O DISCURSO DE RATISBONA

Pode parecer que eu detesto o catolicismo, que fico pegando no pé do Papa, mas o caso aqui é que eu detesto mesmo é a hipocrisia dos homens públicos… Você não vê o líder do Irã falando em paz com os povos, vê? Ele é MAU, e embora seus planos e idéias sejam abomináveis, eu o admiro por ser o que verdadeiramente ele É, embora não valha nada. Já o PapaKim Skywalker fica falando em diálogo interreligioso e fingindo de conciliador, quando ele – sempre com um sorrisinho no canto da boca – durante a vida não fez NADA de concreto para unir as religiões em torno de um denominador-comum, como fez João Paulo II (a acho que JP2 só não fez mais porque o Ratzinger assumiu o controle do Vaticano depois que ele ficou doente).

Segue abaixo uma tradução mea-boca de um artigo publicado no El País:

O discurso de Ratisbona

Por Juan José Tamayo

O discurso de Bento XVI na Universidade de Ratisbona, que irritou gregos e troianos, situa-se dentro da lógica de seu pensamento desde que iniciou seu giro conservador na década de 70. Como presidente da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Ratzinger condenou vários teólogos que estavam elaborando uma teologia de pluralismo religioso e diálogo com outras religiões. O ceilandês Tissa Balasurya foi suspenso e posteriormente reabilitado. O jesuíta belga Jacques Dupuis, professor de Teologia durante quase 40 anos na Índia, sofreu um longo calvário por sua obra Para uma teologia cristã do pluralismo religioso (Bréscia 1997), acusada de graves erros contra os princípios fundamentais da fé divina e católica. Também foram condenadas algumas obras do jesuíta índio Tony de Mello. Mas os três tiveram defensores de luxo: a conferência de jesuítas da Ásia se pronunciou a favor de Tony de Mello; o arcebispo de Calcutá, Henry d’Suoza, e o arcebispo emérito de Viena, cardeal Franz König, se definiram a favor de Dupuis; numerosas instituições teológicas do mundo se colocaram ao lado de Tissa Balasuriya.

O maior ataque de Ratzinger contra o diálogo interreligioso foi a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé Dominus Iesus, de 2000, que abriu um racha profundo entre as igrejas cristãs, ao mesmo tempo que dinamitou todas as pontes que vinham fazendo teólogos e teólogas das mais diferentes religiões, líderes religiosos, intelectuais e políticos. Ratzinger afirmava ali que a Igreja Católica é “a Igreja verdadeira” e que as “Igrejas particulares” (ortodoxas) e as comunidades eclesiais (protestantes e anglicanas) “não são Igrejas no sentido próprio” (n. 17). O tom era igualmente excludente em relação às religiões não-cristãs. “Se é certo – dizia – que os não-cristãos podem receber a graça Divina, também é certo que, objetivamente eles estão em uma situação gravemente deficitária em comparação aos que, na Igreja, têm a plenitude de meios para a salvação“.

papa bento grinch
How the Pope stole Christmas

A denúncia da “ditadura do relativismo” é uma constante no pensamento de Ratzinger. Na Dominus Iesus condenava as teorias do tipo relativista que tratam de justificar o pluralismo religioso, “não só de fato, mas de direito”, o subjetivismo, o indiferentismo, etc. Ainda ressoam em meus ouvidos as mais severas críticas lançadas contra o relativismo na própria missa anterior a celebração do conclave em que seria eleito Papa. Críticas feitas por uma consciência que possui a verdade exclusiva, e não um partícipe de uma busca conjunta.

A crítica do relativismo leva diretamente à simplificação, deformação e falseamento das posições em contrário. Esses desvios são os que se dão no discurso da Universidade de Ratisbona, em 12 de setembro, e a partir de uma citação, ao meu ver infeliz, do Imperador Bizantino Miguel II Paleólogo, que oferece uma idéia beligerante da religião muçulmana e uma imagem violenta do profeta Maomé. A própria citação, independentemente de que se concorde ou não, não foi casual, e revela a tendenciosidade do discurso e, objetivamente, situa o discurso do Papa no horizonte da teoria dos choques de civilizações de Huntington, para quem o Islã é “a civilização menos tolerante das religiões monoteístas”, e o pensamento etnocêntrico de Sartori, que qualifica o Islã como uma religião totalitária e incompatível com a sociedade pluralista, já que, disse, segue pensando na espada. “Deve ficar claro – afirmava Ratzinger em 1996 – que não se insere no espaço de liberdade de uma sociedade plural”.

Bento XVI poderia ter escolhido outros testemunhos de época mais respeitosos com o Islã, como os de Francisco de Assis, de Raimon Llull e O gentil e os 3 sábios, ou de Nicolás de Cusa, em A paz da fé. Francisco de Assis se mostrava partidário do diálogo islâmico-cristão e contrário à Cruzada contra os muçulmanos por considerar que o Evangelho manda amar seus inimigos e não fazer-lhes guerra. Uma vez começada a Cruzada, se dirigiu ao campo de batalha e foi falar com o Sultão. Os dois dialogaram em um clima pacífico e rezaram juntos. Estes testemunhos teriam sido muito mais conformes com o objetivo de diálogo de culturas que o Papa dizia promover.

Além do mais, a violência não pertence à essência do Islã, nem a “Guerra Santa” é um dos seus pilares e, menos ainda, um dever dos muçulmanos. Constitui-se mais de uma perversão, uma patologia da religião muçulmana, como é também do cristianismo. Como se encarregaram de demonstrar os estudiosos do Islã, é incorreto e tendencioso traduzir Jihad por “Guerra Santa”. Seu verdadeiro significado é esforço.

