PAPA IRRITA MUNDO ISLÂMICO

O nosso querido Papa Vade… digo, Bento XVI, em uma aula magna na Universidade de Ratisbona / Regensburg (Alemanha), fez a maior besteira que podia fazer na vida: foi falar mal de Maomé. Não diretamente, que ele ainda não está rasgando dinheiro, mas achou que, citando o Imperador cristão ortodoxo Manuel II – que na Idade Média dominava Bizâncio – podia se safar da responsabilidade pela declaração:

“Eu fui lembrado de tudo isso recentemente quando li (…) parte de um diálogo que aconteceu – talvez em 1391 nos quartéis de inverno perto de Ancara – pelo erudito imperador bizantino Manuel II Paleologus e um persa educado nos assuntos do Cristianismo e do Islã, e as verdades de ambos.

Na sétima conversa (…) o Imperador toca no assunto da Guerra Santa. Sem entrar em detalhes, como a diferença entre aqueles que leram o ‘Livro’ e os ‘infiéis’, ele se dirigiu ao seu interlocutor com uma rispidez surpreendente na questão central sobre a relação entre religião e violência em geral, dizendo: “Mostre-me o que Maomé trouxe que era novo, e lá você encontrará apenas coisas más e desumanas, como o seu comando de espalhar pela espada a fé que ele pregava“.

O Imperador, depois de se expressar tão fortemente, continuou explicando em detalhe os motivos pelos quais espalhar a fé através da violência são desarrazoados. Violência é incompatível com a natureza de Deus e com a natureza da alma. “Deus” – ele disse – “não fica contente com sangue, e não agir razoavelmente é contrário à natureza de Deus. A fé nasce da alma, e não do corpo. Qualquer um que leve alguma pessoa à fé precisa da habilidade de falar bem e de raciocinar apropriadamente, sem violência ou ameaças”.

Papa Bento XVI

Muito bonitinho, muito civilizado, mas o que se lê nas entrelinhas é uma profunda crítica ao Islã atual, associando-o aos métodos dos tempos das Cruzadas, quando da época da expansão que levou os guerreiros árabes a invadir a Europa. O Vaticano disse que o Papa não quis ser ofensivo durante seu discurso. O Papa alemão disse e repetiu que apenas citava palavras que não eram suas, e acrescentou que a violência é “incompatível com a natureza de Deus e da alma”.

O Ministro do Exterior paquistanês afirmou que as declarações do papa são “lamentáveis”: “Qualquer pessoa que descreva o Islã como uma religião intolerante encoraja a violência”, afirmou o Tasmin Aslam, porta-voz do Ministério. “O que ele fez foi citar declarações ofensivas de imperadores de centenas de anos atrás”, segundo Aslam. “As declarações não foram úteis porque tentamos superá-las, chamando para um diálogo e entendimento entre as religiões”, afirmou.

Aslam afirmou que os muçulmanos têm uma longa história de tolerância, acrescentando que, quando o rei da Espanha (católico) expulsou os judeus do reino em 1492, eles foram bem-vindos pelas nações muçulmanas do Império Turco Otomano.

Isso tudo ocorre no mesmo momento em que os EUA são pegos tentando forjar uma desculpa pra atacar o Irã, e Bush discursa na Casa Branca dizendo que “Muitas pessoas nos EUA, incluindo eu, vêem esta guerra como um confronto entre o bem e o mal”, e que ele observa um “novo despertar religioso” em seu país.

O pior é que a maioria do povo islâmico é facilmente manipulável e seus líderes não são muito afeitos à diplomacia, o que (infelizmente) só reforça a declaração do Papa aos olhos do mundo, mandando toda a espiritualidade do Islamismo pra lá de Bagdá. Uma bomba caseira já explodiu na entrada de uma igreja da Cidade de Gaza (Palestina), enquanto protestos eclodem em todo o mundo Islâmico, comparando o Papa a Hitler.

Pelo visto, o danado do Nostradamus não vai mesmo falhar em suas profecias

Saudades do João Paulo.

