OSHO: SOBRE A MACONHA

Como já falei anteriormente, considero o Osho um baita porra-louca. Deixava os discípulos fazerem de tudo, para que eles conhecessem os extremos, para que se libertassem da opressão a que suas próprias mentes estavam condicionadas, e (provavelmente) com o objetivo de que, com o cansaço do excesso, talvez optassem pelo equilíbrio… Ao menos ele agiu assim em relação ao sexo. Achava eu que ele agia assim em relação às drogas… mas veja a resposta admirável e sensata que Osho deu a esta pergunta:

osho maconha banner

Eu fumo maconha e quando fumo sei quem eu sou. Sinto o deus dentro de mim, eu o vejo em todas as outras pessoas. Falo com a grama, falo com as flores; elas respondem. Sinto-me feliz, sinto-me completamente contente. Mas acho que, se eu fumo, me dá uma pressão na cabeça que me preocupa. Não sei se eu deveria fumar ou não, mas me dá uma grande esperança para o futuro. Fumando maconha eu tenho visões de onde eu gostaria de estar.

OSHO responde:

Hm, hm (pausa).

É apenas ilusória, não é uma esperança real. A coisa toda é apenas uma ilusão química e a mudança química pode estar lhe dando pressão na cabeça porque a coisa inteira acontece no seu sistema nervoso.

Pode lhe dar uma pressão; isso é uma simples indicação para parar com isso. Mais tarde poderá ser perigoso: pode destruir alguns nervos necessários no cérebro. É destrutivo, é um sonho muito caro. É bonito mas mesmo que um sonho seja bonito ele é um sonho, e pela manhã você está de volta novamente na realidade. E isso custa caro.

Se continuar consumindo maconha por muito tempo, ela fará sua inteligência se deteriorar. As pessoas que fumam maconha ou coisas assim por muito tempo tornam-se idiotas. Sua inteligência perde acuidade, porque a pressão química diária sobre os nervos é prejudicial. E você não está ganhando nada! Eu não estou preocupado com o custo: se algo real for atingido, então qualquer que seja o custo, é bom. Mas você não está ganhando nada em troca – só uma ilusão.

Quando você fuma maconha e sabe quem você é, isso não tem importância alguma. Você tem que saber disso quando você está alerta, atento, completamente natural, sem nenhuma pressão de substância química a criar coisas em você. Aí é que você tem que saber quem é você.

A gente tem que ser iluminado de um modo realmente muito comum, só então é iluminação verdadeira. A gente pode achar atalhos, mas todos os atalhos são falsos. Não há nenhum atalho para a auto-realização. Os atalhos só criam pequenos circuitos dentro de você e liberam sonhos, liberam imaginação. Não é bom para você, não é bom para ninguém.

Mas isso simplesmente está indicando que a coisa está entrando fundo nas células do seu cérebro; é melhor parar o quanto antes possível.

Criar uma experiência que não é seu estado natural é inútil. Não lhe dá esperança. Simplesmente destrói sua vida e destrói suas oportunidades de tornar-se alerta, ciente da realidade como ela é.

Não é preciso buscar Deus nas árvores. Se você apenas puder ver as árvores como elas são, tudo é percebido. Por que impor Deus? Você não precisa ver Deus em ninguém. Se puder ver apenas a pessoa real que estiver aí, isso já é o bastante! Deus simplesmente significa a realidade, a realidade comum que o cerca.

Quando eu digo que Deus está nas árvores, não quero dizer que você terá que ver Deus nas árvores – que uma cabeça começará a florescer na árvore, então alguém o olhará e você terá um encontro e um diálogo e esse alguém dirá “oi!”. Quando digo veja Deus nas árvores, simplesmente quero dizer ver a árvore como ela é sem qualquer idéia de sua parte. Veja a verdade da árvore. Isso é o Deus da árvore – o verdor dela, a flor, a alegria, o enraizamento dela, a força e a fragilidade.

Corriqueiramente você não vê porque você não é bobo; como você pode se tapear? Como você pode ver Deus na árvore? Uma árvore é uma árvore! Como você pode ver Deus em uma árvore? Você não pode se enganar, mas quando fuma maconha você se torna um bobo; então é muito fácil se enganar. Você pode ver Deus ou um búfalo ou qualquer coisa na árvore. Você tem que simplesmente ter em mente aquela noção.

Quando a maconha começa a trabalhar e começa a mudar sua química, você tem que constantemente estar se lembrando de uma coisa – que a árvore é isto: Deus… ou o diabo. Um dia procure o diabo e você o verá! Portanto a coisa não está na árvore, só está em sua mente; você a projetou na árvore. A árvore começa a funcionar como uma tela.