Segundo Sayyid Abul al’Mawdudi (1903-1979), escritor e político muçulmano, Jihad é antes de tudo uma luta moral no interior da comunidade islâmica, orientada a sua reforma, que consiste em mudanças tanto a nível pessoal como social. Sem mudança pessoal nas motivações, nos pontos de vista e objetivos da personalidade de cada indivíduo, não servem de nada as mudanças políticas e econômicas. Mudanças que acontecerão de maneira gradual, através da educação, não pela força. Junto a essa mudança pessoal, há que se lutar contra as injustiças e por reformas sociais, fomentando a cooperação para buscar melhores condições de vida para todas as pessoas, com atenção especial às pessoas mais necessitadas, como as viúvas e os órfãos, os inválidos e incapacitados.

Temos de agradecer pelas desculpas de Bento XVI e valorar positivamente a declaração de que ele não se identifica com o testemunho de Miguel II. Mas o problema não está em uma citação ou em um parágrafo da fala do Papa. É o discurso em si, em seu conjunto, cristão-cêntrico e euro-cêntrico, que precisa ser revisado em profundidade, porque não contribue com o diálogo. E optar pelo paradigma intercultural, interreligioso e inter-étnico, em sintonia com a teologia libertadora des religiões e em convergência com as diversas iniciativas de paz no plano internacional.

Juan José Tamayo é diretor da cadeira de Teologia e Ciências das Religiões da Universidade Carlos III, de Madrid, e autor de Fundamentalismos y diálogo de religiones (Trotta, Madrid, 2005).

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
95 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
TP
TP
23 setembro de 2006 11:22 am

Acho que ele está com saudade da Suástica… Antes fosse da Hindú…

Olim
Olim
22 setembro de 2006 11:22 am

Não sei bem, mas tenho uma impressão que existe um festival de egos neste blog.
Acho fantástico este espaço, principalmente pelos temas abordados e a conversação decorrente. É um aprofundamento dos fatos em busca da verdade.
Mas com esses egos exarcebados e a falta de respeito será impossível aprofundarmos alguma verdade, pois o ego a negará sempre.
Desculpas…
Abraços.

Ana Luca
Ana Luca
22 setembro de 2006 3:08 pm

Cris, (que não é a Lisboa!)…o meu diálogo foi direcionado a Cris Lisboa…

E eu sou complemtamente da paz…longe de mim discussões…ainda mais sobre religião..que deve ser algo para unir as pessoas e não afastá-las!

Abraços!

Ana Luca
Ana Luca
22 setembro de 2006 3:12 pm

ops, corrigindo o tópico anterior: “completamente”

😉

Davi
Davi
22 setembro de 2006 3:23 pm

Falando nisso, eu escutei na Internet várias palestras do Jan Van Ellan. Ele parece ser um cara legal e muito bem informado sobre os assuntos dos quais fala, porém o bicho dá umas escorregadas feias na coerência de suas próprias opiniões que até me desanimaram quanto a suas previsões.
Alguém já leu e pode escrever sobre a entrevista que ele deu pra revista UFO. Aqui em Içara a revista ainda não chegou.

Davi
Davi
22 setembro de 2006 3:27 pm

“Alguém já leu e pode escrever sobre a entrevista que ele deu pra revista UFO.”

Por favor, considere isto acima – que esta no texto acima – uma pergunta, um questionamento, uma inquirição, uma dúvida,uma indagação, uma interrogação, uma solicitação.

Ditadura do Defeito
Ditadura do Defeito
22 setembro de 2006 3:27 pm

Gosto muito do seu blog, parabéns.
Convido a visitar o site da banda de rock-humor Ditadura do Defeito:

http://www.ditaduradodefeito.com

Brevemente colocarei no ar uma música sobre os esquisotéricos!
Obrigado pela inspiração e também desculpe por colocar esta mensagem aqui… não achei nenhum e-mail na página. Abraços!

salud
salud
22 setembro de 2006 3:52 pm

Que deturpação !!!! Citar Francisco de Assis , madre tereza e Chico Xavier para endossar o cristianismo é ridiculo , como se tivesse sido a religião que escolheram o principal diferencial e não suas escolhas durante a vida … PUTZZZZ , o que vale mais ??? A) A inquisição .. B) TODOS OS atentados suicidas feitos por mulçumanos radicais .. OLHA QUE EU fico com a inquisição heim , na verdade seu eu fosse sair a cata de exemplos cristãos demoria muito pra encontrar alguma coisa .. Todas as religiões sem adendos , não passam de tradições estupidas , fruto… Read more »

Alexandre
Alexandre
22 setembro de 2006 4:20 pm

Acho que de tanto ler este post tive um colapso e não entendi o que o “salud” quis dizer…

Davi
Davi
22 setembro de 2006 5:01 pm

“Na postura correta sim , se encontra sabedoria de vida ..”

O que é “postura correta”?

Titanico
Titanico
22 setembro de 2006 7:08 pm

Fala Cris Lisboa, beleza? Putz, não fala isso não: “fiquem sabendo que quer vcs gostem ou não, a verdade histórica é que todas as religiões cristãs derivam, direta ou indiretamente do catolicismo. Durante séculos, catolicismo foi a única forma de cristianismo, antes das cisões.” De onde vc buscou isso? Não sei se vc sabe, mas o Cristianismo foi praticado sim, até Roma e seus imperadores se apoderarem dessa doutrina para lhes garantir o poder. Isso se deu, se não me falha a memória, no século IV ou V… ou seja: aqueles Cristãos, os primeiros, esses sim são exemplos a serem… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 setembro de 2006 3:05 pm

Não estou falando do hipócrita, e sim do trocadilho infame. Vamos deixar nossas discussões no campo das idéias.

Davi
Davi
22 setembro de 2006 3:00 pm

Perdão, Moderador;
eu simplesmente não encontro sinônimo ou eufemismo para a palavra hipócrita.

Bono,
eu tenho uma problema sério, cara: eu persisto sentindo que a VIDA das pessoas é mais importante do que quaisquer opiniões a respeito de qualquer coisa.
Eu persisto sentindo que considerar qualquer opinião mais importante e relevante que o bem-estar de uma pessoa é algo profundamente desrespeitoso e mau.

