Meu outro blog!
Retornar à página principal


FORMATANDO SEU PENDRIVE PRA NTFS


Os Pen drives estão cada vez mais baratos, e já estão caminhando pra se tornar tão onipresentes quanto os disquetes foram nos anos 90. Minha meta sempre foi comprar um Pen drive de 5GB pra cima, e por um preço justo. 5GB porque eu queria carregar um DVD inteiro dentro dele. Mas aí surgiu minha compulsão por baixar filmes de alta definição, que ocupam geralmente um DVD Dual layer (7,8GB). Aí passei a esperar um de 8GB, e surgiu a oportunidade de comprar um Pen drive "Cruzer Micro" de 8GB Sandisk.

Primeiro tratei de remover o software que vem incluído nele (o U3), pra poder ganhar mais espaço. Depois fui todo feliz gravar um filme de alta nele (só pra testar), e aí surgiu a mensagem de que não era possível copiar um arquivo daquele tamanho. Foi aí que eu descobri que ele vem formatado pra FAT32, um sistema de arquivos já obsoleto, e que só permite arquivos únicos com tamanho de até 2GB. E não havia a opção de formatar pra NTFS (que é o sistema usado pelo Windows XP). Foi aí que fucei pela internet e descobri o "truque":

Vá na janela SISTEMA do Windows XP (Configurações/Painel de Controle/Sistema), clique na aba HARDWARE, depois no botão GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS, dê dois clique em UNIDADES DE DISCO, aí vai aparecer seu pen drive lá (Sandisk U3...), daí clique com o botão direito em cima dele, clique em PROPRIEDADES, daí uma janela vai abrir. Clique na aba DIRETIVAS e você vai ver que está selecionado a opção "Otimizar para remoção rápida". Mude para a opção abaixo, "Otimizar para desempenho". Clique OK, e feche as janelas. Agora você vai poder ir em "formatar" do Pen Drive e a opção NTFS estará liberada. O lado ruim de formatar em NTFS é que o Pendrive não reconhece nos leitores de carro que têm entrada USB. Mas, como a formatação é rápida, você pode deixar em FAT32 e quando precisar levar algo maior do que 2GB basta formatar na hora, em qualquer computador, usando essa dica.


Publicado ter,20 de maio, 2008, às 7:55 PM  18 comentários