Este é um filme que estava à frente de seu tempo. Mais precisamente 1 ano à frente de seu tempo. As platéias não estavam preparadas para encarar este tema de "realidade que não é realidade" até verem The Matrix, em 1999. Pode-se dizer que Cidade das Sombras pega o tema de Matrix e o aprofunda 3 vezes mais.

Não sei se os irmãos Wachovsky copiaram descaradamente este filme ou foi uma simples coincidência (ambos os diretores acessaram a mesma egrégora,talvez) mas o fato é que os filmes possuem espantosas semelhanças.

Ele não é um filme arrasa-quarteirão, com efeitos especiais fantásticos, e sim autoral. Foi escrito,dirigido e produzido por Alex Proyas,diretor egípcio que trabalhou primeiramente em "O corvo" e fez muito sucesso. Infelizmente Cidade das Sombras não foi compreendido na época e, só com o lançamento do DVD é que se pôde descobrir as razões que levaram o diretor a seguir esse caminho. Ele queria SIM fazer um filme confuso,para colocar a platéia na mesma situação de John Murdock, o personagem principal,que começa o filme sem memória.

 

DARK CITY

O filme começa de fato com ele saindo nú de uma banheira. O diretor explica: "Ele nasce no começo do filme. Vêm ao mundo do mesmo jeito que uma criança faz".

 

MATRIX


Neo chega do "lado de fora" da Matrix nú,e surge de dentro de uma "banheira" (os dois filmes procuram dar a idéia de útero)

 

 

DARK CITY


O número da sala do hotel onde John (João) Murdock está hospedado no começo do filme é 614. Na bíblia, João 6:14 fala da vinda do Messias.

 

MATRIX


Em Matrix a casa de Neo tem o número 101,e quando a porta se fecha aparece apenas o nº 01 ,já que NEO é o anagrama de ONE = 1 em inglês.

Próximo