Davi
Davi
22 setembro de 2006 11:41 am

Desculpas aceitas.

Cris
Cris
22 setembro de 2006 11:50 am

Caras Ana Luca e Cris Lisboa!

Acho que vcs se confundiram e colocaram meu nome na “briguinha” de vcs, provavelmente pq sou xará da Cris Lisboa (sorry por usar o termo “briguinha”, mas pelo tom que ambas usaram é isso que parece).

Só pra dizer que eu não tô no meio da discussão de vcs, ok?

Sempre que coloco minhas opiniões neste blog que eu adoro tenho cuidado p/ partilhar minha idéia sem, contudo, desrespeitar opiniões diversas.

Principalmente num assunto tão polêmico quanto este, não acham?

Pô, Girls, Paz!

Att.

Cris

Titanico
Titanico
22 setembro de 2006 11:58 am

Ô pessoal, que tal pegar mais leve no palavreado? H K Merton… beleza? Vc sabe que tenho o maior respeito por vc, mas preciso discordar de algumas coisas. O Chico falava do Cristianismo, o que é muito diferente do Catolicismo. Até porque, elas podem se ajudar até determinado ponto, mas são inconciliáveis em mihares de outros. Isso porque os pontos de vista são completamente diferentes: O Espiritismo pega só a parte moral dos ensinamentos do Mestre. Do Catolicismo em si, não pega nada, pois é muito diferente as duas visões, apesar de elas convergirem para o mesmo fim: amor. Ah,… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 setembro de 2006 12:14 pm

Prezado H K Merton, tudo blza?

Olha só, eu não entendi muito bem isso que vc disse que a Igrja Católica não proíbe ou condena o uso da camisinha.

Acho que condena sim.

Tanto que a Igreja Católica vetou a presença da Daniela Mercury de um show na Europa, pq ela participou de várias campanhas pelo uso da camisinha aqui no Brasil.

Titânico!

Oiê, blza?

Concordo contigo, o Cristianismo não pode ser confundido com o Catolicismo, de modo algum.

O Catolicismo é apenas uma entre as muitas religiões cristãs.

Bjo

Att.

Cris

Bono
Bono
22 setembro de 2006 1:08 pm

Sobre o uso da camisinha no catolicismo, oque acontece é que nessa religião, assim como em algumas outras, o sexo deve ser praticado apenas com o fim de se gerar uma prole, e não para o gozo dos sentidos. Nesse sentido é completamente coerente o discurso do papa de proibir o uso de camisinha. Oque acontece é que, mais uma vez, nosso entendimento imperfeito entra em ação. Esquecemos que se prega o sexo apenas para gerar prole, e focamos toda atenção sobre a proibição do uso de camisinha e os malefícios que isso pode ocasionar na vida de um cidadão… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 setembro de 2006 2:34 pm

Ei, Davi, maneira nas palavras, pq sua opinião só vale enquanto vc respeitar as outras (respeitar não significa concordar) e, especialmente, OS OUTROS.

Detesto ter que ficar moderando discussões, apagando comentários, q nem professor de primário.

Cris Lisboa
Cris Lisboa
22 setembro de 2006 1:31 pm

H k Merton, Lá no seu blog eu tenho certeza ke nunca verei um post igual a esse daqui. Como eu conheço um pouco da sua história de vida, pelo que li dos seus posts, sei que vc não é católico, mas se sentiu indignado como eu, de ver alguém ke se diz espiritualizado se prestando a esse tipo de papel, dando esse péssimo exemplo pra todos que aki vem, desrespeitando os que pensam diferente dele. Não me admira que se identifique tanto com os fanáticos islamicos. Vc tentou, e eu entendi muito bem qual foi a sua intenção, mas… Read more »

Davi
Davi
22 setembro de 2006 2:01 pm

Coisa simples, mas fundamental:

dê uma lida,
só uma lidinha,
nos evangelhos;
separe as frases que VOCÊ considerar as mais SIGNIFICATIVAS a respeito dos ensinamentos de Jesus;
leia QUALQUER livro sobre a história antiga e recente do catolicismo, mesmo os da própria Igreja Católica Apostólica Romana;
respire profundamente 3 vezes;
relaxe, e pronto;
agora você já sabe o que o catolicismo fez com os ensinamentos de Jesus.

Bono
Bono
22 setembro de 2006 2:11 pm

Davi, acho que eu entendo sua indignação. Religião nessa era é coisa para uma pessoa entre mil, nem por isso os preceitos devem ser mudados, senão as religiões ficam completamente descaracterizadas, se for para mudar era melhor acabar com as igrejas. Voce confunde o dever da religião com o dever do Estado. Este sim tem a obrigação de pregar o uso da camisinha. Não é a religião que deve seguir o homem, mas o contrário. A catástrofe é seguirmos só em parte uma religião. O não uso da camisinha não geraria “milhões de mortes” se fossem seguidos os outros preceitos.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 setembro de 2006 2:55 pm

Creio que, de certa forma, o Bono tem razão. Já fiquei muito P da vida com a igreja católica por conta disso, mas, de fato, a religião não deve se moldar aos costumes, o homem é que deve procurar atingir o patamar religioso (se ELE acreditar que aquela religião é a revelação de Deus, ou o melhor pra seu espírito, o caminho, etc). Já pensou um monge budista brasileiro, depois de comer aquela feijoada, nesse calorzão que dá um sooono, resolve que suas meditações agora têm de ser deitado na rede, de preferência à beira-mar? Se o catolicismo (que não… Read more »

Joey Castle
Joey Castle
22 setembro de 2006 8:52 pm

A postura correta foi muito bem resumida por Jesus:

Não faça para alguém o que você não gostaria que fizessem com você.

Agora é só você pensar no que você não gostaria que fizessem com você que você terá uma boa idéia do que é a postura correta.

Espero ter ajudado.

Carlos Reche
Carlos Reche
22 setembro de 2006 10:07 pm

O que ele quis dizer com “A Igreja católica é ‘a Igreja verdadeira'”? Que eles têm a patente desse modelo de negócio??

