Photoshop
Passo-a-passo
de um trabalho de compositing
AcidZero no Titanic
Aháaaaaaaaaa. Aquí estou eu,atacando no Titanic. Aquele filme do James Cameron me fez viajar no tempo,e acabei me apaixonando -quem diria- pelo navio. Aquele glamour,o luxo,a magia que circunda o Titanic... puxa,desde pequeno sou fascinado por ele! Mais do que brincar com a foto em sí, existe o desafio de fazer uma montagem convincente numa foto envelhecida,ou a iluminação,que geralmente é rebuscada. Sem falar,é claro,na magia que é a viagem no tempo.....
1ª fase - preparar o Titanic
Comprei um livro ilustrado com centenas de imagens do navio,do filme,dos atores,etc.
De quebra tinha o making of, entrevistas,etc. Ví a foto abaixo,de Kate
Winslet com Leonardo di Caprio na cena que pra mim é a 2ª mais bela
do filme. (a 1ª é quando a câmera passa de "helicóptero"
pelo navio,de dia,e passa bem perto da chaminé. Me arrepiei todo,dos
pés à cabeça,durante a cena toda.Belíssima!)
Daí eu escaneei:
O próximo passo foi trabalhar a foto de modo que eu removesse digitalmente os pombinhos apaixonados. Pra isso foi preciso pesquisar pela Internet,e no filme,o que havia por trás deles dois (haja visto que meu corpo seria bem mais fino do que o corpo deles). Procurei em modelo em 3D ,mas não funcionou (valeu assim mesmo,CrAzY).Por fim,achei o que eu queria pela planta do Titanic. De posse dessas informações,fui desenhando, usando o Paintbrush (pincel), as áreas que eu acreditava ser o que tinha por trás. Uma ferramenta que me ajudou muito foi o Smudge tool (dedinho),que me possibilitava pegar as extremidades da foto e arrastar pra o "vazio" deixado pela retirada dos atores. A gotinha (blur) pra poder dar um aspecto menos artificial nas pinceladas,e pra misturar as várias pinceladas de cores diferentes que eu ia "jogando" por cima,até ficar com um aspecto natural.
Outro detalhe que me decepcionou foi o fato de que a foto do livro não
estava em alta qualidade. Os pixels estavam "estourados",Não por causa
da impressão,que nas outras fotos eram excelentíssimas,mas pelo
original que eles pegaram pra imprimir. Somente por isto a montagem não
saiu tão boa. A solução encontrada foi usar bastante Smart
Blur (Filters/Blur/Smat Blur) que é a ferramenta mais
inteligente e interessante do Photoshop. Ela detecta e elimina as "sujeirinhas"
das fotos,deixando tudo com um aspecto limpo.
Outra coisa foi o fato da foto estar muito avermelhada e esverdeada nas sombras.
Não teve color balance que desse jeito....
2ª Fase - O grande ator (eu)
Começou com minha mãe (cúmplice) tirando duas fotos minha na frente de casa:
3ª Parte - Compositing
5- O trabalho
pronto, o qual eu julgava ser o resultado final (por pelo menos 2 meses)
Este foi o trabalho em que eu mais demorei retocando uma imagem.....ô
carma. Tirar o aspecto "sujo" e velho do navio levou dias,e ainda sim ele
parece mais um rebocador velho do que o Titanic. Rodei a Internet toda
atrás desta foto em alta resolução. Não encontrei,mas
em compensação fiz uma bela coleção de fotos
do filme :-P
Eu colei a imagem pronta de mim,já sem o fundo (da foto,claro!). Daí
percebí que não seria nada convincente eu estar de camiseta azul
numa foto cheia de tons amarelos e vermelhos. Separei a área usando o
lasso e apelei pra o Color Balance, Selective Color e até
mesmo o Replace color,que faz uma mudança ainda mais acentuada
na cor. O melhor amarelo que eu conseguí foi esse (eu queria ainda mais
alaranjado,como o casco,mas afetaria as sombras e não ficava natural).