Agora, normalmente você não vê a árvore porque para ver a árvore você tem que estar muito sensível, alerta, atento e totalmente aqui-agora, porque a árvore não está no passado e a árvore não está no futuro. Se você estiver no passado ou no futuro você nunca encontrará a árvore. Você poderá passar por ela mas você nunca a encontrará. A árvore está sempre é aqui-agora; para encontrar a árvore você tem que estar aqui-agora. […]

Para ver realidade a gente tem que ser completamente comum e não usar nada – nem vontade, nenhum jejum, nem posturas; a pessoa tem que simplesmente ser como a ela é. Levará muito tempo para se ver a verdade da árvore, mas esse tempo não estará perdido. Portanto não tenha pressa e não corra. Sim, as drogas dão velocidade, mas não acelere e não se apresse. Seja paciente e permita que as coisas cresçam lentamente. Todas as coisas reais crescem lentamente: elas têm seu próprio ritmo. Algo tem que amadurecer em você.

E fique satisfeito e contente-se com qualquer coisa disponível neste exato momento; não peça mais. E eu sei que uma vez você esteve usando qualquer droga, fica muito difícil porque a droga o atrai. Sem qualquer esforço de sua parte, algo começa a acontecer, então por que se importar com qualquer outra coisa? Por que meditar e por que ficar alerta quando a droga pode desencadear o processo imediatamente?

Ela vem sendo usada há séculos; não é nada de novo. No Ocidente é uma coisa nova mas no Oriente é uma das práticas mais antigas. Mas as pessoas que tomam drogas há séculos nunca chegaram a lugar nenhum.

Se você realmente quer ver o que há, tem que parar todos com todos os tipos de projeção. Parecerá bobagem no princípio. Não será tão encantador, não terá aquela atração, aquela fascinação. Mas não é preciso fascinação, encantamento; não é preciso. A gente deveria se satisfazer com a realidade comum. O que há de errado com as árvores como árvores e o homem como homem e a mulher como mulher?

Se você puder fazer isso durante seis meses sem a droga, vivendo apenas com o comum, sem desejar o extraordinário, cedo ou tarde você começará a ver a verdade das coisas comuns. E no próprio comum, o extraordinário está escondido. Mas você tem de abordá-lo pelo comum. O ordinário é a porta para o extraordinário.

Minha sugestão é que você largue dela, hum? Pare completamente.

(Osho, The Open Secret)

Gostou do texto de Osho? Quer conhecer mais sobre ele? O Saindo da Matrix recomenda FORTEMENTE que você assista ao documentário da Netflix “Wild Wild Country” e tire suas próprias conclusões a respeito.

“Absorva o que é útil, descarte o que não é, adicione o que é exclusivamente seu”
(Bruce Lee)

4.2 5 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
91 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Rafaela
Rafaela
12 outubro de 2020 2:21 am

Eu parei de fumar a exatamente 6 meses. Fumava todos os dias e achava que era um remédio pra mim. O problema é exatamente esse que ele falou… depois de 6 anos fumando todos os dias, ela nao me fazia mais bem, eu me sentia presa, precisava dela pra me sentir minimamente feliz. Ela nao dava mais a calmaria do inicio e eu sentia toda a bagagem que joguei em baixo do tapete. Não tenho nada contra a erva, ela me auxiliou a chegar às conclusoes que cheguei e se não for usada como fuga é ótima professora. Mas foi… Read more »

rafelcom6@hotmail.con
rafelcom6@hotmail.con
14 outubro de 2020 12:03 pm
Reply to  Rafaela

Me chama ae por favor!
016 991419867

Fabi
Fabi
9 outubro de 2019 11:59 pm

Eu fumei maconha por mais de 20 anos e também leio Osho desde os 15… posso dizer que ele sabe o que diz, pois é exatamente o que penso hoje em dia… as experiências com a erva foram incríveis, mas tudo ilusão, agora que “estudo / pratico” a espiritualidade na minha vida, entendo exatamente o que ele diz… É fato, as pessoas que tem esse vício vão ficando idiotas, no sentido de não ficarem alertas, não estarem presentes… não percebem a realidade como é… não só os que fumam, os viciados em internet, também sofrem essa falta de percepção da… Read more »

Gatin
Gatin
10 outubro de 2019 12:11 am
Reply to  Fabi

O que acontece, é o que tem que acontecer… O caminho de todos é maravilhoso. Até que o motorista desperta, desativa o piloto automático e começa a fazer escolhas. Mesmo essas, ainda, por um tempo, são parte do caminho. Aí o piloto/consciência para tudo e olha pra onde todo mundo acabará olhando: pra dentro, pra depois sair com algo realmente bom, mesmo que, aparentemente controverso e julgável (por quem ainda não pode simplesmente ver). Interiores se comunicando… que lindo!

Osvaldo Kiyoshi Murahara
Osvaldo Kiyoshi Murahara
15 maio de 2021 5:03 pm
Reply to  Fabi

eu fumei por mais de vinte anos e comecei a ter sintomas terriveis , depressão , taquicardia , senssações estranhas no cerebro, sinto que metade do meu cérebro está morto , e a outra metade está com problemas … resolvi parar , ha 10 dias não fumo, estou melhor.. meus sonhos voltaram , quando fumava nunca lembrava de ter sonhos , e eu adoro sonhar , estou mais motivado, com o dobro de energia, e sinto minha memoria voltando… a saude , o bem estar e a presença na realidade, coisas reais…estou mais vivo…e meditando muito sobre as consequencias desse… Read more »

cledio
cledio
19 julho de 2006 8:02 pm

Primeiramente podemos dizer que uma boa porcentagem dos que dizem que droga nenhuma faz bem, faz uso do alcool ou cigarro (como se não fossem drogas) e eticamente não posso seguir um conselho de alguem que não segue o proprio conselho. Mas não digo para pararem de beber alcool, digo simplesmente para entenderem que assim como o alcool a cannabis pode fazer mal se usada em excesso. A vida é controle… a diferença entre o remedio e o veneno é a dose… se realmente os puritanos seguissem seus conselhos teriam eles que despir-se de todos os vícios corporais, como usar… Read more »