PS: ri muito com o “cadê meu headphone?”… hahaha

Dalai Lama
Dalai Lama
25 setembro de 2006 12:11 am

Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.

Shakeaspeare, o Willian
Shakeaspeare, o Willian
25 setembro de 2006 12:15 am

Words, words, words…

Ed
Ed
25 setembro de 2006 1:04 pm

Dalai lama
concordo plenamente com vc…
pena q o atual Papa não pense assim como vc…
C sua critica c dirige ao Acid, ela c encaixa perfeitamente a Bento 16, q como lider religiosos, devia ser o primeiroa evitar conflitos.

Felipe
Felipe
25 setembro de 2006 4:28 pm

Ótima postagem, acid… Eu não gosto do Papa e da Igreja Católica, mas concordo com o que o H K Merton disse… não acho que seja certo julgar a religião dos outros, afinal não gostamos que façam isso com a nossa

Abraço

papa nicolau
papa nicolau
26 setembro de 2006 5:07 pm

“Detesto ter que ficar moderando discussões, apagando comentários, q nem professor de primário.”

Acid, comece moderando seus posts. Os comentários são reações às suas ações, ou não percebeu ainda, jovem gafanhoto?

Greyhawk
Greyhawk
2 outubro de 2006 9:35 pm

5 – o que mais esperar de um papa nazista com padres pedófilos…

5
5
2 outubro de 2006 10:23 pm

Grey,

uma coisa é gente não gostar do cara por aquilo que ele FALOU E FALA…
mas isso que ele FEZ, que ele COMANDOU é inqualificável: ACOBERTAMENTO EM ESCALA MUNDIAL DE MILHARES DE CASOS DE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS DURANTE OS ÚLTIMOS QUARENTA ANOS, AINDA MAIS NA CONDIÇÃO DE BISPO, CARDEAL E PAPA !!!
😡

Olim
Olim
3 outubro de 2006 4:17 pm

Gustavo, vai procurar sua turma em outro lugar. Sua imbecilidade é tremenda e seus argumentos sempre voltam à origem, aos egos tremendamente cegos de vc e de sua seita fanática. Por isso, se vc não gosta de espíritas, se condena as imagens do Papa com um toque do photoshop- alíás, gostei muuuuuito-; se vc quer mais impor sua maldita ICAR goela abaixo de todos, e por aí vai…Então, meu velho, fanático, parcial e elocubrado amigo, vá procurar teu gado e permanecer ruminando nos limites da ignorância e arrogância de sua turma de carolas. Não te mando um abraço, não. Queria… Read more »

fp1966
fp1966
10 outubro de 2006 5:02 am

Ta tudo bem, ”nao devemos julgar”, mas que ele podia ter ficado de boca calada devia…

Trinity
Trinity
25 setembro de 2006 12:02 am

Você se sentiu ofendido, Camelo?

Lua Nua
Lua Nua
24 setembro de 2006 2:29 pm

De nada , Shaolin Monk, você mereceu.

Sua colocação foi a mais coerente que li neste post e, incrível, ninguém a comentou. Acho que estavam muito mais preocupados em discutir seus próprios pontos de vista do que em, realmente, buscarem um ponto em comum.

Um abraço

Shaolin Monk
Shaolin Monk
24 setembro de 2006 2:06 pm

Obrigado pela gentileza Lua Nua.

BoB ©
BoB ©
23 setembro de 2006 3:13 am

O Catolicismo é derivado, em muito de seus fundamentos e rituais, do Mitraísmo; religião muito apreciada pelos soldados romanos. Constantino (que era ‘pagão’ e só foi batizado na hora da morte)’inseriu’ o personagem de Jesus no contexto ‘Mitraíco'(obviamente por razões políticas). Até mesmo o ritual do batismo ou a data de 25 de dezembro (nascimento de um salvador) foram preservados daquela religião, que por sua vez, provavelmente, teve suas raízes na antiga Suméria. Na igreja Católica, muitos símbolos e até a mitra papal, originaram-se do mitraísmo romano.

Davi
Davi
23 setembro de 2006 9:07 am

Sem falar no “paganismo em geral” daquela época. E assim vai, até Adão e Eva. 😀

Lua Nua
Lua Nua
23 setembro de 2006 9:48 am

Puxa, porque ninguém comentou a melhor colocação que foi escrita aqui até agora? “A babel teológica não pode ajudar muito o homem. A Religião Universal é o Amor. Seja qual for sua religiao, se seus atos não forem transformados em atos de amor, sua religião é vã. Decorar textos e mais textos de nada adiantará, se não forem assimilados no amago da alma humana. Os alimentos se transformam em nutrientes quando são digeridos pelo aparelho digestivo. Teologias cegas produzem atos de violência. Pelos seus frutos conhecereis. Os frutos devem ser sempre de amor incondicional. Você não precisa gostar de determinada… Read more »

Willian
Willian
23 setembro de 2006 10:07 am

Cara tive olhando nas categorias do seu blog, vi muita coisa…
…naum ta faltando “Ateísmo” ??? 😉
abraços t+ !!

