DISCERNIMENTO E CRESCIMENTO CONSCIENCIAL

É fácil ajoelhar-se e reverenciar algum ser admirável.
Difícil é seguir o seu exemplo e tornar-se admirável também.
A devoção cega leva à estagnação do discernimento.
No entanto, a admiração sadia leva ao trabalho e ao crescimento consciencial.
Adoração cega não é amor, é ilusão emocional.
Pois o amor real leva ao progresso e ao compartilhamento de atitudes sadias e desprovidas das presilhas psicológicas do apego.
Reverenciar o Alto para evoluir e ascender é ótimo.
Porém, devocionar o Alto para rebaixar-se e somente encostar o próprio discernimento na exacerbação emocional densa é complicado.
Amar o Divino não significa deixar de discernir.
Gostar de algum ser de luz elevado não significa “fechar pacote” com alguma doutrina criada na Terra.
Amar o Divino, e não ao próximo, é inversão de valores.
Entretanto, amar o Divino percebendo-O no próximo, seja quem for, e em si mesmo, é sempre motivo de intensa alegria.

PS: Admirar, para crescer.
Amar, para compartilhar.
Saber, para ensinar.
Abrir a mente, para aprender.
Serenar o coração, para sintonizar a paz.
E reconhecer que mestre e discípulo, velho e criança, homem e mulher, espírito e corpo, tudo é expressão do mesmo UM IMANENTE, Causa, Glória e Vida de todos.

“O TODO ESTÁ EM TUDO!
TUDO É ELE! TUDO É ELE! TUDO É ELE!”

Paz e Luz.

Wagner Borges
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lourdes
Lourdes
2 janeiro de 2007 6:56 pm

Uma Mente Brilhante Observe os seus pensamentos e determine se eles contribuem ou não para a sua felicidade. Escolha, então, alimentar a sua mente apenas com pensamentos fortalecedores e recuse-se a manter concentrado nos que te debilitam. Quando surgir em sua mente um pensamento prejudicial, cancele-o imediatamente e substitua-o por um pensamento favorável. Esse é o pensamento poderoso ou consciente. Se praticar, vai conseguir controlar os seus pensamentos e a sua vida jamais será a mesma. As pessoas usam o pensamento positivo apenas para fingir que está tudo bem, quando, na verdade, acreditam que não está. O pensamento positivo acaba… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
2 janeiro de 2007 1:28 pm

Olá Acid e todos, feliz Ano Novo e que o Amor prevaleça em todos os nossos pensamentos e atitudes e possamos fazer um mundo melhor a cada dia de 2007.
Abraços.

Raphael
Raphael
5 janeiro de 2007 8:36 am

Muito bom texto, é esse o meu medo, a idolatria… Muito bom texto, também, o de Lourdes; os dois estão de parabéns.

Lourdes
Lourdes
8 janeiro de 2007 7:30 pm

Nós só conquistamos algum mérito espiritual quando vencemos os nossos pontos fracos. Ajudar os outros é bom, mas em nosso progresso espiritual, o que conta mesmo é a modificação de nossas atitudes para melhor.

Ras Beto
Ras Beto
13 janeiro de 2007 8:23 am

Síntese brilhante.

Con s ciência.

Irie.

Ui
Ui
19 janeiro de 2007 6:58 pm

VOLTEI, RAPIDINHO QUE TENHO QUE IR ( CONTROLEM O DESEJO DE SABER PARA ONDE!)MUITO DOIDO!
TEM QUE SE ASSIM MERMO PENTE SE NÃO , VIVERIAMOS COMO VEGETAU E A QUALQUER MOMENTO APOS A INTERNAÇÃO PODEM PUXAR A TOMADA DO A APARELHO QUE NOS MANTEM,!!!
ENTÃO DESPENSEM O APARELHO E SE EXERCITEM. ! Ui ! ha! ia! u que legal! BELEZA! NOSSA! … TCHAU

Ui
Ui
19 janeiro de 2007 6:59 pm

É PENSE E NÃO PENTE. É SER E NÃO SE

Lourdes
Lourdes
30 janeiro de 2007 8:48 pm

Ser espiritualizado significa ter mais compaixão, mais cuidado e mais bondade. Significa lidar com as pessoas com amor no coração, sem esperar nada em troca. Significa saber que há algo maior que nós mesmos, uma força que existe numa esfera que temos que perseverar para descobrir. Significa entender que há lições mais elevadas para serem aprendidas e, depois que as tivermos aprendido, haverá outras ainda mais elevadas. O potencial para a espiritualidade existe em cada um de nós e precisa ser acessado. Você não precisa ser religioso para ter espiritualidade. Você pode fazer trabalho voluntário, por exemplo, não para obedecer… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 março de 2016 11:52 pm

Palestra de Wagner Borges, sobre Experiências Fora do Corpo, no II FÓRUM DE CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE, em 12/03/2016, no Teatro UMC na Vila Leopoldina – São Paulo – SP.

http://www.youtube.com/watch?v=RfAi3vX0wDw

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
14 maio de 2016 10:41 pm

“Ensinamentos de Luz do Preto Velho Amigo”

http://www.youtube.com/watch?v=L8G8BgrtMxw

Fernando Araujo
Fernando Araujo
2 janeiro de 2007 11:26 am

Ola, estou sempre me atualizando com os textos do site saindo da matrix, me ajudam muito em minhas buscas, eu gostaria de contar uma experiencia que tive no reveillon deste ano, podes me passar um email para contato? Fico no aguardo. Obrigado e feliz 2007.

