Saindo da Matrix

  • .
  • <<ANJOS  Página principal  ESPÍRITO DA VERDADE>>

    • Categorias

      • Budismo
      • Ciência
      • Cinema
      • Cristianismo
      • Espiritismo
      • Filosofia
      • Geral
      • Hinduísmo
      • Holismo
      • Internacional
      • Judaísmo
      • Metafísica
      • Pensamentos
      • Psicologia
      • Sufismo
      • Taoísmo
      • Ufologia
    • Arquivos

      Página inicial

      Últimos comentários


    • WAKING LIFE: O DESPERTAR DA VIDA

      Versão pra garotas e EmosVersão pra macho!Layout normal Fonte grande
      ter, 14 de janeiro, 2003

      Quem gosta dos assuntos desse blog DEVE assistir ao filme Waking Life (não tem título em português). Ele foi baseado em idéias de Platão, Aristóteles, Nietzche, Jean Paul Sartre, e é todo construído em diálogos (como Sócrates gostava de filosofar) e perguntas jogadas ao vento.

      Ele tem um forte apelo estético - foi filmado com atores reais e cada cena foi redesenhada com o auxílio do computador, dando um aspecto vetorizado a umas cenas e mão-livre em outras - mas não se deixem enganar pelo aspecto "muderno": o maior avanço deste filme é realmente o espiritual. Ele não tem um roteiro linear. Trata-se de encontros do personagem principal com outras pessoas, cada uma delas com uma contribuição filosófica e espiritual a dar. Recomendo pausar o filme no fim de cada encontro pra poder "digerir" a quantidade de informações.

      O que me surpreendeu foi descobrir que um filme norte-americano pode ser tão profundo e sutil. As idéias não são jogadas "na cara", e sim sutilmente veladas. Quem conhece projeciologia vai se divertir vendo o personagem dizer que está preso num sonho, vai reconhecer um walk-in (seres de outros planetas que eventualmente encarnam aqui) e perceber quem ainda está encarnado (mas projetado) e os usos que eles fazem desta "outra vida", enquanto dormem. FANTÁSTICO. Não percam a mensagem do final (do cara que joga fliperama, e que por acaso é o diretor do filme) sobre o sentido da vida.

      Visite o Site oficial, ou leia o roteiro do filme, a resenha (em português), ou um guia com figuras e comentários de cada cena.

      Cinema - publicado às 1:00 AM 8 comentários