Renan
Renan
23 setembro de 2006 1:22 pm

Obviamente fui ao gugôl e escrevi “papa bento”. Olha que pérola do Papa, escrita algum anos atrás, quando era mais conhecido como Cardeal Ratzinger: “O apelo à obrigação de seguir a própria consciência não pode legitimar a escolha religiosa”. A sutileza de Sua Santidade não seduziria João 23, o Papa gordinho gente-fina, que acreditava que todo ser humano tem direito de “adorar a Deus de acordo com os ditames de sua consciência”, o que nos leva a um periclitante dilema, pois em 1870 535 eclesiáticos nos revelaram por meio de seus votos e vontades que, a partir de então, e… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 setembro de 2006 2:47 pm

Tem o Budismo, Willian, que representa com classe esse papel 🙂

Cesar
Cesar
23 setembro de 2006 4:06 pm

Na citação do talmud o simbolo nao deveria ser a estrela de Davi??? Não vemos as coisas como elas são e sim como nos parecem
(Talmud)

Paty
Paty
24 setembro de 2006 12:45 am

adorei a foto do papa de grinch!!! só que do grinch eu não tenho medo… hehehe…

Camelo
Camelo
24 setembro de 2006 1:33 pm

concordei com o texto, apesar de achar muito ofensivas as fotos…. algumas pessoas podem se sentir ofendidas

Luís Guilhermes
Luís Guilhermes
5 janeiro de 2007 10:12 am

Meus caros, Em primeiro lugar, gostaria de pedir mais estudo antes de falar mal das posições teológicas do papa. Não é um argumento de autoridade, apenas um apelo à consciência. Há besteiras imensas aqui, como o fato da infalibilidade papal ter sido votada. Apenas uma pergunta. Se você crê na religião X, se você não acha que ela está certa e as outras erradas, porque então você não creria na religião Y? Todo religioso que se preze, acha sua fé correta, se não ele não será religioso. Não há nada de intolerante ou de fundamentalista nisso. O que também não… Read more »

Bruno H.
Bruno H.
22 setembro de 2006 11:09 am

H K Merton, quem disse que, quem segue o modelo de casamento cristão não precisa deste recurso (a camisinha)?
Poxa, ninguém te contou a história do papai que coloca a sementinha na mamãe?
A menos que, pela lógica cristã, todo mundo que se case na igreja católica precise ter 13 filhos.
Nunca vi, (se existir me mostre), o papa aconselhando que as mulheres façam laquiadura.

5
5
1 outubro de 2006 11:38 am

01/10/2006 – 10h16 Folha de São Paulo Bento 16 liderou “acobertamento de pedofilia”, diz documento da BBC Brasil O papa Bento 16 desempenhou um papel de peso na ocultação sistemática de casos de abusos sexuais contra menores cometidos por padres católicos, segundo um documentário da BBC, “Sexo, Crimes e o Vaticano”, a ser exibido na TV aberta britânica na noite deste domingo. A reportagem do programa examinou um documento secreto interno da igreja, que instrui bispos como lidar com acusações de abusos sexuais cometidos por padres em suas paróquias. O texto impõe um juramento, em que a vítima, o acusado… Read more »

Davi
Davi
21 setembro de 2006 11:02 am

O que eu percebo é que o que está sendo escrito sobre o catolicismo são fatos históricos.
Já o que está sendo escrito sobre árabes, islâmicos, muçulmanos é baseado em generalizações injustas.

Anônimo
Anônimo
21 setembro de 2006 11:29 am

Acid! Tbém não sou simpatizante da Igreja Católica. Já disse isso algumas vezes aqui, mas vou repetir. A atitude da Igreja Católica, durante a Segunda Guerra, no meu entender foi irresponsável, foi uma omissão criminosa. Não concordo com os defensores de PIO XII, acho que ele, com seu silêncio inicial, deixou sim de salvar muitas vidas. Fico repetindo isso pq considero um fato tão grave, que é de se pensar qual seria a atitude da igreja católica, caso ocorra um outro conflito mundial. Mas, com todo respeito, concordo em partes com alguns comentários aí em cima. Talvez pelo tom de… Read more »

Alexandre
Alexandre
21 setembro de 2006 11:40 am

Vejamos: De um lado temos um Papa que tem um sorriso de canto de boca, alemão, que citou uma frase, de uma terceira pessoa, que dizia que Maomé não agregou nada de novo e que incitou a violência. Um papa que eu e muita gente não simpatiza e não desfruta das mesmas opniões e crenças dele, mas que não prega a violência. De outro lado temos o Islã atual, onde o povo sai a rua para queimar bonecos, bandeiras, exibem armas, fazem ameaças publicamente a qualquer um que os desagrade, não bastando isso, explodem onibus com trabalhadores, crianças, mulheres, velhos… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 setembro de 2006 12:14 pm

Alexandre, esse seu comentário foi de brincadeira, ou você acredita na quantidade de clichês que vc falou? Parece discurso dos sem-terra! E ainda vem falar de “historicamente comprovado”! Cite suas fontes históricas, diga quem é o “pontífice” do Islamismo que fica incitando à violência (não vai achar exatamente porque o Islamismo é descentralizado). Islã explodindo ônibus com mulheres e crianças? Que contradição com os princípios do Islã!!! É o mesmo que falar que os “traficantes católicos (não-praticantes, como a imensa maioria da população brasileira) mataram mais 5 no morro do Vidigal”. Se algum desses traficantes roubassem um banco e gritassem… Read more »

H K Merton
H K Merton
21 setembro de 2006 12:25 pm

Anticatólicos, digam o que quiserem, mas o catolicismo nos deu Francisco de Assis, Tomás de Aquino, Teresa de Ávila, João da Cruz, Teresa de Calcutá, Pio de Pietrelcina, etc, etc, etc, etc…

O Islamnismo nos deu Bin Laden.

Até já posso ver os caras correndo pra pesquisar nomes de muçulmanos bonzinhos. Já posso adiantar que vai ser difícil.

Cris
Cris
21 setembro de 2006 12:43 pm

Peço licença a todos que não são espíritas…

Mas se os seguidores de outras religiões seguissem o exemplo de amor, humildade e tolerância que Chico Xavier deixou como legado, talvez fosse mais fácil o entendimento.
Nunca, nunca , nunca esse espírito iluminado desfez de qualquer religião, foi um grande exemplo de amor pelo próximo, não apenas pelas suas lindas e lúcidas palavras, mas principalmente pelo seu exemplo de vida.

Att.

