Saindo da Matrix

  • .
  • <<PLATÃO E O CONHECIME  Página principal  A CIÊNCIA E O ESPIRI>>

    • Categorias

      • Budismo
      • Ciência
      • Cinema
      • Cristianismo
      • Espiritismo
      • Filosofia
      • Geral
      • Hinduísmo
      • Holismo
      • Internacional
      • Judaísmo
      • Metafísica
      • Pensamentos
      • Psicologia
      • Sufismo
      • Taoísmo
      • Ufologia
    • Arquivos

      Página inicial

      Últimos comentários


    • HUMILDADE DE VERDADE

      Versão pra garotas e EmosVersão pra macho!Layout normal Fonte grande
      ter, 7 de dezembro, 2004

      Podemos encontrar na Bíblia:
      "Quando por alguém fores convidado às bodas, não te reclines no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; e vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."
      (Lucas 14:8-11)

      Mas, suponhamos que a pessoa siga este "preceito" e procure sempre se humilhar e se rebaixar, procurando (ou criando) situações do tipo, desse jeito ela não estaria criando uma vibração (e egrégoras) que atrairão ainda mais situações correlatas, que impediriam, assim, o seu crescimento?

      A questão aqui é que vc não vai "procurar" se humilhar. Jesus mesmo falou que aquele que procura dar uma de coitadinho na verdade está é com orgulho daquela condição (ou seja, falsidade):

      "Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."
      (Mat 6:16-18)

      O que devemos buscar é a humildade VERDADEIRA, sem buscar recompensas que não a da evolução do espírito. Daí quando se diz "aquele que se humilhar será exaltado" não será exaltado por nós, aqui na Terra... poucos homens humildes, como Chico Xavier, conseguiram o reconhecimento em vida. Quantos e quantos permanecem anônimos por aí, fazendo seu trabalho sem alarde? Então não espere grandes benefícios "do alto" com sua atitude de humildade, porque você vai ser testado e humilhado, testado e humilhado... e se você ainda tiver algum pensamento de recompensa, você com certeza se irritará e abandonará essa postura que não era a sua verdadeira postura diante do mundo.

      No verso 64 do Tao Te Ching vemos alguns trechos:
      "Quem se apega a algo o perderá.
      Por isto, o sábio não é egocêntrico, e por isto nunca falha.
      Não se apega a nada, e por isto não perde nada.
      O único desejo do sábio é não ter desejos.
      Não deseja nada o que a outros é desejável.
      Nem deseja inteligir objetos de inteligência."

      Tudo resumido no verso 9 do mesmo Tao Te Ching:
      Quem faz grandes coisas, e delas não se envaidece,
      Esse realiza o céu em si mesmo
      .

      A questão aqui é: se quiser ser grosso como o Joselito, que seja! É a sua personalidade. Você pode até conquistar alguém demonstrando alguma humildade (por interesse), mas o fato é que você não vai ser uma pessoa melhor com atitudes calculadamente humildes. Se você jogar pra debaixo do tapete suas falhas (relegando-a ao inconsciente) não vai encontrar a força oposta que lhe possibilitará a correção (por bem ou por mal). Assuma suas fraquezas, seu ego, suas tendências, e a partir daí procure controlá-los, até um ponto em que suas deficiências possam ser eliminadas naturalmente.

      Cristianismo - publicado às 12:27 AM 33 comentários