Referência:
Mais trechos do Discurso do Papa em Ratisbona

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Sartre
Sartre
21 setembro de 2006 9:12 am

O inferno são os outros.

Lua Nua
Lua Nua
18 setembro de 2006 9:15 pm

Merton Então acho que estamos falando quase a mesma coisa, ou seja, tentar melhorar essa situação dos terroristas fanáticos pode ser o papel da igreja, não ficar cutucando. Acabei de ver na TV que o “assessor para panos quentes” do Vaticano tá chamando o chefe dos judeus e dos muçulmanos para uma conversa. Pra mim, esse sim é o papel do “chefe do setor”, e não ficar por aí citando o que lhe vem a cabeça como um estagiário qualquer. Não acho que devemos aceitar o terrorismo com pacividade, mas (como já falei) terrorista não tem rosto. Eu prefiro brigar… Read more »

jedhai
jedhai
18 setembro de 2006 8:01 pm

EFETIVAMENTE, ESSE PAPA NÃO É
POP!

Bruno B¬D
Bruno B¬D
18 setembro de 2006 3:04 pm

com o post da lua nua, naum consigo evitar pensar em aldo novak, quando diz o silencio ser a mais poderosa das respostas, lembrando a famosa frase de Xenocrates:

“ME ARREPENDO DE COISAS QUE DISSE, MAS JAMAIS DO MEU SILÊNCIO”

pq o papa anak… bento! papa bento, tinha q abrir a boca acid!!?

😕

abraços…

B¬D

Lua Nua
Lua Nua
18 setembro de 2006 2:06 pm

Merton Não discordo em nada do que você falou, mas… A verdade é que era tudo mais fácil quando estávamos na 1ª e 2ª Grerras Mundiais. Era bomba prá lá, bomba pra cá. Tanques de grerra, baioneta e granadas. O inimigo ficava frente à frente. Mulheres e crianças eram (de certa forma) poupadas. O primeiro que forçou um novo caminho foi o próprio Hitler, quando mandou mulheres e crianças para os campos de concentração. Eu não acho que o Papa falou algo de mais, acho apenas que ele falou, e esse foi seu pecado. Esses caras não têm rosto, não… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
18 setembro de 2006 1:25 pm

Estou começando a crer que o filme V de Vingança está mais para uma profecia do que para uma obra de ficção!

H K Merton
H K Merton
18 setembro de 2006 12:46 pm

O CAMINHO DO MEIO O papa cometeu um deslize. Foi infeliz ao citar essas declarações, afinal, qualquer coisa que insufle a violência deveria ser evitada, ainda mais por um grande líder religioso. Porém, nesse momento em que vejo a grande maioria dos formadores de opinião se manifestando radicalmente contra o papa e a favor dos islâmicos, eu me pergunto: Será que ninguém está vendo o que acontece no mundo hoje? Será que ninguém está sabendo que uma freira de caridade, já idosa, que prestava serviços humanitários, foi assassinada na porta do hospital onde trabalhava, em represália pelo que disse o… Read more »

Léo
Léo
18 setembro de 2006 11:51 am

Desculpem, mas esses parecerão um tanto mais “complicados” para todos nós: “Um fato assombroso acontecerá no Vaticano. O Vaticano precisará ser reconstruído. Eis os tempos das dores.” “Voltai-vos depressa. Sois importantes para o Senhor. Não vos afasteis da Sua graça. Os homens do terror chegarão ao Vaticano. A praça estará repleta de cadáveres. A humanidade verá a ação maléfica dos homens de barba grande. O coliseu cairá por terra. Sabei que o Senhor está contristado por causa dos pecados dos homens. Eis os tempos das grandes tribulações. Dobrai vossos joelhos em oração. Eu sou a vossa Mãe e sofro por… Read more »

Léo
Léo
18 setembro de 2006 11:43 am

“um grande exército partirá de Meca e por onde passar deixará um rastro de destruição e morte. A maldade do homem será tão grande sobre a terra que o Senhor antecipará o dia do Juízo Final. ”

“Um exército marchará pela Europa deixando um rastro de destruição e morte.”