Cris

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 setembro de 2006 1:11 pm

Não esqueça de Torquemada, HK. Grande alma…

Ana Luca
Ana Luca
21 setembro de 2006 1:26 pm

Bom Acid, me corrija por favor se estiver errada, mas acredito que a sua intenção não gerar polemica AQUI, né? É claro que nós não estamos defendendo a intolerância habitante do outro lado do globo….mas a intenção é não generalisar um povo inteiro, por causa das ações de “alguns”, colocando a religião deles como o principal motivo dessas ações…lá eles inventaram uma desculpa para o motivo da violênica…mas deste lado vemos pessoas intolerântes agindo de forma desumana do mesmo jeito!!! A única diferença é que o catocilismo abrange uma maioria esmagadora de pessoas…e o líder que deveria pregar a paz,… Read more »

Davi
Davi
21 setembro de 2006 1:40 pm

EVOLUIR – EM TODOS OS SENTIDOS – É SER CAPAZ DE FAZER NOVAS PERGUNTAS.

Notrem K H
Notrem K H
21 setembro de 2006 10:57 am

Que legal, né! Criticar “muçulmanos” e “comunistas” pode; criticar “cristãos”, não.
Vai ver esse é “o caminho pra sair da matrix”.

H K Merton
H K Merton
21 setembro de 2006 10:31 am

Esse é o tipo de post que está fazendo exatamente a mesma coisa que pretende condenar, ou seja, insuflando a intolerância e o ódio inter religioso. Ou será que ficar inventando apelidos pejorativos para o papa e apontando o dedão para a religião dos outros dizendo “Culpado, culpado!” é uma demonstração de alguém que está preocupado com ecumenismo? Aí vira um banqete para os anticatólicos de plantão. Eu não sou católico, mas, definitivamente, sou “anti-anti”. O discuros do “somos todos um” só é usado até que pisem nos nossos próprios calos. O Caminho para alguém que pretende “sair da matrix”… Read more »

Morganashiva
Morganashiva
21 setembro de 2006 9:18 am

Achei muito certo que ele tenha se firmado contra a Teologia da Libertação, que nada mais é que marxismo puro para dentro da Igreja. Esse papa é perseguido por ser anti-comunista, e mesmo cometendo alguns erros (ele é humano) admiro-o por sua coragem em combater esse tipo de coisa. Esse Boff é um comunista e não é cristão de verdade.

Muita Luz!!!

U
U
27 setembro de 2006 2:11 pm

Não, Ed. O catolicismo não tem qualquer moral para julgar qualquer pessoa ou instituição. Muito pelo contrário: ele é exemplo do mau exemplo: seu crucifixo está banhado em sangue de inocentes; suas palavras exalam hipocrisia; seu Papa é um criminoso que acobertou centenas de casos de sevícia e pedofilia e que só não está preso porque, como Papa, encontra-se na condição de Chefe de Estado (do Vaticano), o que lhe confere imunidade para crimes “comuns”.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u61244.shtml

http://br.br101.org/ratzinger-pedofilos-campanha.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u25659.shtml

Ed
Ed
27 setembro de 2006 11:35 am

Apenas levando em conta uma questão histórica, sem nenhuma ofensa:

A igreja Católica tem alguma MORAL pra acusar outra religião de pregar a Fé través da violência????

Alguem ai c lembra das Cruzadas? da Inquisição? da Contra-Reforma?

Classe Média - Max Gonzaga e Banda Marginal
Classe Média - Max Gonzaga e Banda Marginal
20 setembro de 2006 5:48 pm

vale a pena ver o video.

nj
nj
20 setembro de 2006 6:42 pm

Estou na Lei do esforço mínimo hj, rs. Mesmo assim passei aqui para dizer que gosto muito de vocês 🙂

Quanto ao texto, pena que pessoas medíocres (como este lider religioso ousa ser) insistem em forçar as contendas mundiais. Este homem está corrompido pelo poder. Que triste isso.

Anjo da Paz.
Anjo da Paz.
20 setembro de 2006 9:44 pm

Leio o blog faz algum tempo, mas sempre penso muito para escrever, pois as informações são muito diversas e em alguns casos, o raciocínio de alguns autores dos textos apresentados ou comentados parece ter vindo de uma imaginação bastante fértil. O caso das declarações do papa Bento XVI (ou seria Benedito XVI), que se arrasta há vários textos, parece apenas refletir o pensamento da imensa maioria de nós Humanos, nos julgarmos superiores a todos os outros, por causa de algo que acreditamos nos torna melhor que o outro, ou ele pior. Isto é patente em nosso dia a dia quando… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 setembro de 2006 11:00 pm

Heil Ratzinger!!

Anjo Indignado
Anjo Indignado
21 setembro de 2006 6:46 am

Citando O Anjo da Paz: “O raciocínio de alguns autores dos textos apresentados ou comentados parece ter vindo de uma imaginação bastante fértil.” Meu querido Anjo da Paz, veja alguns termos que você usou em caps lock: *NÃO HÁ PREVILEGIADOS NO UNIVERSO DO PAI *ALTÍSSIMO *PAI MAIOR *PAZ do SENHOR Algumas pessoas considerariam estes termos como fruto de uma imaginação bastante fértil também e até doentia… Julguemos sim o Papa e todo este poder corronpido que domina esta P***a de planeta…Mas fazer o que, tem gente que ainda vai votar no Lula. Antes ser uma águia com asas de frango… Read more »

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
21 setembro de 2006 7:18 am

Anjo indignado…
Seria melhor não julgarmos, pois não convém nos tornarmos mais um a fomentar a guerra e o ódio no mundo, mas TRABALHARMOS para um mundo melhor, com nossas atitudes, nossos pensamentos, com a prática das virtudes do espírito como a tolerância, aos irmãos menos esclarecidos, que ainda precisam apreender, por exemplo, que somos uma Humanidade, e vivemos em sociedade, e como em toda sociedade, todos os sócios (nós humanos) devemos trabalhar e nos esforçar para que ela progrida e de frutos. Fazendo a nossa parte na construção de um mundo melhor.