Suélen
Suélen
31 dezembro de 2006 12:01 pm

Olá! Obrigada por sua mensagem e por sua atenção! Ainda não assisti essa série “Heroes”, é isso? Nem assisti Lost, mas em breve vou assistir em DVD porque dizem que é muito legal!
Também gosto de Taken, pena que só tem uma temporada!
Ah! Continue me visitando e deixando sua opinião sobre séries tá bom?

http://seriadosnatv.blogspot.com

Um abraço e Feliz Ano Novo!!!

Olim
Olim
27 dezembro de 2006 4:13 pm

Não gostando muito de citar, mas já citando, Paulo Coelho fala muito na tal Lenda Pessoal, na qual as pessoas vão construindo a vida particular de cada um ao longo de suas jornadas, de suas vidas. Interessante é que ao tentarmos construirmos nossa lenda pessoal, particular, temos quase que obrigatoriamente que nos apoiarmos nos ombros de pessoas e seres que nos estimularam a mente e o coração. O exemplo é muito importante, mas, às vezes -ou quase sempre!-, temos a capacidade de nos desorientarmos à medida em que caminhamos,e assim podemos acabar nos identificando com a lenda de outra pessoas…… Read more »

Paulinha
Paulinha
28 dezembro de 2006 1:56 pm

Post fantástico! De grande importância para o nosso crescimento. =) “A devoção cega leva à estagnação do discernimento”. Isso é importantíssmo.Tenho cultivado mais o discernimento, agora que comecei mais a fundo um caminho devocional. Muitos já escreveram sobre o discernimento, são textos com muita sabedoria. Pra citar alguns, Yogananda, J. krishnamurti. Vale a pena conferir. E para o post inteiro, compartilho essa frase: “Deus está no interior, a beleza está no interior, a divindade está no interior”. Ela afirma: “Esta é uma mensagem muito antiga, entretanto, dizê-lo, apenas, não é suficiente. Nós temos que contemplá-la. Quando você contempla a Verdade,… Read more »

Cris
Cris
28 dezembro de 2006 7:30 pm

Belo post!

Essa frase:
“Amar o Divino, e não ao próximo, é inversão de valores” é a síntese perfeita da resposta à busca que tantos fazem.

Att.

Gabriel Gherman
Gabriel Gherman
28 dezembro de 2006 8:40 pm

Texto perfeito, parabéns Acid!!!

Lex
Lex
29 dezembro de 2006 10:23 pm

O Buddha nos diz: “O maior dos conquistadores não é o que, na batalha, vence milhares de homens, mas o vencedor de si mesmo”. Espiritualidade não é acender velas, incenso, ou qualquer outra demonstração externa de religiosidade. Espiritualidade não é acreditar em santos, fazer promessas, ou pedir a intervenção divina com orações egoístas. Espiritualidade é cuidar de se conhecer cada vez melhor, extirpando as sementes de egoísmo, raiva, ódio, ilusão e auto-conceito; dedicando esta melhora própria ao bem-estar de todos os seres, sejam humanos ou não, vivos ou não. Não é tarefa fácil, pois o peso de milhares de vidas… Read more »

marcelo
marcelo
29 dezembro de 2006 11:55 pm

São tantos anos de pregação mediocre em praças ou em grandes circulos e semi-circulos supostamente sacros , tanta verborragia hipocrita em livros que são tão veridicos quanto os contos juvenis , e agora …rsrsrs QUEREM convencer a Dona Olinda , Mãe da preguiça do mundo que Deus nada , os seres Humanos fazem ..Agora é tarde … Eu tenho um longinquo interesse de saber como podem agora as pessoas se livrarem de tantos ritos e dogmas inuteis de suas vidas sem que isso as destrua completamente . Como era o nome daquilo que os anjos chamavam de sublime aceno ao… Read more »

Waking Onion
Waking Onion
30 dezembro de 2006 3:06 pm

Feliz ano novo!!!

Bruno H.
Bruno H.
30 dezembro de 2006 3:45 pm
Bono
Bono
30 dezembro de 2006 9:05 pm

Aproveitando o momento Off Topic:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1393551-5598,00.html

Radar do cindacta 1 registra 30 aviões fantasmas por dia.

Anônimo
Anônimo
15 maio de 2016 12:32 pm

Não seria o agir de maneiras distintas na mesma situação o princípio da falsidade? Deus está em tudo mas nem tudo está em Deus.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.