Só coloquei essas 2, mas existem várias outras. São mensagens de nossa Senhora no site: http://www.apelosurgentes.com.br

Que a Paz reine sobre todos os povos.

Ana Luca
Ana Luca
18 setembro de 2006 10:56 am

É, parece que Nostradamus tinha razão….

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1144157-EI312,00.html

Abraços

Athena
Athena
18 setembro de 2006 10:21 am

Como líder religioso o Papa tem que ser diplomático e isso significa fazer a “política da boa vizinhança”. Mesmo porque a igreja católica tem o histórico nebuloso da inquisição, e citar algum texto como desculpa para atacar o Islã é no mínimo falta de prudência. Nem todo mulçumano é radical, ma há muitos fanáticos entre eles, dispostos a tudo para “honrar” a sua fé. Ele literalmente “jogou gasolina na fogueira” e o preço a pagar por isso poderá ser muito alto.

Lua Nua
Lua Nua
18 setembro de 2006 10:17 am

Alexandre,

Não faria, mas fez…

Fábio Floripa
Fábio Floripa
17 setembro de 2006 10:44 pm

Definitivamente, é muito estranho esse papa, um iminente intelectual e teólogo, ter associado todo o Islã à violência e fanatismo que são próprios de alguns poucos grupos… Até parece que foi só para cumprir a tal profecia de Nostradamus… E mexer logo com o Islã, atravessado com as Cruzadas, o Bush, o “sionismo”, etc., etc… Não dá pra acreditar que ele não soubesse o “nervo exposto” que ele estava tocando…

Marilda
Marilda
18 setembro de 2006 9:22 pm

Merton,
Acho que voc~e está certíssimo.

U
U
18 setembro de 2006 10:11 pm

Apertem os cintos, crianças.
O fim começou.

Morganashiva
Morganashiva
20 setembro de 2006 3:29 pm

Concordo com o H K Merton. Daqui a pouco ninguem mais vai poder abrir a boca pra falar nada dos islâmicos. Ora, sou ocidental, sou cristã (apesar de nao frequentar igreja alguma) e tenho que ficar calada quando esses fanáticos saem por aí aprontando e dizendo que vão destruir o mundo ocidental, que nós somos infieis e blá blá blá? O Papa não pode emitir uma opinião? Cadê a liberdade de expressão? Pôxa, falam mal pra caramba de Jesus e CIA Cristã LTDA, mas não podemos falar nem um tantinho dos muçulmanos? Aquelas mulheres lá são super maltratadas e não… Read more »

Fábio Floripa
Fábio Floripa
19 setembro de 2006 10:59 pm

Ah, aqui vai outro, do mesmo autor, bem interessante tb:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult2707u15.shtml

Fábio Floripa
Fábio Floripa
19 setembro de 2006 10:57 pm

Acid,

Estou com aqueles que pedem a volta da série “Princípios Herméticos”. Aproveito para me juntar a esta tão necessária campanha “Volte com os textos herméticos, Acid!”.

Ah, e para entrar no assunto aqui em questão (Papa, Islã, etc.), aqui vai um link com um ponto de vista bem interessante a respeito:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult2707u17.shtml

Andre
Andre
19 setembro de 2006 5:34 pm

Como toda religiao existe os abusos das açoes e no islamismo a dose é cavalar …. o fanatismo é uma merda ..levando ao extremo atitudes sem se procupar com as consequencias …. O importante é saber q Deus esta em todas as religioes e se mostrando de formas diferentes , porem justas …ação e reação das situaçoes cotinuara independente disso . O fundamental é ter a religiao como filosofia e ciencia …. focando resposta para aquilo que se acredita …. usando inteligencia com a religiao …. perceba a proporção do que é Deus … ele rege , governa .. ilumina… Read more »

Andre
Andre
19 setembro de 2006 5:26 pm

O joao paulo era bem mais coerente e amigavel …. o bento XVI foi manupulação do Vaticano … desculpem os catolicos , mas ali é um pais ..existem interesses politicos e tal …. o joao paulo II era sutil . sabio … o foda que só fica vaso ruim por aqui …. muito interessante este materia sobre islamismo ….