Nayan
31 agosto de 2023 6:47 pm
Reply to  cledio

Concordo com vc sobre os variados tipos de vícios e se fazem mal a alguém além da própria pessoa.

whocares?
whocares?
7 julho de 2006 4:59 pm

pois é, chega de doutrinação (de ambos os lados)… isso nao vai levar a nada.

quem curte um fumo, bom proveito. Tem que ser macho pra encarar a realidade comum de frente logo após uma ‘onda’ de THC. Ela se apresenta cada vez mais obscura…

é uma puta armadilha química e psicológica, muita gente q tá aqui sabe disso, mas fazer o quê? Muitas vezes é preciso que o individuo encare os fatos por si só e chegue a suas conclusões (e colha o que plantou, de bom ou de mau !)

Anônimo
Anônimo
6 julho de 2006 2:54 pm

Olhem o que o Osho disse em outra ocasião sobre o LSD e outras drogas alucinógenas. Sinta o cosmos como uma presença translúcida eternamente viva. Se você já tomou alguma droga como LSD ou coisa parecida, todo o mundo a sua volta se torna um fenômeno de luzes coloridas que são translúcidas, vivas. Isso não é por causa do LSD. O mundo é assim, mas seus olhos se tornaram obtusos. O LSD não está criando um mundo colorido a sua volta; o mundo já é colorido, não há nada de errado com o mundo. Ele é um arco-íris de cores… Read more »

O entendimento
O entendimento
20 julho de 2006 1:30 am

Concordo com suas cinco últimas palavras. De fato, cledio, você está em erro. Vá ao espelho e e perceba. Depois, suavemente, feche os olhos, inspire, expire e permita que O entendimento penetre em você.

Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina
Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina
7 julho de 2006 5:21 pm

Só alguém muito burro ou muito mal intencionado ainda acha que aquilo que eu estou escrevendo serve de apologia/desculpa para uso da maconha, cocaína, ou Fanta Uva com batata-frita.

Por favor: se você nada tem a comentar, não distorça o comentário alheio só para ter o que escrever.

Anônimo
Anônimo
7 julho de 2006 5:07 pm

As experiências mais transcendentais que tive no tempo que usava maconha eram quando, na fase da “larica”, me encontrava diante de uma geladeira cheia de guloseimas 😆

rs
rs
7 julho de 2006 6:21 pm

com isso eu concordo…

nj
nj
7 julho de 2006 6:17 pm

A estupidez é um vício também.
E na minha opinião, execrável!
Que escolha nefasta para alguém se sentir “ele próprio”…

rs
rs
7 julho de 2006 6:15 pm

continuo achando q vc disse bobagem rs.

Morno
Morno
7 julho de 2006 9:01 pm

Fumar Maconha não vale nada também…E esse não é um comentário de brincadeira.

Sil
Sil
6 julho de 2006 5:45 pm

Fumei durante muitos,muitos anos.
Realmente, achava que me sentia muito mais a vontade comigo mesma quando fumava. Livre, verdadeira e “lúcida”. Na verdade ficava era anestesiada, amputava todos os incômodos durante a “viagem”.
Muito fácil e era do que eu dispunha… Hoje sei quem sou eu, e não descobri fumando. No meu caso o único benefício do custo é a referência.

H K Merton
H K Merton
6 julho de 2006 5:52 pm

Eu avisei… 😀

Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina
Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina
6 julho de 2006 6:31 pm

Concordo, loko. A moda agora é o fundamentalismo “espiritual”. Os extremistas da alma percebem-se virtuosos, mas basta não concordar com eles a respeito de algum detalhe de algum assunto que demostram o quanto são “evoluídos” e o quanto estão realmente comprometidos com seus supostos propósitos. É o paradoxo do “espiritualizado”: a vida como ela é não basta, embora tenha sido exatamente o seu Deus Tão Sábio que a tenha criado. O que ele faz? Procura Deus no reflexo próprio, onde sempre encontra o que quer, mas nunca o que precisa: viver a própria vida com a própria alma, sem pensamentos… Read more »

Eu, que sou o nada e o tudo
Eu, que sou o nada e o tudo
7 julho de 2006 9:45 pm

Eu tenho não medo do nada.
Eu não desejo ser alguma coisa.
Eu não desejo ser alguém na vida.
Eu não tenho medo ou opiniões sobre o vazio…Eu não sou o nada ou o tudo, simplesmente EU SOU.

Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina
Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina
6 julho de 2006 2:36 pm

Eu acho que a condição do ser humano é cruel: sua vida é um intervalo finito com um fim que pode acontecer a qualquer momento, como agora. Ou daqui a cem anos… O ímpeto biológico do ser humano e sua atmosfera social muito frequentemente o constrangem a profundos laços emocionais com seus semelhantes, suas coisas, sua vida. Mas toda sua vida é uma existência passageira, de fim imprevisível e finalidade ignorada. Muitas pessoas conseguem ignorar esse fundamental fato por meio da crença na continuidade da existência e ver, nessa perenidade, sentido para a vida, embora a imortalidade não seja a… Read more »

Eu, que sou Você.
Eu, que sou Você.
7 julho de 2006 9:11 pm

Eu tenho medo do nada. Eu desejo ser alguma coisa. Eu desejo ser alguém na vida. Portanto, eu desenvolvo fé em crenças religiosas e justificativas filosóficas, o modo mais completo e barato para que eu possa disfarçar com algum sucesso meu temor desse vazio que surge sempre que minha mente pára de saturar minha vida com pensamentos e sentimentos. Mas assim continuo vivendo, pois todos esses pensamentos e sensações causam em mim a Segurança Psicológica que me é tão cara, tão importante, tão cuidada, tão minha, tão óbvia. Mas raramente chego a perceber sua existência. Mais raramente ainda percebo que… Read more »

Vi
Vi
6 julho de 2006 6:18 pm

Como eu disse anteriormente, maconha não é pra qualquer um.
Não tem aver com as suas idéias mas com seu DNA.

loko
loko
6 julho de 2006 3:57 pm

Ae Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina … concordo em genero numero e grau contigo…e acredito na mina ignorancia…q as drogas fazem até menos mal do q a religião hehehehe….o q mais vejo aqui são papagaios repetindo o q o Osho..o Ashtar…Jesus disse ou deixou de dizer…se estivessem aplicando o q essas pessoas falam creio q nem estariam lendo esse site hehehehe….a teoria das coisas é muito facil..é muito facil falar em paz..e criticar o irmão por ele não ter a mesma visão q vc…ja no campo da ação a teoria se torna muito mais complicada…abraço a todos

quente
quente
7 julho de 2006 7:33 pm

OSHO nao vale nada… e esse não é um comentário de brincadeira.

pIU
pIU
17 julho de 2006 4:13 pm

rsrs
Faze oq o bagui eh doidooo
euheuheuhue
aff to pensanu em para d fuma!!!

cledio
cledio
20 julho de 2006 8:03 pm

se fumar maconha é cometer suicídio, como pode mandar a polícia me prender por tentar cometer suicídio ? acha justo que entes queridos sejam presos numa cadeia e convivam com assaltantes e assassinos, pelo fato de fazerem mal ao próprio corpo ? Não incentivo o uso da maconha nem reprovo, julgo que cada um deve saber da sua propria opção. Porém se quer oferecer ajuda a alguem, Julga que a prisão oferece algum tipo de ajuda a um viciado em drogas ? mesmo sabendo que na prisão não faltam drogas (quem entrou em uma prisão sabe bem disso)? Ao meu… Read more »

Cristina Rafaela
Cristina Rafaela
21 setembro de 2006 3:37 pm

Achei bem interessante o que o Osho disse e louvável o autor do blog ter citado os distúrbios sexuais pregressos do Osho – que é algo que o descrendecia bastante. Fiquei com vontade de partilhar com alguns amigos o blog, mas achei que outro adjetivo ao invés de “porra-louca” fosse mais apropriado para o autor dizer que não gostava do Osho. Por isso não me senti tão à vontade, inclusive por ter pessoas que admiram o Osho, em dividir a página com outros. Sei que tem todo o direito de dizer o que quer e ainda mais, como bem quiser.… Read more »

Bono
Bono
10 setembro de 2007 10:26 pm

Pelo que eu sei maconha serve para desacelerar seu cérebro na marra, na força bruta, assim voce não precisa se dar ao trabalho de fazer isso por mérito própio. E se o “santo” dai-me ajuda em alguma coisa é também usando o método da força bruta. Pelo própio nome já dá para perceber que é apenas uma forma de evitar o trabalho de verdade. Primeiro porque qualificam a bebida como santa, eu não sou tão velho assim mas já aprendi que nesse mundo se deve tomar muito cuidado com oque as pessoas chamam de “santo”, esses “santos” servem é para… Read more »

Olim
Olim
10 setembro de 2007 10:44 pm

Engraçado essa história de acelerar algum processo. Através de uma fórmula, um método, um remédio, um agente químico… para se chegar a algum lugar, estado ou situação. Até parece que experimentando uma ferramenta nos modificamos. Nunca usei essas macacoesquisitices naturebas alucinógenas, vai ver que estou perdendo um excelente e maravilhoso caminho, mas prefiro toda a dor e dificuldade de caminhar por mim mesmo e se houver alguma ajuda que ela surja como um sopro de ar, uma palavra amiga, uma intuição doce… Tudo na normalidade, suplantando meus paradigmas de forma consciente e livre, sem qualquer indução, processo, método, fórmula… Com… Read more »

REGINATO
REGINATO
20 maio de 2008 6:03 pm

SIMPLESMENTE EXCELENTE!