U
U
21 setembro de 2006 8:57 am

Há alguns meses, o papa Bento 16, com toda a sua autoridade, indagou ao visitar o campo de extermínio de Auschwitz: ” Faltam palavras. No fim, resta apenas um silêncio aterrador, um silêncio que é um pranto sofrido a Deus. Por que, Deus, o Senhor permaneceu em silêncio? Como pôde tolerar tudo isso? Onde estava Deus naqueles dias? Por que não se manifestou? Como pôde permitir essa matança sem limites, esse triunfo do mal?” Acredito que Deus já tenha respondido ao Papa, afinal, como todos sabemos, Eles tem estreitas relações. Enquanto aguardamos a Resposta Oficial, podemos, SE TIVERMOS VONTADE, conhecer… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 setembro de 2006 2:11 pm

Julgar toda uma religião sem compreender a estrutura social e histórica dos países é como atirar numa maçã no meio de uma multidão! No Brasil o crime organizado age contra o Estado, mas ao mesmo tempo elementos do Estado estão intimamente infiltrados no crime, e o Estado sabe disso e faz vista grossa. Isso é visto como “normal” no Brasil, que ADMITIDAMENTE não pode garantir a segurança de visitantes internacionais (como os delegados da Interpol), e prefere distribuir folhetos recomendando não visitar certos lugares depois das 10h (!) Normal Já no Japão a Yakuza vive em relativa paz com o… Read more »

Cris Lisboa
Cris Lisboa
21 setembro de 2006 3:04 pm

Cris, se eu fosse o dono do blog, ao ler o seu comentário, ficaria morto de vergonha.

Aliás, criaria vergonha, deletaria esse post preconceituoso e pararia de posar de defensor do Islamismo e pelo menos assumiria que a minha intenção nunca foi defender o Islã, mas sim, pura e simplesmente detonar o papa, sem levar em consideração a imensa nação que o tem como líder.

Cris Lisboa
Cris Lisboa
21 setembro de 2006 3:11 pm

Cris, quer dizer que “a única diferença” entre catolicismo e Islamismo é que “o catocilismo abrange uma maioria esmagadora de pessoas”?? Haja paciência… vai estudar história, lindinha… Primeiro, a nação islâmica é quase tão grande quanto a cristã, ao redor do globo. Segundo, como já foi falado anteriormente, a grande diferença é que o Islã estimula os devotos a se valer da espada para defender a honra do profeta, enquanto o cristianismo tem, como máxima suprema o amor (Chico Xavier, que se considerava cristão, que o diga): “Se alguém te bater numa face, oferece também a outra”. PS.: Acid compara… Read more »

Alexandre
Alexandre
22 setembro de 2006 7:51 am

Bom, como disse antes, todos tem direito a opnião. E a minha é esta. Mas analise: A politica brasileira. Tem como não generalizar? A politica em si não é voltada para nada disso que vemos, mais dá brecha para este tipo de ação. As lideranças são coniventes, os partidos estão infestados de corruptos. Conclusão a Politica Brasileira é corrupta. O mesmo ocorre com o Islã.(que permaneça na glória) Suas lideranças atuais, seus dirigentes, seus seguidores, estão todos voltados à violência, seja por qual motivo for, a guerra santa está enlaçada com os atos políticos. Os terroristas se apoiam no Islã… Read more »

Nicole K.
Nicole K.
22 setembro de 2006 8:45 am

Oi, lembra de mim? Nos falamos pelo MSN uns tempos. Dá uma passada no meu flog? Tem poucos textos, mas sei lá, me deu vontade de vir fazer um marketing.

Davi
Davi
22 setembro de 2006 8:55 am

Alexandre, em seu texto, troque “Islã” por Estados Unidos da América do Norte ou Ocidente e “terroritas” por soldados ou cidadãos;então, leia novamente, e perceba que seu texto vai fazer mais sentido ainda. Fica assim: “O mesmo ocorre com o Estados Unidos da América do Norte ou Ocidente. Suas lideranças atuais, seus dirigentes, seus seguidores, estão todos voltados à violência, seja por qual motivo for, a guerra santa está enlaçada com os atos políticos. Os soldados ou cidadãos se apoiam no Estados Unidos da América do Norte ou Ocidente para suas práticas.” Espero que você não diga também que desconhece… Read more »

H K Merton
H K Merton
22 setembro de 2006 9:59 am

DAVI E DEMAIS MAL-INFORMADOS, Primeiro, esse “mandamento” que você classifica como “papal” não é “papal”. TODAS AS GRANDES RELIGIÕES MONOTEÍSTAS, incluindo aí o Islamismo, que está sendo defendido aqui com tanto fervor, condenam o adultério. Daí que seria uma incoerência recomendar o uso da camisinha, visto que se você segue o modelo de casamento cristão, simplesmente não precisa desse recurso. A igreja católica não condena o uso da camisinha. Ela apenas não o aconselha, já que ela prega a fidelidade conjugal (assim como todas as religiões cristãs, o islamismo e TAMBÉM o espiritismo kardecista, por exemplo). Portanto, se todos seguissem… Read more »

Alexandre
Alexandre
22 setembro de 2006 10:00 am

Apesar da comparação que fiz com política, estavamos falando de religião, e realmente o meu texto fica muito bom trocando o Islã pelos Estados Unidos, que como vc mesmo demonstrou são farinha do mesmo saco!! E em momento algum defendi o Bush, nem mesmo o Papa, estou criticando o Islã, deu pra entender?? Não compartilho da opnião do Papa com relação a preservativos, nem castidade, e nem um monte de coisas… volto a dizer que a ele faltou diplomacia, mas compartilho da opnião de que Maomé não acrescentou nada, e com seu exemplo, foi precursor do terrorismo e da guerra… Read more »

Davi
Davi
22 setembro de 2006 10:03 am

H K merton,

você é um hipócrita.

Alexandre
Alexandre
22 setembro de 2006 10:05 am

Merton, realmente não tinha analisado a questão do preservativo por este ângulo. Só fica a dúvida com relação ao planejamento familiar.