Abraços

H K Merton
H K Merton
19 setembro de 2006 5:23 pm

Valeu, Bono!!

Concordo plenanente. Lendo o comentário do U, eu, que como bom ocidental, não tenho religião, já estava quase resolvido a virar islâmico, daqueles bem radicais, mesmo, que amarram umas duaz dúzias de bananas de dinamite na cintura e sai dando risada pra explodir uma escola ou hospital. Felizmente, o SEU comentário me trouxe de volta à realidade. Obrigado. 😀

Cláudio
Cláudio
19 setembro de 2006 5:20 pm

U, Gostei do seu comentário. Realmente, se a gente for coletar os dados assim, fica feio para os não-islâmicos. Mas e aí? Minha dúvida persiste: como lidar com esse povo? Será que o fato de nossa História se escrita com sangue dá a eles o direito de sair quebrando tudo? (ademais, uma pesquisa um pouco mais aprofundada vai mostrar que a história dos islâmicos também deve ter os seus momentos tenebrosos – afinal, na verdade não há diferenças entre nós e eles – somos todos humanos). Aliás, eu me expressei mal, pois quando perguntei desse povo que sai quebrando tudo,… Read more »

Bono
Bono
19 setembro de 2006 5:09 pm

Oque eu vejo é que eles são muito mais intolerantes, com relação à religião, que o povo ocidental moderno. Na verdade o ocidente nem parece acreditar mais em religião. O capitalismo ocupa esse espaço, e em vez de nos tornarmos fanáticos religiosos, nos tornamos fanáticos capitalistas, ou no caso do Brasil fanáticos corruptos. Ganhar dinheiro se torna o objetivo da vida (ou da morte). Se um líder islâmico ofende a bíblia ou o personagem principal da bíblia, ninguém nem liga, mas se disserem que vão cortar o fornecimento de petróleo para o mundo, aí é uma revolta braba (e não… Read more »

U
U
19 setembro de 2006 2:59 pm

“Como lidar com esse povo (“islâmicos”) que sai destruindo tudo?” 😥 😯 Então, foram os “islâmicos” que fizeram a Primeira Guerra Mundial? Foram os “islâmicos” que fizeram a Segunda Guerra Mundial? Foram os “islâmicos” que construíram a bomba atômica? Foram os “islâmicos” que usaram a bomba atômica? Foram os “islâmicos” que durante o último milênio fizeram as dezenas de invasões cruéis e ridículas ternamente chamadas de “Cruzadas”? Foram os “islâmicos” que criaram os meios para que a américa latina e a África virassem continentes de gente de terceira classe, sutilmente chamados de Terceiro Mundo? Foram os “islâmicos” que criaram no… Read more »

Cláudio
Cláudio
19 setembro de 2006 11:57 am

É, galera!
A papon errou. Beleza. Ele que crie vergonha naquela carinha e se retrate.
Por outro lado, mesmo que o papa tivesse feito algo extremamente ofensivo (tipo usar folhas do Alcorão como papel higiênico), isso não daria o direito para os islâmicos matarem quem quer que seja. Logo, eles estão errados. Erradíssimos. (isso não significa que estejamos certos). E como lidar com isso? Como lidar com esse povo que sai destruindo tudo? Sinceramente, eu não sei!

Mas, mudando de assunto, venho fazer coro ao pedido pelo post sobre o Hermetismo!