Anônimo
Anônimo
4 maio de 2009 9:49 am

Meu deus, esse Osho é um fantasiosho! Quanto julgamento, quanto conceito fútil e quanto desconhecimento de causa. A maconha é uma saudável e pouco prejudicial etapa para um melhor auto-conhecimento e pior que descobrir isso por conta própria é cultivar o preconceito e a fantasia por terceiros que têm a petulância de generalizar: “quem fuma maconha torna-se idiota”. Osho pode ter sido um deles, mas no mínimo é porque não sabia comprar fumo bom!

cristiano
cristiano
21 junho de 2018 7:09 pm

da onde vc tirou essa resposta do Osho? tem algum link de vídeo ou bibliografia para comprovar?

van
van
5 dezembro de 2010 8:53 pm

osho rlzz

Fernando
Fernando
14 fevereiro de 2012 7:50 pm

Poxa mister Ácid Matrix II, você ainda lê o Osho? Gosta dele? Kkkk… Osho foi um belo farsante, adorava mulheres belas, possuia inúmeros carros, mansão e etc… Mais um Guru que enriqueceu com a ingenuidade humana….

Acid
Acid
4 julho de 2018 5:47 am

Tá no fim do artigo: Livro “The Open Secret”. Não tenho o livro pra conferir se tá mesmo, se não estiver avise.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
10 setembro de 2007 10:02 pm

Eu tomo o Santo Daime. Para mim, é como SAIR DA MATRIX, me libertar dos limites que a minha mente consciente criou, após ter aprendido todos os limites sociais. Só assim, livre de preconceitos, sou capaz de adentrar meu verdadeiro EU, e sentir a vibração do universo. Neste momento recebo lições espetaculares, que não podem ser descritas mas que são precisamente úteis no meu dia-a-dia. Quem toma daime, sabe o que é. Quem nunca tomou e critica, é por puro preconceito. Como avaliar algo desconhecido? A Cannabis, embora sendo um psicoativo diverso do Daime, pode alcançar resultados muito assemelhados, desde… Read more »

Jussara
Jussara
18 janeiro de 2007 11:51 am

Cada vez que conheço mais textos sobre o Osho, admiro-o mais – mas não querendo seguí-lo ou ser como ele, mas tentando ser mais “liberta” como ele.

Valeu por mais este texto, Acid!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 agosto de 2006 3:14 am

Ae galera! Pra quem não se convenceu e ainda quer dar um “Tapa na pantera”:

http://www.youtube.com/watch?v=CfFC77ZYX6c

Fum aquii e toma um chá, Fumaki e tomaumchá…

http://www.youtube.com/watch?v=DmgZWvKxWCA

(eu amo a internet…)

De los Aires
De los Aires
6 outubro de 2006 1:02 pm

Fumo!
E escuto a verdade!
Crua verdade! 😆

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 setembro de 2006 12:47 pm

Estudos em animais mostram alterações morfológicas nas sinapses, além da perda neuronal do hipocampo. Isso se dá porque os endocanabinóides (moléculas sinalizadoras naturais, cuja função é proteger o sistema nervoso de uma estimulação excessiva) são estimulados pela canabis (canabinóides). Isso faz com que seu cérebro fique relaaaaaaaaaax. E, como todo mundo sabe, o cérebro se adapta ao meio, e se a pessoa usar constantemente maconha o cérebro vai ficar sempre em marcha-a-ré, daí o esteriótipo do maconheiro ser abestalhado, meio retardado. Nos últimos anos foi descoberto que os canabinóides desempenham um papel muito importante nas sinapses. Quando um neurônio recebe… Read more »

Rafael
Rafael
17 setembro de 2006 2:56 pm

Apesar do assunto já ter sido discutido por diversos angulos, gostaria de deixar minhas percepções, já que este é um assunto que me é bem familiar, pois sou usuário a anos, e desde então, minha visão sobre as drogas tem mudado bastante, conforme vou ‘colhendo’ as experiencias que ‘plantei’. O grande barato da maconha, é que quando se está chapado, a maioria dos teus desejos sussegam. No meu caso foi o seguinte. Eu tinha, desde pequeno, problemas com insegurança e apego , que hj descubri serem oriundos de meus pais, não geneticamente, mas sim pela situação em que fui gerado… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 setembro de 2006 4:00 pm

Obrigado, Cristina. Obviamente vc tem o direito de ter sua opinião, mas gostaria de deixar claro que nem acho que os “disturbios sexuais” do Osho o descredenciam, nem considero porra-loca um mau-juízo de valor. Apenas situa Osho num contexto que permite absorver melhor seus ensinamentos, através do modo dele de ver a vida.

