Meu outro blog!
Retornar à página principal


DVDs


Eu fico muito desapontado quando vejo DVDs saírem sem extras pra locação e com extras para comprar. Me lembro muito bem que o atrativo do DVD nos primeiros anos (quando não era muito popular e a indústria queria porque queria que as pessoas comprassem os aparelhos) eram justamente os extras, que saíam em edições normais. Não havia essa cultura artificial imposta pelos produtores de vender o filme para "colecionadores". Mas a ganância da indústria cinematográfica é tanta que criaram esse método: agora as pessoas que têm DVDs e que foram atraídas pelas vantagens (os extras) têm de se contentar em ver apenas o filme, às vezes até em fullscreen.

Eu simplesmente não loco. Não dou meu dinheiro em um produto propositalmente de 3ª qualidade. Prefiro não ver. Matrix 3 eu ainda não vi em DVD, somente porque é fullscreen. Exterminador do futuro 2 também não loco, porque a versão que chega aqui (até mesmo a de "colecionador") é muito inferior à lançada nos EUA (Terminator 2 Ultimate edition é um ótimo exemplo).

Por que eu devo ser OBRIGADO a comprar um DVD pra ter acesso aos extras? Por que não locá-lo? Não era assim que funcionava até pouco tempo? Os preços são absurdos, verdadeiros roubos! Um DVD custa CENTAVOS pra indústria prensar (na casa dos milhares), a caixa custa alguns reais, o licenciamento é a parte mais cara, mas é mesmo o lucro desonesto e ganancioso dos produtores que faz o DVD chegar até nós por 50, 100 reais. Nos EUA custam de 17 a 30 dólares no máximo (equivalente em poder de compra a 20 reais nossos).

Não há descupa para os preços daqui. Os tradutores e fazedores de legenda são muito mal pagos pra ter a desculpa de um "custo Brasil", e ainda há o descaso de MUITOS DVDs não terem os comentários do diretor e atores legendados (mesmo os mais recentes, como THX). A maior prova disso é que basta um DVD encalhar nas vendas para ele ir parar numa revista qualquer por 10, 15 reais.

A solução que se apresenta pra quem quer qualidade e não quer ser roubado é mesmo baixar o filme na internet. Eu não vou ver um filme que eu gosto mais de duas vezes (mesmo sendo desmemoriado como sou) e não serei guiado pelos caprichos da indústria que considera os extras um "artigo de luxo", quando nos EUA normalmente não existe essa separação.


Publicado qua,15 de dezembro, 2004, às 9:59 AM  10 comentários