Abraços,

lex
lex
19 setembro de 2006 9:28 am

todos os radicais são perigosos… Eu sou praticante de Zen budismo e precisava ler este texto para relembrar os lindos textos “sufis” que li quando no início de minha caminhada. O sufismo (árabe: تصوف, tasawwuf; persa:صوفیگری Sufi gari) é a corrente mística e contemplativa do Islão. Os praticantes do sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram uma relação directa com Deus através de cânticos, música e danças. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sufismo) Existe horror e extremismo em todas as religiões. Li ontem que a Corte Suprema do Japão ratificou a condenação à morte de Shoko Asahara, o guru da seita Verdade Suprema, autora dos… Read more »

U
U
18 setembro de 2006 10:20 pm

“Em meio à polêmica com o islã, os bispos turcos afirmaram hoje que, por enquanto, “nada faz pensar em um cancelamento” da viagem do papa Bento 16 à Turquia. A viagem está agendada para o fim de novembro.” ( da Folha de São Paulo)

😯

Janaína
Janaína
17 setembro de 2006 9:32 pm

Dois homens armados mataram uma feira italiana e seu guarda-costas na entrada de um hospital em Mogadiscio, capital da Somália. Especula-se que o assassinato tenha relação com o polêmico discurso do papa Bento XVI sobre a jihad (guerra santa), pronunciado na última terça-feira em Regensburg, na Alemanha.

Mais em : http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2525001-2525500/2525280/2525280_1.xml

Bono
Bono
17 setembro de 2006 6:59 pm

http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2006/set/16/93.htm “O grupo radical islâmico iraquiano Khaiech al-Mujahedin prometeu neste sábado lançar ataques contra Roma e o Vaticano, em resposta às palavras de Bento XVI sobre o Islã e a jihad (guerra santa). “Juramos destruir sua cruz no coração de Roma. E que o Vaticano será golpeado e irá chorar por seu papa”, anunciou o grupo, em um comunicado publicado na internet pouco antes da divulgação de uma mensagem em que o Vaticano lamenta a crise gerada em torno das palavras do pontífice. A facção também criticou “os cristãos ‘sionizados’ e os cruzados cheios de ódio” e qualificou Bento XVI… Read more »

Lua Nua
Lua Nua
17 setembro de 2006 1:01 pm

Eu sabia que não ia dar certo…

Mas nem consultaram a gente enquanto o mundo todo esperava para ver se a fumacinha que sairia do Vaticano seria preta ou branca.

Bem que eu preferia aquele africano, mas resolveram que a bola da vez era do alemão…

Lá vem o alemão, com seu bocão falando caca.

Ó God! Salve-nos do Papa que tá mais pra estagiário, do que pra chefe de setor

ex anonimo, agora sofista.
ex anonimo, agora sofista.
15 setembro de 2006 10:21 pm

“Então, meu caro sofista, quer dizer que a maioria das pessoas acredita em extraterrestres e aceita o fenômeno UFO com naturalidade? Quer dizer também que devo desacreditar do que via toda noite lá fora, no quintal de casa….” hum….ah é hein. taí, realmente estou curioso pra saber o q vc viu no quintal da sua casa, foi algum alien com uma placa no meio do peito dizendo “oi terraqueo, eu sou de andromeda e tenho estes produtos da avon pra vender, quer comprar? ah, a proposito, eu vim em paz” vc estrevistou ele? tiveram alguma conversa sobre futilidades do planeta… Read more »

Marc Phoenix
Marc Phoenix
15 setembro de 2006 10:13 pm

Eu acho ele igual ao Darth Sidious (Palpatine) de Star Wars =p

O Bush é patético, como sempre, inventando mentirinhas pra invadir algum país, já q graças aos meios de comunicação e internet, boa parte do mundo sabe e vê as cagadas q ele tá fazendo (e mesmo assim mta gente parece não ver ou dar de ombros). E esse Papa, ao inves de ajudar, atrapalha. Vai ver não foi bem sem querer, né?
As coisas parecem estar se encaminhando pra um “salve quem puder e se puder” =p

Luciana
Luciana
15 setembro de 2006 6:53 pm

pois é. Quando vi a sua declaração, vi que os seus dias estão contados também…

leandro
leandro
15 setembro de 2006 6:29 pm

tendo em vista a qde de imigrantes na europa ,eu diria q a europa ja está invadida a muito tempo.Mas acho q um banho de sangue viria mais pela intolerancia racial lá.Afinal eles sao o mundo civilizado…