H K Merton
H K Merton
22 setembro de 2006 10:24 am

Davi,

“Se estou errado, me diz onde está o meu erro. Se não, então por que você me agride?”

Adeus para todos.

Greyhawk
Greyhawk
22 setembro de 2006 10:49 am

Astrologia ganha caráter científico em curso da UnB
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1152316-EI994,00.html

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 setembro de 2006 2:42 am

Já que estão falando em holocausto, o nome do nosso papa é Joseph Alois Ratzinger. Coincidentemente ou não, Alois é o nome do pai de Adolf Hitler. E sim, ele foi membro da juventude nazista, mas todo garoto alemão era obrigado a sê-lo, então não conta.
Uma missão para os leitores versados em alemão: o que significa o sobrenome Ratzinger? Qual a etmologia?

Anônimo
Anônimo
21 setembro de 2006 10:59 pm

U..bem colocado ,pois enquanto lia os comentarios aqui ,nao pareide lembrar que logo de inicio ,em Auchwts o Papa propriamente responsabilizou a Deus pelo holocauto ,,,,,Onde estava a igreja ??acho que ele ja comecou mal ,nao era de se estranhar o que fez agora …..da saudade das bochechas rosadas do PAPAi noel JPII

Anônimo
Anônimo
21 setembro de 2006 7:41 pm

“Ele é MAU, e embora seus planos e idéias sejam abomináveis, eu o admiro por ser o que verdadeiramente ele É, embora não valha nada.” hahahahhahhahahahhhaha
o acid é foda… sem mais comentários… muito engraçado…
e esse tal papa parece ser realmente um anticristo, a cara dele obviamente aprece a de mephistófeles…hahahhahahhahhahah

Cris Lisboa
Cris Lisboa
21 setembro de 2006 3:12 pm

Perdão, Cris, minha xará. Onde eu disse Cris, no último comentário, era pra ser Ana Luca.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 setembro de 2006 4:05 pm

Sim, eu sou um terrível terrorista islâmico, e não me critique pois, como vc sabe, nós, muçulmanos, somos muito sensíveis e posso literalmente explodir, se provocado!

Bono
Bono
21 setembro de 2006 4:45 pm

É lamentável, mas o terrorismo acabou por obscurecer ainda mais a religião islâmica, para o resto do mundo. É triste constatar que a medida que as gerações passam os ensinamentos religiosos vão sendo corrompidos.

O movimento Hare Krishna, na minha opnião, adota o meio de transmissão de conhecimento mais aperfeiçoado, o de sucessão discipular. Assim fica muito mais difícil de ser corrompido, pois oque se toma por base não é a interpretação livre de seus livros sagrados, mas a interpretaão transmitida diretamente pelo mestre antecessor.

Davi
Davi
21 setembro de 2006 5:02 pm

“É lamentável, mas o terrorismo acabou por obscurecer ainda mais a religião islâmica, para o resto do mundo. É triste constatar que a medida que as gerações passam os ensinamentos religiosos vão sendo corrompidos.”

Realmente, Bono: é o “cristianismo” que uma pureza só, não é mesmo?

Ana Luca
Ana Luca
21 setembro de 2006 5:34 pm

Perdoa o off-topic, mas não poderia deixar de divulgar, até pensei colocá-lo em um post apropriado…mas esse tá tudo mundo lendo agora!!!
Atenção para a campanha:

http://www.narizdepalhaco.com.br

bjos, desculpas novamente!!! 😀

Ana Luca
Ana Luca
21 setembro de 2006 5:41 pm

Em resposta a Cris:

A intenção foi dizer que se a máxima é “Se alguém te bater numa face, oferece também a outra”, então pq atacar a religião alheia?

Se realmente o catolicismo na sua visão é superior ao Islã (aqui no sentido de amor e compaixão), então porque não ter um cuidado maior quanto ao que é declarado, a fim de não gerar conflitos?

Só pelo tom do “vai estudar história lindinha”, deu pra perceber que o seu espirito é REALMENTE iluminado!! Parabéns!

Shaolin Monk
Shaolin Monk
21 setembro de 2006 5:51 pm

A babel teológica não pode ajudar muito o homem. A Religião Universal é o Amor. Seja qual for sua religiao, se seus atos não forem transformados em atos de amor, sua religião é vã. Decorar textos e mais textos de nada adiantará, se não forem assimilados no amago da alma humana. Os alimentos se transformam em nutrientes quando são digeridos pelo aparelho digestivo. Teologias cegas produzem atos de violência. Pelos seus frutos conhecereis. Os frutos devem ser sempre de amor incondicional. Você não precisa gostar de determinada pessoa, mas se compreender o que é o Amor, conseguirá amá-la. Que todos… Read more »

Bono
Bono
21 setembro de 2006 6:19 pm

Davi, o cristianismo também foi corropmido com as gerações.

Note que oque eu disse vale para todas religiões:
“A medida que as gerações passam os ensinamentos religiosos vão sendo corrompidos.”

As pessoas vão colocando véus sobre a luz dos ensinamentos, os ensinamentos que chegam a nós já são corrompidos, e nós os obscurecemos ainda mais com nosso entendimento imperfeito.

leandro
leandro
21 setembro de 2006 6:19 pm

tambem acho esse papa adolph ratzinger um mobral.Logo,logo os cardeais do vaticano vao aplicar um golpe de estado por lá e depor esse farsante.

Davi
Davi
22 setembro de 2006 11:04 am

H K merton, seu erro é ser hipócrita: alguém que escreve à maneira espiritualista-universal-e-livre, mas que, no entanto, recorre sistematicamente a malabarismos teológicos para defender o inverso daquilo que prega seu estilo. Esse é seu erro, e é grave. Por exemplo: Qual é de fato a importância da “explicação” católica para o não uso da camisinha ?? Não seria muito mais relevante o fato de que o não uso dela faz milhões de pessoas adoecerem e/ou morrerem ?? Pois é; no entanto, você demonstra muito mais preocupação com as desculpas da catolicismo do que com a vida das pessoas que… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.