Navegando pela internet me deparei com um post diferente, onde o dono reclamava que nunca mais tinha ouvido uma música DIFERENTE, até que descobriu o Diablo Swing Orchestra. Como eu também gosto de músicas exóticas (e bonitas) também baixei, e não me decepcionei. Pensei que ia encontrar mais um Nightwish da vida, misturando Heavy Metal com Ópera, mas os caras vão além. Recomendo.
Vou aproveitar para recomendar a vocês minhas próprias músicas exóticas:
BARAKA
Essa música é do documentário Baraka. Foi feita pelo “The Brother Project”, usando sons dos monges do Tibet, acrescentada de gaitas escocesas, alguns tambores e re-editada. É completamente hipnotizante, ainda mais com os sons de baixa frequência das trompas tibetanas, que são fascinantes e assustadores (creio que foram a base dos sons dos Tripods alienígenas no filme “Guerra dos mundos”, de Spielberg).
Também do documentário Baraka, esta música segue o estilo pampeano, do Peru:
TARANCÓN
Ainda prestigiando nossos hermanos da América Latina, vamos a algumas preciosidades. Pra começar, essa música do grupo Sul-Americano Tarancón, que fez sucesso no Brasil nos anos 70. Essa música é no estilo Taquirari, e gosto dela desde pequeno, sempre a repetindo no LP da minha mãe:
VIOLETA PARRA
Sabe o Elvis, quando começou a cantar? A voz mágica dele ficou ainda mais mágica com a acústica do estúdio da Sun, acompanhado apenas de um violão e baixo. Senti a mesma magia quando ouvi Violeta Parra nesta música:
EL CONDOR PASSA
Letra de Simon and Garfunkel para a música de mesmo nome, composta pelo peruano Daniel Alomía Robles para uma peça de teatro (homônima, por sinal). Não é uma música tão desconhecida como as outras, mas anda meio esquecidinha:
VOYAGER
As músicas a seguir estão, junto com outras selecionadas, neste momento viajando bem longe do nosso sistema solar, num disco de ouro à bordo da sonda Voyager (da NASA). Carl Sagan liderou um comitê que selecionou várias músicas representativas da raça humana (e baleias cantando, também). Se alguma civilização alienígena encontrar a sonda, e puder reproduzir o áudio no disco, vai ter uma idéia do tipo de som que nossos antepassados faziam (e talvez até lembrar-se de onde vem, pois tais civilizações podem muito bem já terem andado por aqui no passado remoto, se formos levar as lendas dos mais diversos países em consideração, inclusive dos índios brasileiros). As músicas da Voyager estão no CD Murmurs of Earth: The Voyager Interstellar Record:
OS KARETAS
Pra encerrar em grande estilo, uma descontraída contribuição aos seus alfarrábios musicais: Esta música eu ouvi apenas uma vez quando eu tinha uns 6 ou 8 anos e nunca mais a esqueci. De vez em quando a melodia me voltava à cabeça, junto com o refrão, e eu a procurava sem sucesso no Google, até este ano. Foi comprovadamente a primeira banda de reggae do Brasil, e é talvez o pai de todos os bregapops a fazer sucesso do nordeste, e só há alguns anos foi que eu descobri que eram de Recife! A linha do sintetizador continua maravilhosa (e melancólica) até hoje, e o baixo é bem criativo.