Anônimo
Anônimo
15 setembro de 2006 5:59 pm

Oiê. Primeirona 😀 Tbém tenho saudade de João Paulo. Conhecê-lo é uma das coisas da minha lista de “coisas a fazer antes de morrer” que não vou ter como cumprir. Tão suave e generoso (claro que minha admiração possui restrições como o fato de ele ser contra a camisinha, mas isso é mais culpa da igreja como um todo). Uma das cenas mais bonitas que voi foi uma foto dele com o Dalai Lama. Espero que o novo Papa utilize essa mancada de início de papado pra não pisar na bola de novo. Bom, eu não considero papas meus líderes… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 setembro de 2006 2:44 pm

Léo, a “Nossa Senhora” do site tem falado uma desgraça pra cada cidade do mundo, sem parar, durante quase 20 anos. Estatisticamente falando, um dia ela vai acertar uma dessas previsões, e aí vão dizer “ooohh, bem que a Virgem Maria falou!” E aí vão se multiplicar as doações de 10 reais no site pra construir a tal igreja dela… Algumas pérolas: 192ª (25/07/1989) – Se os homens não se voltarem a Deus através dos Meus repetidos apelos à conversão, não tardará a acontecer um grande castigo. Este será muito maior que o dilúvio. 225ª (24-10-1989) – Queridos filhos, os… Read more »

Bruno B¬D
Bruno B¬D
18 setembro de 2006 2:54 pm

acid, primeiramente, me perdoe “novamente” por postar um off-topic no espaço dos comments (ja estou virando profissional), mas gostaria só de sugerir (por favor! naum entenda de forma alguma q estou impondo, eh so algo q gostaria, se vc se dispor) que você continue escrevendo sobre os princípios herméticos. qualé kra? vc parou no 1o, hehehehe, mas enfim, adorei o post, tbm sinto falata daqle velhinho gentil de bochechas rosadas, mas, fazer o q? eh o novo papa, o nosso sidiou… ahn, bento, papa bento!

hehehehe

abraços galera,
Paz!

B¬D

Greyhawk
Greyhawk
18 setembro de 2006 3:00 pm

Lendo as notícias sobre os acontecimentos após a citação papal, cheguei a conclusão que ele não errou muito no que falou, pois ao invês dos muçulmanos mostrarem que o Papa estava enganado, eles mostraram que o Papa estava certo, pois partiram para a violência aberta e as ameaças de guerra santa e tudo mais. Não sou profundo conhecedor do Islã, mas parece que eles ainda mantém um sistema religioso antigo, parecido com o catolicismo medieval. Os seus textos sagrados e seus cultos são mantidos na linguagem deles, não há cultos nas outras línguas existentes. Seus líderes religiosos são formados em… Read more »

Alexandre
Alexandre
18 setembro de 2006 8:46 am

Ao Papa faltou diplomacia e só! Porque Maomé é o precursor do terrorismo, e com esta “religião” não se pode dizer nada que lá vem ameaça, homem-bomba, e coisas do gênero. Eles não tem que se ofender, é só olhar a própria história para perceber que esta “religião” prega a violência abertamente. Lutar pelas suas causas é uma coisa, sair matando gente em restaurante, ponto de ônibus, mercado… é covardia. Para mim o câncer do mundo é o Islã. Mas realmente estas palavras combinam mais comigo do que com um líder religioso. E o Papa João Paulo II não faria… Read more »

H K Merton
H K Merton
18 setembro de 2006 4:26 pm

Lua Nua, concordo contigo. Por isso que eu comecei o meu comentário assim: “O papa cometeu um deslize. Foi infeliz ao citar essas declarações, afinal, qualquer coisa que insufle a violência deveria ser evitada, ainda mais por um grande líder religioso”. Ele deveria ter ficado calado? Deveria, também acho. Agora, vamus combinar – daqui a pouco ninguém mais pode falar coisa alguma que “ofenda” as crenças dos coitadinhos dos islâmicos, com medo do que eles possam fazer em retaliação. Será que todas as outras religiões devem mesmo se curvar a esse tipo de imposição pelo medo? Eu sei, eu sei,… Read more »

Bruno H.
Bruno H.
18 setembro de 2006 3:11 pm

Eu não queria dizer, mas, frente aos últimos acontecimentos aqui no blog…

I want these motherfucking snakes off the motherfucking plane!

uffa, pronto.