Cristina Rafaela
Cristina Rafaela
23 setembro de 2006 11:08 am

É… eu acho que “queima o filme” com muita gente o fato de mestres como ele, Sai Baba e até o brasileiro João de Deus (que é um que faz curas como o Dr. Fritz) terem uma vida sexual desregulada. Fora uns picaretas como o tal do Mestre De Rose, da Universidade de Yoga. Pelo menos já vi muita gente usar desse argumento para desconfiar deles. Mas no caso do Osho fica claro que ele usa dos extremos para alcançar o equilíbrio. E isso é bom pois ele consegue.. embora a grande maioria não! :/ Tudo bem, a gente só… Read more »

Thales
Thales
9 janeiro de 2007 9:46 pm

Acho que só as pessoas que tiveram a experiência de lidar com a “droga” que poderiam dar palpites. Sabemos tambem que tudo é relativo, e acho que é relativo o mal descrito sobre a maconha e que cada um tem uma maneira diferente de lidar com a droga.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 janeiro de 2007 11:45 pm

É. E só politicos deveriam falar sobre politica. E só jogadores de futebol poderiam dar palpites em futebol. Só cineastas poderiam falar se um outro filme é bom ou não.
Ai, meu Deus, tanto estudo pra nada…

renato
renato
19 agosto de 2006 2:15 am

site do caralho mostra a reacao psicologica de cada humano diante de osho ideia forte um bom comentario traz reacoes reais de dzjo o prazer acima de tudo busque-a sensacao de outra ou de alguma forma. o valor quem tem é vc

Acid
Acid
6 julho de 2006 4:15 pm

Pois é… essa coisa de ação é muito complicada, por isso é melhor sentar-se e relaxar com um baseado. Pra que se estressar?

x-builder
x-builder
16 julho de 2006 8:21 am

Piu, este seu comentario sobre a maconha é simplesmente:

MUIIIITO DOOOOOOOOOOOOIDO ae

Kozmus
Kozmus
8 julho de 2006 10:54 pm

Como assim?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 julho de 2006 10:55 pm

Se continuarem a tratar os que têm opinião diferente como idiotas serei obrigado a deletar todas as mensagens que possam vir a gerar discussão. E eu gosto de discussão, só não gosto de baixaria.

“O medíocre discute pessoas. O comum discute fatos. O sábio discute idéias.”

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 julho de 2006 12:19 pm

A maconha é usada de forma apenas paliativa, para dopar a pessoa e ela não se ligar tanto nas dores causadas pela fase terminal do HVI e do câncer. Curar ela não cura nada 🙂
Ao menos serve pra fazer tecido e sapatos.

Anônimo
Anônimo
8 julho de 2006 8:28 pm

boa geo… absolutamente correto isso: “para tocar o Céu, é preciso ter morrido” isso veio de alguém que sabe, portanto, os idiotas que se calem… eu disse, se calem… é estranho o fato de eles quererem continuar falando. E mais uma vez, citando alguém que SABIA – porém suas palavras eram apenas uma estratégia para se perceber “aquilo que não pode ser dito”, vejam: “Os budas sabem, mas eles não conseguem dizer. E os idiotas e ignorantes NÃO sabem e seguem falando, seguem dando respostas a você”. OSHO Nenhuma linguagem ou expressão pode significar a grandeza dessas palavras, a menos… Read more »

Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina
Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina
6 julho de 2006 11:07 pm

Saindo “Acid” da Matrix, leia com um pouco de atenção o meu comentário e verás que, com o teu, repetes de outro modo o que eu escrevi. Depois, com um pouco de calma e atenção, perceba que a palavra espiritualizado está entre aspas, o que, como creio que saibas, dá a ela uma conotação diferente, jocosa e irônica, portanto questionadora quanto à postura e comportamento de pessoas que se intitulam “espiritualizadas” e mimetizam maneirismos verbais “evoluídos” que revelam-se FALSOS até mesmo em uma conversa de internet. Você escreveu: “…a pessoa que acha que a “vida como ela é não basta”… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 julho de 2006 8:27 pm

Não é estranho que o Marcelo, de Criciúma, Santa Catarina, esteja atribuindo as características dos usuários de drogas aos “espiritualizados” que combatem esta prática? Só Jung explica… Porque a pessoa que acha que a “vida como ela é não basta” é justamente a que procura entupir-se de química, seja pra fugir dela ou “melhorá-la” artificialmente. O “espiritualizado” é aquele que procura ENTENDER e VIVER cada momento da vida como ela é, sejam eles momentos “bons” ou “ruins”, pois o dito “espiritualizado” sabe que o desafio é importante para o crescimento, e que os prazeres são bons, mas são efêmeros, portanto… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 julho de 2006 8:26 pm

“É o paradoxo do “espiritualizado”: a vida como ela é não basta, embora tenha sido exatamente o seu Deus Tão Sábio que a tenha criado.” Para quem realmente é espirirtualizado a vida como ela é já é o bastante, esta vida que não foi criada por nenhum deus, pois esta palavra realmente não significa coisa alguma. É óbvio que não busca nenhum deus em seu reflexo próprio, pois não existe nenhum deus, e isto não é nenhuma crença – o espiritualizado de verdade não procura “o que quer”, pois não tem desejos, mas pelo menos, Marcelo, como você mesmo disse,… Read more »

rs
rs
7 julho de 2006 2:18 pm

quanta bobagem…

geo
geo
9 julho de 2006 11:32 am

E sobre o uso medicinal e nutritivo da maconha? O princípio ativo THC, também serve de remédio para doentes terminais com HIV positivo e já é amplamente usado nos EUA. Certamente fumá-la faz mal, mas a planta veio ao mundo com um propósito benéfico. Pode ser usada como sedativo e como estimulante de apetite se for sintetizada em laboratório.

