Meu outro blog!
Retornar à página principal


QUALIDADE DE CINEMA EM TV LCD 720p


Este é um guia pra mostrar passo a passo como conseguir a mesma qualidade daqueles vídeos de demonstração que ficam nas lojas com qualquer filme de alta resolução na sua casa. Ele é específico pra TVs de alta resolução (HD), de 720p (em especial a TV Time Machine, da LG, que eu NÃO RECOMENDO COMPRAR). Se você tem uma TV FULL HD (1080p) use este outro guia.


A primeira coisa pra conseguir uma imagem perfeita é comprar um cabo HDMI, porque ele preserva o sinal do PC pra TV (eu comprei um banhado a ouro por 50 reais), além de cuidar automaticamente de ajustar a resolução do PC pra TV (a resolução da TV é de 1.366x768 pixels, e a mais próxima que tem no PC é 1.360x760). Minha placa de vídeo (ATI X3500) já veio com um adaptador DVI/HDMI (não sei se vende avulso por aí).


CALIBRAGEM DE COR E BRILHO

TV ABERTA

A definição de fábrica é nojenta, me deu vontade de trazer de volta minha TV de 14'' pra ver os noticiários (meu desespero só não foi maior porque quase não assisto TV aberta), mas consegui uns ajustes que melhoraram a imagem:

Modo: Pessoal 2

Contraste: 91
Brilho: 46
Cor: 50
Nitidez: 37 (se o sinal for muito chuviscado tente 05)
Matiz: 10

Temperatura de cor: Frio

XD: Manual
Contraste XD: Desligado
Cor XD: Desligado (questão de gosto)
Nitidez XD: Desligado (fica estranhamente artificial com ele ligado)

FILMES NO COMPUTADOR

O ajuste do brilho da TV para o computador (HDMI) difere um pouco:

Contraste: 97
Brilho: 42

Temperatura de cor: Pessoal 1
Vermelho: 7
Verde: -17
Azul: -25

Com esses ajustes consegui deixar as cores da TV praticamente iguais à do monitor. Claro que isso vai variar de monitor pra monitor, mas ainda assim as cores ficaram lindíssimas e fiéis.

Agora que regulamos a TV, vamos precisar mexer na calibragem da imagem que o COMPUTADOR manda pra TV. Essa regulagem eu fiz específica pra vídeos, mas fica muito boa pra ver fotos, também:

FILMES EM AVI E MKV

Tocador de vídeo

Cada pessoa tem o tocador de vídeo de sua preferência, e ele pouco influencia na imagem final, mas olhos atentos podem perceber as diferenças. Em meus testes o melhor sem dúvida foi o Bsplayer, porque ele tem uma opção de vídeo que é o EVR (Enchanced video renderer) que produz uma imagem perfeita:

Caso seu computador engasgue durante a reprodução do vídeo (pois o EVR exige um pouco mais da CPU) tente o VMR9 Renderless (escolha o "MODE 2"), que também é bom.


Filmes em alta definição

Pra rodar esse tipo de vídeo com qualidade você DEVE usar o filtro FFDSHOW, um software gratuito que decodifica e filtra a imagem, permitindo ajustes precisos, deixando você livre pra usar seu tocador de vídeo preferido.

Após instalado, vá no menu iniciar / programas / ffdshow / video decoder configuration e ajuste os parâmetros para ficar igual ao das imagens:








Eu desabilitei as legendas do Bsplayer pois achei as do FFDSHOW melhores.

Filmes em definição padrão

São os filmes AVI que são ripados de DVDs, e possuem resolução 480p, tendo em média 700MB. Quando expandidos na tela, tendem a ficar embaçados, mas com essas configurações do FFDSHOW dá pra conseguir uma ótima imagem. Clique aqui para ver as configurações para filmes padrão e de como rodar DVD no PC com boa qualidade de imagem.


Publicado qua,28 de maio, 2008, às 10:48 PM  8 comentários