Josephluiz
Josephluiz
18 setembro de 2006 3:52 pm

Engraçado você falar de Nosrtadamus… Foi a primeira coisa que veio a cabeça quando vi essa confusão… será que ele não quis mesmo… causar esse reboliço?! hummm…. 😈

Bruno H.
Bruno H.
16 setembro de 2006 12:19 am

Ele fala contra a camisinha, contra o aborto, contra o evolucionismo, contras as demais religiões…mas, afinal, ele é o papa da igreja católica!
O que vocês esperavam? 🙂

Titanico
Titanico
16 setembro de 2006 12:41 am

Boa noite…
Vcs não acham que estão pegando no pé dele por coisa de menos importância?

Ele já disse e fez coisas estranhas… mas nessa não vejo nada demais… o problema é que vão entender com um “racismo”, sem ser.

Se for levar pra esse lado, não poderemos falar de muita coisa, pois é quase impossível falar de erros religiosos sem “detonar” uma delas.

Abraços…

Daniela
Daniela
17 setembro de 2006 8:53 am

A minha únuca impressão é que de fato êste papa é muito burro e ignorante.Como se a Igreja Católica não tivesse sido muito violenta e anti-cristã.Mudando de assunto Acid,o que você acha da Trilogia Analítica?

Greyhawk
Greyhawk
16 setembro de 2006 8:07 pm

Para a calúnia, a resposta é caridade em forma de perdão.

Para o fanatismo, a resposta é caridade em forma de tolerância.

Para a violência, a resposta é caridade em forma de brandura.

Para as trevas, a resposta é caridade em forma de luz.

Em qualquer problema no caminho da vida, a resposta cristã será sempre desfazer a força do mal pela força do bem.

QUEM SOMOS NÓS PARA ATIRARMOS A PRIMEIRA PEDRA.

Lea
Lea
16 setembro de 2006 7:01 pm

Ui! Seu Bento XVI perdeu uma boa oportunidade de ficar calado… Todo mundo tá cansado de saber que a Igreja Católica, responsável por séculos de cruzadas e inquisições não pode se dar ao luxo de ter seu papa dizendo aos quatro ventos como as outras religiões são intolerantes e incitam à violência. E sinceramente às vezes me dá pena do povo americano, que se deixou enganar por um idiota feito o Bush, mas como dizem cada povo tem o governo que merece. O duro é que o planeta inteiro vai enfrentar as consequências da ganância desmedida de poucos…

Marilda
Marilda
16 setembro de 2006 6:06 pm

Infelizmente, ainda “hoje” as pessoas ainda usam religião para desculpar ( ou legalizar) a sede de violência e de poder que têm.Muita gente associa o Islã à violência, ( Eles mesmos o fazem). O ruim de aceitar é que um líder religioso do calibre de um Papa possa fazê-lo. Ele poderia criticar a violência com mais sabedoria.Acho sim que ele tem que pensar duas vezes e e meditar outras tantas antes de dizer algo. É difícil também para os cristão acharem que não detêm a verdade plena.Porque é uma boa verdade. Mas não confundamos doutrina católica com Cristianismo. A doutrina… Read more »

ANA
ANA
16 setembro de 2006 4:51 pm

Se o Papa tivesse atirado pedra na cruz, estaria numa situação melhor (mais segura). Parece que o pessoal, ainda não digeriu a questão das Cruzadas e querem a revanche, é uma questão emocional não superada, portanto, até um olhar de esquerda, já seria motivo para o ajuste de contas com a “civilização judaico-cristã”. Esse papo de cada um “achar o que quiser”, tá fora de cogitação. Nem os católicos ligam para que o Papa fala e pode fazer camisetas à vontade de Jesus, abrir franquias de Igreja, Madonna na cruz em Shows, etc… Talvez o Papa se confundiu de público,… Read more »

Paulinha
Paulinha
16 setembro de 2006 2:26 pm

Sim, mas quando é que vão invadir roma mesmo?

