seguir como uma ovelha. Individualidade tem a… Read more »

b
b
21 maio de 2009 5:16 pm

uma lição de vida que todos nos
devemos adquirir .
problemas vem e vão .

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 maio de 2009 4:49 pm

O texto nem é meu. 🙂
Procure manter o crédito do Jornal Espírita. Abraços.

Leo Lagden
Leo Lagden
21 maio de 2009 4:25 pm

Muito bom exemplo de vida está contido neste texto.
Um exemplo que devemos sempre seguir e ter como norte em nossas vidas.
Adorei ter lido isso hoje…
Acho que estava precisando.

Obs: Posso “abduzir” o post e colocar lá no meu blog, com os devidos créditos?

Karina
Karina
21 maio de 2009 3:42 pm

Parabéns pela escolha do texto!
Aos leitores de “A Profecia Celestina”, veio a lembraça de um dos ‘dramas de controle’.

Near
Near
21 maio de 2009 3:13 pm

Estatus : Comtemplando o belo texto

jwgn
jwgn
21 maio de 2009 2:57 pm

O que nós somos interiormente com certeza acaba refletindo-se no exterior, mais cedo ou mais tarde.
Tudo é criado de dentro para fora, não há como escapar disso…
O bom, é que se somos NÓS que criamos nossos infortúnios e sofrimentos, nós também podemos criar coisas boas para nossas vidas!

Aproveitando a corona, gostaria de divulgar o meu novo blog http://www.randomicoteca.blogspot.com/

entrem e sejam bem vindos =B

Fellini
Fellini
21 maio de 2009 12:35 pm

Por falar em macaco,
existe um teorema que afirma que um macaco digitando aleatoriamente em um teclado por um infinito espaço de tempo irá quase certamente criar um texto qualquer escolhido, como por exemplo o trabalho completo de William Shakespeare.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_do_macaco_infinito

Delicias da matemática.

Fellini
Fellini
21 maio de 2009 12:13 pm

fcp rumo ao penta 😀 escreveu: Aconselho a “vida de Brian” para aqueles que se querem adentrar, com SERIADADE, na doutrina. Resp: Penso que a vida de Brian esteja em um estagio mais avançado para os neófitos que querem adentrar nos mistérios e segredos da verdadeira tradição que os protege a milênios dos olhos dos curiosos que não estão preparados para caminhar no fio da espada, na senda da verdade. Mas como sou um fofoqueiro e não consigo guardar segredos e dentro do espírito do post, La vai: http://www.youtube.com/watch?v=vJowxFv96ig&NR=1 *Um dos ensinamentos herméticos contidos nesse vídeo é como a voz… Read more »

Maíra
Maíra
21 maio de 2009 11:45 am

…'”Que essa história nos seja um exemplo,…”
E que exemplo!
Parabéns! Muito bom para reflexão.
Quantos se fazem de coitadinhos? Quantos são perfeitos fisicamente e mentalmente, mas se fazem de vítimas e ficam dependendo de outras pessoas para sobrevivência?
A maior ajuda é ensinar a pessoa a ser independente.
“É melhor ensinar a pescar que dá o peixe!…”

Milton Moraes
Milton Moraes
20 maio de 2009 3:24 pm

Legal,
foi bom e gostoso ler isso.
Abraços

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.