As pernas deveriam ser um trabalho fácil,mas não foi. Como eu
queria que elas aparecessem, naturalmente, eu precisava criar uns semitons no
pincel mesmo. Mudei toda a tonalidade pra marrom e fiz. (não sem antes
cortar minhas pernas em 5 pedaços,pra poder controlar melhor como elas
aparecerão na foto. No final das contas,da minhas pernas originais,sobraram
uns 20%. Os sapatos foram trabalhados separadamente,e são o meu orgulho.Estão
na cor do casco,com o detalhe de que metade da parte clara do sapato da esquerda
está mais avermelhada pois recebe a luz do pôr do sol,e a outra
metade recebe a sombra azul-esverdeada do pilar central (a mesma cor da sombra
no lado escuro do casco do Titanic).
Alguns corrimões do Titanic (os da parte escura) tiveram de
ser criados digitalmente,pois na foto original não apareciam. Se
eu deixasse como estava,iria dar um aspecto de falsidade a foto.
Upgrade
O tempo passou,eu achava que já tinha terminado o trabalho,mas alguma coisa dentro de mim dizia que a foto não estava muito legal... O fato é que eu resolví fazer um teste com uma foto pequena mesmo. E até que deu certo.
O casco está num sentido diferente,então não dava pra
aproveitar. Mas o que eu mais queria era a parte do "miolo" do navio,que era
a coisa mais feia da foto anterior. Acabei por colocar toda a metade superior
da foto por cima do meu trabalho. Diminuí a foto da minha montagem (5),
aumentei a foto 6 e removí novamente os dois beijoqueiros. Fiz isso usando
partes das janelas da esquerda,e invertendo (Edit/ Transform/ Flip Horizontal).
Fiz o mesmo com as janelas da ponte de comando. Depois dava uns retoques,com
o pincel,pra não ficar igual demais. Eu acabei deixando a parte superior
do mastro onde ficam os "olheiros",como pode-se ver acima da ponte de comando,porque
eu não sabia o que tinha por trás dele,e se eu fosse desenhar
algo, acabaria por tirar o aspecto natural da foto.
Depois veio o trabalho de unir as duas imagens distintas em uma só composição.
Comecei pelo mar. Usei a borracha (eraser) e eliminei algumas partes
aleatoriamente,da imagem de cima. Isso criou trechos de mar azul (que era da
imagem de baixo) dentro do oceano avermelhado que seria a nova parte superior.
Depois usei o smudge (dedinho) pra uniformizar e dar um aspecto de ondas.
Ainda usei o blur (gotinha) pra esculhambar ainda mais. Depois usei o
carimbo (Rubber Stamp) para pegar certos trechos de mar (de cima e em
baixo) e incluir no trecho onde eles se juntam. O segredo é mudar
a opacity (na janela de Opções) para 30%. Isso vai dar
um aspecto mais ambientado do objeto que vc vai clonar com o fundo da imagem.
Depois eu retoquei um pouco com o pincel.
7 - Como ficou a
junção das duas fotos.
E pronto! Eu já achava que tinha terminado o trabalho,quando,no outro dia,achei que o casco estava laranja demais para combinar com o resto do navio. Então,me baseei na foto que eu peguei pela Internet (6) para escolher a cor do casco. Ví que não conseguiria muita coisa usando o Color balance ou Replace color. A mudança era profunda e afetava toda a cor do resto da foto. Aí vem o grande segredo: Eu fiz essas mudanças radicais, deixei o casco da cor que eu queria (bem amarelão),diminuí o vermelho da linha do casco para algo opaco,e depois copiei somente a área do casco,descartando o mar, eu e todo o resto. Revertí para a foto original,descartando as mudanças (File/Revert) e colei o novo casco por cima da foto. Fiz o ajuste de cor utilizando-me da opacidade dessa nova camada (basta ir na janela de layers e escolher a percentagem da opacity). Achei assim o tom perfeito em 76% de opacidade da nova camada.
O resultado definitivo!
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