IsabelBodhisattva
IsabelBodhisattva
16 setembro de 2006 8:53 am

Não sendo céptica, parece-me leviano acreditar-se que a batalha de Nostradamus é 1 invasão muçulmana. Sempre acreditei que devemos filtrar mt a informação e ao ler O Pêndulo de Foucault” deparei-me com esta mesma ideia ao ler que é possível fazer-se uma analogia com qualquer coisa, Umberto Eco exemplificou com as medidas da tabacaria em relação às distâncias cósmicas. Por outro lado, não devemos cair no outro extremo de negar imediatamente algo sem uma análise profunda. É o que ensina a minha filosofia/religião – budismo. gosto deste blog Isabel 😮

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 setembro de 2006 1:34 am

Tá vendo? tá vendo? O chefão do Papa Bento já dizia: O escândalo é necessário, mas ai daquele por quem vier o escândalo… Tá na Folha: “Falando do profeta Maomé e dos versículos do alcorão, Bento 16 violou um tabu”, escreveu nesta sexta-feira o sociólogo italiano Renzo Guolo. “As religiões podem falar entre elas de ética, paz, família ou secularização, mas não dos textos sagrados do outro, porque isso provoca uma imediata reação ao tocar a própria identidade”, comentou. Para o sociólogo, o passo em falso dado por Bento 16 retrata sua hostilidade ao “relativismo religioso” e denota o princípio… Read more »

Titanico
Titanico
16 setembro de 2006 1:11 am

ah, já vivi algo na pele… tratando sobre não ser necessárias as imagens de Santos e de velas, pois esses objetos eram inanimados, quase apanhei no Centro!! rsrs

Em momento algum eu disse que era errado, que aquilo não prestava, etc. Apenas disse que não era necessário.
Mas algumas pessoas usaram juízo de valor para o que eu falei, e não eu que usei esse juízo.
Falando das atitudes, não estamos falando das pessoas…

O crime é ruim, errado… isso não quer dizer que eu possa descer a lenha nos criminosos, pois são coisas diferentes…

Titanico
Titanico
16 setembro de 2006 1:08 am

Ô Acid, que é isso… nada de mais pra gente, que é mais calmo. Mas sabemos que os caras lá são esquentados pacas… Então quem está tão errado assim: o Papa ou os extremistas? O que eu quis dizer é que nós, tanto deste espaço como do Brasil, não somos tão partidários assim como aqueles que ficam do lado de lá do oceano. A gente fala um monte de besteiras de outras religiões, até na brincadeira, mas nunca vi um Evangélico batendo num grupo de Espíritas, por exemplo. Qualquer coisa que fale das religões do Oriente Médio, vai soar extretamente… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 setembro de 2006 12:50 am

Nada de mais, Titânico? Acho que vc não acompanhou o noticiário… os caras tão P da vida com o home… acho que ele, como representante máximo da religião ocidental, deveria ser a ÚLTIMA pessoa a emitir algum juízo de valor sobre qualquer outra religião. É uma questão de diplomacia, mesmo… seria como ver o Dalai Lama falando mal do catolicismo…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 setembro de 2006 12:47 am

Caro sofista: Logo se vê que você espera MESMO que um Alien visite sua casa com uma plaquinha dizendo de onde é, já que seu espírito de busca é bastante limitado (ou veria que existe uma seção UFOLOGIA neste mesmo blog, onde tem dezenas de relatos meus). Sem mais, espero que vc continue seus comentários no post onde você começou, para que a conversa não fique sem pé nem cabeça.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 setembro de 2006 3:35 pm

Bruno, o problema com os posts dos princípios herméticos é que eles nunca atingem o nível desejado por mim. O primeiro eu fiquei satisfeito, mas o resto parece continuação de filme: bons, mas não como o primeiro. Esse mês ainda eu publico mais um.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.