geo
geo
9 julho de 2006 11:00 am

Peço desculpas pela minha arrogância, se o fui.
Porém, o outro fez ironia comigo também.
De minha parte, peço desculpas.

geo
geo
9 julho de 2006 2:17 pm

Sim Acid, mas li em um livro entitulado “O Valor Nutritivo e Medicinal da Maconha” – Que diz que a Cannabis Sativa pode ser usada até no combate ao envelhecimento… Quem conhece e sabe preparar, usa a sua essência de THC isolada em bebidas como no leite e já obtiveram bons resultados.

pIU
pIU
15 julho de 2006 3:47 pm

Fumo maconha desde os 14 anos, tenho 21; sei q ninguem vai concordar comigo + tenho a dizer q ela soh me trouxe felicidade e esperança, naum sei pq + ela me ajuda no dia a dia, a dormir, a superar medos e traumas. Naum quero fazer apologia (a propósito isso é crime) + perante o alcool e o tabaco ( q mataum d varias formas)a maconha nem deveria c chamar droga. Sei q no futuro posso “cair d cara” c assim for pagarei o preço, fazer oq naum terei escolha, + o mundo e os seres q o habitaum… Read more »

pIU
pIU
15 julho de 2006 3:57 pm

Desculpem + me espressar naum eh me forte!!!

Bere de Campos
Bere de Campos
8 julho de 2006 9:18 am

Má-conha. 😆

Bruno H.
Bruno H.
8 julho de 2006 10:48 am

Hehehe, citação do Marcola??

Ah, parem de alimentar a egrégora dele minha gente…ele por si só já causa problemas demais.

geo
geo
8 julho de 2006 12:07 pm

Desconfia daqueles que têm mais respostas do que perguntas. Daqueles que te oferecem a salvação como quem te oferece uma maçã. Nosso destino é um mistério, e talvez o sentido da vida não seja mais do que a busca desse sentido. Ninguém pode resolver sua vida por ti, e, para tocar o Céu, é preciso ter morrido.

geo
geo
8 julho de 2006 12:09 pm

“Ninguém pode resolver tua vida por ti”.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 julho de 2006 8:26 pm

É… felizmente (ao menos pro Silvio Santos) ele errou todas as outras anteriores dessa carta…

x-builder
x-builder
9 julho de 2006 8:04 pm

[OFF TOPIC]
Dêem uma olhada na previsao do jucelino da nobrega….ele previu que a italia ganharia a copa e que o alkimin será presidente
comment image

Anônimo
Anônimo
7 julho de 2006 2:29 pm

bobagem é vir um idiota aqui e ter o trabalho de dizer que alguma coisa por aqui é bobagem… se for bobagem pra vc, o caso é só com vc, ninguem tem nada com isso – faça alguma coisa que considere não ser bobagem em algum outro lugar…
que bobagem hein meu amigo…

nj
nj
7 julho de 2006 3:07 pm

Cada um é livre para fazer o que bem entender. Quer fumar, fume! O problema não é nem se o cara tem força física ou inteligência suficiente para abrir sua mente com ela e depois agüentar os efeitos colaterais. O problema é que essa porcaria faz mal para os pulmões e percebo que muitas pessoas ficam realmente viciadas e não querem saber de fazer nada sem ter que estar “chapadas”. Viram uma espécie de elite* do mal mesmo. Se julgam espertas mas estão indo e levando um monte de gente para o buraco! Não digo que a pessoa tem de… Read more »

Kamala
Kamala
5 julho de 2006 9:11 pm

Maconha faz mal.

Karla
Karla
6 julho de 2006 8:14 am

é isso aí, acid! Minha crença é que o contato vem mesmo de dentro, muito mais forte do que com o uso de substancias químicas para acelerar o processo…
Muito bom passar por aqui!

Vi
Vi
6 julho de 2006 11:46 am

A maconha pode ser um instrumento para o auto-conhecimento. Ao contrário do que foi dito no texto, aqueles que fumam não criam uma realidade ilusória, mas tornam-se temporariamente mais alertas, mais sensíveis. As experiências adquiridas “sob efeito” são extremamente úteis posteriormente. Infelizmente, fumar maconha não é prática recomendada a qualquer um, seus efeitos podem ser variados em diferentes indivíduos. Perceber se a erva faz bem ou faz mal é tarefa de cada usuário.

Otávio Gomes
Otávio Gomes
11 julho de 2006 2:48 am

Acid é realmente especial.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 julho de 2006 7:38 pm

Sabe que eu também acho?!
Apenas as pessoas ao meu redor que não se tocaram disso! Especialmente meus professores, que insistem em me dar notas baixas.

Alexandre
Alexandre
10 julho de 2006 5:30 pm

Saindo da Matrix,
acho que você é algum gênio reencarnado…rsrs

rs
rs
10 julho de 2006 11:06 pm

eu só queria provocar para ver a reação de um ser tão sábio..rs

Alexandre
Alexandre
11 julho de 2006 9:06 pm

Saindo da Matrix…

Eu voltei com meu Blog..
Gostaria que você comentasse lá,sei que poderá acrescentar conteúdo para mim….

whocares?
whocares?
5 julho de 2006 5:52 pm

eu percebo na pele que ficar ‘limpo’ dá barato 😆

O corpo, quando é tratado da forma correta, começa a demonstrar gradualmente as potencialidades que sempre estiveram ali. É só cuidar dele direitinho.

Anônimo
Anônimo
5 julho de 2006 1:44 pm

Muito agradecida pela matéria.
Preciso mostrá-la a muitas pessoas que fazem apologia de cannabis e são pessoas derrotadas em muitos aspectos. Já tive contato com isso e percebi a tempo que não é algo exatamente transcendente… A longo tempo, percebo que as pessoas perderam algo de essencial por causa do uso freqüente.
Muito grata mesmo.

H K Merton
H K Merton
5 julho de 2006 1:37 pm

Quanto tempo você acha que vai demorar até começar aquela enxurrada de comentários defendendo o uso da maconha, com citações do “guru” Bob Marley, e testemunhos pessoais do bem que a maconha é capaz de fazer?..

Mas você gosta de uma polêmica, e faz muito bem. Alguém muito iportante disse uma vez: “Os sãos não precisam de médico, os enfermos sim… ”

Quando cutucamos suas crenças equivocadas, as pessoas reagem. E, reagindo, mesmo sem querer, acabam repensando seus valores.

O grande barato é não precisar de nenhum estímulo externo para se sentir à pampa!! 😆

Anônimo
Anônimo
7 julho de 2006 2:06 pm

“Pois é. Outras pessoas se entopem de crenças religiosas ou especulações filosóficas. Acaba faltando lugar dentro da pessoa para ela própria.” Perfeito Marcelo, foi exatamente o que eu havia dito… acaba faltando lugar, que não é exatamente um lugar, mas um vazio a ser preenchido, e só essa pessoa pode preencher esse vazio, com toda a sua mais profunda subjetividade, vivendo a vida itensamente, livre e meditativamente…. é absolutamente correto isso que você disse, esse “lugar” nunca é preenchido porque ele nunca é levado ao bojo de nosso próprio conhecimento – e é irônico pois só de dentro de nós… Read more »

rs
rs
7 julho de 2006 10:52 pm

Os maconheiros brasileiros podiam se unir, alugar aviões e ir pra Holanda fumar feito retardados. 😉

Lex
Lex
7 julho de 2006 11:38 pm

nada a ver, mas valá…

Alguém discorda?

De Marcola, um dos líderes do PCC, no Globo de hoje: “Não acho um traficante melhor do que um deputado nem um deputado melhor do que um traficante.”

Anônimo
Anônimo
8 julho de 2006 12:38 am

acid agradeceria se vc postasse mais sobre relaçao de drogas com a espiritualidade, como o lsd que muitos ligam essa droga com a espiritualidade, obrigado

Liane
Liane
7 julho de 2006 9:13 am

As pessoas só falam das drogas quimicas mesmo porque a elas dão significado mais amplamente destrutivo . Conheço verdadeiras drogas que se acumulam no sangue , longe de ser quimicas , são comportamentais , acumuladas ao longo do tempo , só reparamos nelas quando estão sendo despejadas nas pessoas que mais amamos .. Que grande ironia não é ?? Quando aparece uma pessoa para dedicarmos amor quase sempre despejamos todo nosso legado negativo como o barco em alto mar que busca tornar a barca pesqueira em um hotel 5 estrelas .. Somos patéticos , esse troféu eu faço questão de… Read more »

Cris
Cris
5 julho de 2006 11:20 am

Oi, Acid.

Muitas pessoas já disseram, de outras maneiras, que o ordinário é a porta p/ o extraordinário.
O texto me fez pensar naquela frase que diz que existem pessoas que não acreditam em milagres, e outras que vêem milagres em tudo.

A alteração da consciência, por qq meio articial cria um mundo de falsos milagres.E a volta é sempre muito complexa, ruim.

Bom, adoro qualquer coisa que diga que a maconha não é solução pra nada(com todo o respeito com quem usa.

Att.

Cris

Ps- Esse “saindo da Copa” adorei, rsrsrsrs.

Vandersp
Vandersp
5 julho de 2006 12:34 pm

Boa tarde

As pessoas sempre procuram algum argumento para justificar atitudes e comportamentos “errados”

Fazer o quê né
O ser humano é assim mesmo..rsrsrs

Um grande abraço! 😉

Bruno H.
Bruno H.
5 julho de 2006 1:22 pm

Bom, não precisa ser nenhum guru indiano pra saber que isso faz mal a saúde né…tanto a individual como a social…

[Portugal? Portugal não merece ganhar nada! Vamos Totti! Vamos Azurra!]

Alexandre
Alexandre
11 julho de 2006 9:05 pm

Saindo da Matrix…

Eu voltei com meu Blog..
Gostaria que você comentasse lá,sei que poderá acrescentar conteúdo para mim….

Grato!

😀

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.